A Prefeitura de Rio Branco, por meio do Serviço de Água e Esgoto (Saerb), iniciou a substituição de 12 metros de tubulação na Rua José de Mello, no bairro Bosque, travessa do Canal da Maternidade.
O serviço faz parte de uma ação de manutenção da rede de abastecimento da capital.
O trecho é conhecido por registrar casos recorrentes de vandalismo em tubulações de PVC, frequentemente perfuradas para retirada indevida de água.
Para evitar novos danos, o Saerb está implantando canos de ferro fundido, material mais resistente e duradouro.
Segundo o gerente de mecânica e manutenção da autarquia, Éder Franco, a troca do material é necessária para conter perdas e garantir regularidade no abastecimento.
— As pessoas em situação de rua acabam quebrando as tubulações para furtar peças e usar a água do canal para banho, o que gera prejuízos e transtornos – explicou.
A intervenção no Bosque é a primeira de uma série de ações previstas para o Canal da Maternidade. As próximas etapas incluem trabalhos nas ruas Pernambuco, João Donato e na Avenida Getúlio Vargas.
Por se tratar de uma área sensível e de difícil acesso, o serviço exige atenção redobrada das equipes, que trabalham para reforçar a rede e evitar novos rompimentos.
(oea com info da PMRB)
(…)
Quem lê oestadoacre todo dia sabe o valor da informação que ajuda compreender a realidade em que vivemos…. Com R$ 6 ao mês você fortalece nosso trabalho…. Contribua pelo Pix abaixo