Prefeito de Sena recebe índios em gabinete (eles querem melhoria no atendimento de saúde)

Um grupo de jaminawa, que há cerca de nove dias está acampado no pólo-base de saúde indígena, em Sena, participou na tarde desta terça-feira (5) de uma reunião no gabinete do novo prefeito Mano Rufino. O encontro foi solicitado pelos índios que reivindicam da Secretaria Especial de Saúde Indígena (Sesai), melhorias na área da saúde.

indiosemsenaApós ouvi-los, o prefeito sugeriu que seja formada uma comissão para deslocar-se até Rio Branco com a meta de apresentar formalmente as reivindicações ao setor competente. “É preciso que haja um entendimento o quanto antes. A intenção é de que essa reunião em Rio Branco ocorra ainda esta semana”, disse Mano .

Um dos líderes da manifestação, Aderaldo Jaminawa, confirmou que em torno de 120 indígenas aderiram ao protesto e só pretendem desocupar as dependências do pólo-base de saúde, à rua Padre Egídio, centro de Sena Madureira, quando houver um desfecho positivo em suas demandas. “Como até agora não recebemos nenhuma resposta do setor competente, procuramos o prefeito para que ele possa nos ajudar. Fomos bem recebidos por ele e só resta esperar a reunião em Rio Branco”, comentou.

Cerca de quinze indígenas participaram da reunião no gabinete do prefeito.


Join the Conversation