Fotos: Marcos Araújo/Secom
A Prefeitura de Rio Branco decretou situação de emergência em saúde pública devido ao aumento dos casos de doenças respiratórias e anunciou novas medidas para reforçar o atendimento à população. A partir de segunda-feira (21), quatro URAPs (Roney Meireles, Vila Ivonete, Hidalgo de Lima e Cláudia Vitorino) funcionarão até às 19h.
Todas as URAPs, a Policlínica Barral y Barral e a UBS Cidade do Povo também abrirão aos fins de semana para reforçar a vacinação, especialmente contra o sarampo. Até a 21ª semana epidemiológica de 2025, já foram registrados mais de 18 mil atendimentos e 499 internações por Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG).
O decreto autoriza medidas emergenciais como contratação temporária de profissionais e compra imediata de insumos. O secretário de Saúde, Rennan Biths, destacou que a gestão está agindo com rapidez:
— Nossa prioridade é proteger a saúde das pessoas. Pedimos que a população procure as unidades, se vacine e siga as orientações das equipes.
O prefeito Tião Bocalom afirmou que a saúde é prioridade da gestão:
— Determinamos a ampliação do atendimento e a intensificação da vacinação. Estamos trabalhando com seriedade para garantir acesso a um serviço mais digno e eficiente.
(oea com info da PMRB)