Prouni abre inscrições com recorde em ofertas de vagas (vídeo)

Oportunidades para os filhos de famílias pobres que não tinham como entrar numa universidade – J R Braña B.

Do Governo Federal

O Programa Universidade para Todos (Prouni) disponibiliza, de hoje (26) até quinta-feira (29), um total de 213.113 bolsas de estudo em universidades privadas de todo o País. O número representa a maior oferta de bolsas do Prouni desde que o programa foi criado, há dez anos. Além disso, o programa registra um aumento de 20% na oferta de vagas em relação a 2014.

Para se inscrever, os estudantes remanescentes de escolas públicas ou bolsistas integrais da rede privada devem acessar a página do Prouni na internet. A divulgação dos resultados acontecerá em duas chamadas. A primeira delas no dia 2 de fevereiro e a segunda no dia 19 de fevereiro. Atualmente, o programa beneficia mais de 562 mil jovens brasileiros de baixa renda com bolsas integrais ou de 50% em universidades privadas de todo o Brasil.

Para fazer a inscrição, o candidato deve ter participado do Enem de 2014 e ter obtido uma nota mínima de 450 pontos na prova. Além disso, o estudante não pode ter tirado nota zero na redação. Para concorrer à bolsa integral, o candidato precisa comprovar renda familiar de até um salário mínimo e meio por pessoa, enquanto para as bolsas parciais a renda familiar deve ser de até três salários mínimos por cada integrante da família.

Segundo o diretor de Políticas e Programas de Graduação do Ministério da Educação, Dilvo Ristoff, o Prouni tem promovido a democratização do ensino superior brasileiro nos últimos anos, por meio da inserção de estudantes de baixa renda, negros e pardos. De acordo com o diretor, mesmo cursos altamente competitivos, como Medicina e Engenharia, possuem hoje um perfil muito mais coerente com a composição da sociedade brasileira.

ProUni_oferta_recorde_bolsas