Fui ao jornal The Washington Post, do bilionário Jeff Bezos, para ver o que falam do Brasil e os ataques de Donaldo nos últimos dias.
Diz TWP sobre o tarifaço dos EUA contra o Brasil:
Brasil, 4ª Democracia do mundo
Uma das metas tarifárias mais recentes — e mais preocupantes — de Trump é o Brasil. Trump anunciou sua intenção de impor tarifas de 50% à quarta maior democracia do mundo a partir de 1º de agosto.
Qual propósito?
Isso poderia elevar o custo do café e do suco de laranja para os consumidores americanos: o Brasil é o maior fornecedor estrangeiro de ambos os produtos básicos para o café da manhã. E ele está tarifando o Brasil com qual propósito?
Déficit de quê?
Donaldo Trump escreveu na carta ao Brasil: ‘Esse déficit é uma grande ameaça à nossa economia e, de fato, à nossa segurança nacional!’
Só há um problema: os Estados Unidos não têm déficit comercial com o Brasil há 18 anos
A verdade
Trump está impondo tarifas ao Brasil em grande parte porque se opõe ao sistema jurídico brasileiro que julga Jair Bolsonaro, seu aliado de extrema-direita, sob a acusação de tentar anular à força sua derrota nas eleições de 2022.
Ironia do TWP
Obviamente, Trump não gosta da ideia de responsabilizar um líder por tentar derrubar uma eleição e está disposto a usar seus poderes comerciais para ver se consegue forçar a submissão dos tribunais brasileiros.
Lobby de um traidor da pátria
O filho de Bolsonaro, Eduardo, está nos Estados Unidos fazendo lobby junto ao governo Trump para ajudar seu pai.
Trump, repressor dos críticos nos EUA
Trump dificilmente é um defensor confiável da liberdade de expressão, dadas suas tentativas de reprimir as críticas da mídia interna com processos por difamação de mérito duvidoso. A disputa comercial com o Brasil também apresenta uma mistura preocupante de interesses públicos e privados: é difícil dizer se Trump está defendendo seu país ou sua empresa.
(…)
Grifo meu: para bom entendedor, meia palavra basta.
J R Braña B.
(…)
oestadoacreoficial no instagram, clique – São João em Sena