A notícia foi dada durante à tarde de terça, pelo senador Jorge Viana, que estava dirigindo os trabalhos em sessão ordinária no Senado.
Quarta, dia 14, às 12h (10 no Acre), em sessão, o presidente do Senado, Renan Calheiros, vai promulgar a PEC dos Soldados da Borracha.
Transformada em Lei, os beneficiários (Soldados da Borracha), enfim, vão receber 25 mil.
Agora não tem mais jeito.
A grana vai ser paga pelo Governo Federal e os herois velhinhos da Amazônia vão poder concretizar alguns de seus sonhos.
A deputada Perpétua, uma das que mais ajudou a aprovar esta Proposta de Emenda Constitucional tinha avisado aqui mesmo nesta coluna que a data da promulgação poderia ser o dia 14.
E será.
Segundo Perpétua, no mesmo dia, ela, e os senadores Aníbal e Jorge Viana querem que o Palácio do Planalto, a presidenta Dilma, anuncie o dia do pagamento aos Soldados da Borracha dos 25 mil.
A ideia é quando encerrar a sessão no Senado, uma outra agenda no Palácio seja realizada para o anúncio do crédito.
Mas, por que a presidenta não pode ir ao Senado participar da sessão de promulgação?
Seria melhor e se ganharia tempo.
Mas vai entender esses protocolos dos poderes da república.
O certo mesmo é que os Soldados da Borracha comecem a soltar rojões.
A vitória foi conquistada.
E um pouco das injustiças com esses bravos brasileiros, hoje já velhos, estão sendo reduzidas.
É a última batalha dos Soldados da Borracha?
Provavelmente, não.
Tem outras.
Mas por enquanto, é hora de comemorar o que já está garantido nas mãos.
Em tempo: a Oposição está convidada para a festa. Mas, por favor, comportada.
Defesa Nacional
Ao lado do ministro da Defesa, Celso Amorim, e para público superior a 400 pessoas, a presidente da Subcomissão Permanente para Acompanhamento dos Projetos Estratégicos das Forças Armadas, Perpétua defendeu na terça-feira, durante abertura do seminário “Projetos Estratégicos das Forças Armadas: contribuição ao desenvolvimento nacional”, que os recursos oriundos do Código de Mineração sejam destinados para Defesa Nacional para fortalecer ações estratégicas como o monitoramento e proteção das fronteiras.
A deputada foi a única parlamentar a compor a mesa de abertura do seminário que reuniu várias autoridades públicas, empresários, representantes do setor produtivo, militares e estudiosos.
A exemplo do seminário “Os Desafios da Política Externa Brasileira em um Mundo em Transição” promovido pela deputada em 2012, o debate desta terça-feira foi sucesso de crítica e público e foi o maior evento realizado pela Câmara dos Deputados sobre o tema neste ano.
Desde sua gestão à frente da Comissão de Relações Exteriores e de Defesa Nacional, a deputada Perpétua é referência no assunto políticas de Defesa Nacional e programas estratégicos das Forças Armadas.
(foto: Richard Silva)
O Peru (e seus esplendores) continua na pauta do Acre
Já tínhamos dados essa informação dias atrás.
Mas ontem à noite empresários da capital se reuniram na Acisa e juntaram na mesma sala, além deles, o secretário de Indústria e Comércio do Estado, Edvaldo Magalhães, e o novo cônsul do Peru no Acre.
Ideia:
Criar as condições para que o intercâmbio comercial entre o Acre e o Peru prossiga além dos dias que ainda restam do decreto da Casa Civil da presidência da república, que autorizou importação de produtos daquele país.
Os empresários acreanos estão descobrindo a pólvora.
Mas, mesmo assim, merecem aplausos.
Antes tarde…
A pólvora é a rodovia Interoceânica que nos liga ao Peru desde 2008 e só agora os nossos comerciantes estão vendo o quanto já perderam e o quanto podem ganhar se o fator Peru for de fato levado em conta.
Em boa conta, claro.
Muito bem.
Na encontro da noite passada foi tirada uma deliberação, que é a elaboração de um documento por parte dos empresários que será entregue ao Governo do Acre na próxima semana.
No documento, a Acisa vai dizer, em síntese, que o comércio local tem que aprofundar a relação com os vizinhos, mas, para isso, será preciso desbrecar algumas carroças e seus freios da conhecida teia da burocracia brasileira.
Não tem problema.
O importante é começar.
O quanto antes.
Não tem sentido trazer um monte de coisas de São Paulo se aqui, ao lado, com um dia de viagem, tem em abundância e com preços mais atraentes.
O Peru vive um bom momento econômico.
E é um grande produtor que pode ajudar o comércio acreano (rondoniense e outros) a ter outras alternativas de compra.
E venda também.
Enfim, os empresários descobriram a pól…, digo, o Peru.
Como relatou Francisco Pizarro à corte espanhola de Carlos V no período da pré-colonização, o Acre também começa a se dar conta ‘dos esplendores do Peru’.
Tu me apoias, ele me apoia e eu…
A foto é típica de campanha.
GladsonC visitou em São Paulo o pastor de nome José Welligton Bezerra da Costa que, ao que consta, também pretende ser candidato a presidente da república.
Pois bem:
O pastor promete apoiar GladsonC em sua campanha rumo ao Senado .
Mas GladsonC não retribuirá o apoio ao amigo religioso.
Porque vai apoiar outro partido, o PSDB (de Aécio).
Isso é que é saber retribuir um apoio.
Na época do PSDB era assim…
Olha o tamanho dos juros do governo tucano para conter a inflação.
E ainda querem voltar a governar o país.
[Fonte: do fb do Caf]
Falando nisso…
Em São Paulo já há rodízio de água…
Mas a mídia aliada da Oposição não toca no assunto.
Não vai conseguir esconder a realidade por muito tempo.
É o colapso da administração do PSDB no maior Estado do país.
Por hoje, FIM