Produção de leite em Sena Madureira cresce 150% em apenas 4 meses

Produção de leite em Sena Madureira cresce 150% em apenas 4 meses

 

J R Braña B.

Ainda é pouco, muito pouco, mas depois que a nova direção do Leite Mel assumiu o comando do único laticínio do município de Sena Madureira a produção saiu de minguados 400 litros de leite ao dia para mil litros.

Crescimento de 150%.

[A cidade já tem entre 45 a 50 mil habitantes, mas a preguiça de pesquisar do IBGE não permite que Sena ultrapasse os 40 mil]

E está faltando leite para atender a necessidade da cidade, que é crescente, como explica o capixaba radicado no Mato Grosso por muito tempo, que decidiu se instalar em Sena e explorar um potencial que ninguém tinha percebido ainda na cidade que vai completar 111 anos em setembro.

-A demanda tá grande e tem dia que temos que buscar leite em Rio Branco para atender os nossos clientes – conta o empresário Ivan Rios, que conversou no começo desta noite de sexta com oestadoacre.com.

Iogurte

Nos próximos 30 dias o comércio de Sena verá um iogurte produzido no próprio município nas prateleiras dos supermercados e pequenos pontos de vendas.

Ivan diz que a máquina de embalagem que a Leite Mel adquiriu já está em Sena, mas veio sem uma peça, que já está sendo providenciada.

-E tá vindo um técnico para instalar o equipamento também. Por isso não estamos produzindo ainda o iogurte de Sena, que será vendido numa embalagem de 150ml. Se Deus quiser queremos estrear o iogurte de Sena no dia 1º de maio e levaremos para as escolas e igrejas para que todos conheçam e provem – promete o empresário.

O laticínio Leite Mel emprega seis pessoas e mais os terceirizados, que fazem o transporte do recolhimento do leite dos fornecedores.

No mês passado, 315 vacas leiteiras foram compradas, via financiamento, e repassadas a um grupo de 20 produtores de leite do município.

A razão para a repentina subida na produção tem explicação nessa atitude, que contou com o apoio do poder público municipal e estadual.

-Queremos chegar em dezembro com Sena Madureira produzindo 5 mil litros de leite ao dia – aposta  Ivan, que quando indagado se continua empolgado com o negócio, responde:

-O capixaba-mato-grossense aqui nunca teve tão empolgado e otimista com esse empreendimento. Aqui a cultura é diferente. Mas aos poucos a gente se adapta.

 Post Scriptum: Fernando Melo, da Seap, jogou papel importante nessa empreitada.

laticinio-de-sena