O ministro da Educação, Henrique Paim, divulgou o balanço de inscrições para a edição de 2014 do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), neste sábado (24). De acordo com o ministro, o número de inscrições alcançou um crescimento de 21,8%, em relação à última edição, o que representa mais de 9,5 milhões de candidatos.
“Todo ano achamos que chegamos ao um determinado patamar que não tem como crescer. Mas alcançamos esse crescimento 21,8%. Então isso prova que temos uma grande expectativa dessa questão da educação. Cada vez mais as pessoas estão percebendo que podem mudar suas vidas por meio da educação”, afirmou.
De acordo com o balanço apresentado, as regiões Nordeste e Sudeste foram as que apresentaram o maior número de inscritos: 3,06 milhões e 3,4 milhões, respectivamente.
Pagamento da inscrição
Durante a coletiva de imprensa, o ministro da Educação reforçou a orientação de que o pagamento deve ser feito até o dia 28 de maio. De acordo com Paim, as inscrições só serão confirmadas após o pagamento do boleto, que custa R$ 35.
Estudantes de escolas públicas ou que concluíram o ensino médio em escola pública e pessoas com renda familiar per capita de até 1,5 salário mínimo, são isentos do pagamento.
Critério de seleção
A nota do Enem pode ser usada para participar de vários programas, entre eles o Sistema de Seleção Unificada (Sisu), que oferece vagas no ensino superior público; o Programa Universidade para Todos (ProUni), que disponibiliza bolsas em instituições privadas; e o Sistema de Seleção Unificada do Ensino Técnico e Profissional (Sisutec), que destina a estudantes vagas gratuitas em cursos técnicos
As provas serão aplicadas nos dias 8 e 9 de novembro, com início às 13h. Os portões de acesso aos locais do exame serão abertos às 12h e fechados às 13h. O resultado deverá ser divulgado até o terceiro dia útil depois da realização do último dia de prova.
Os candidatos podem acompanhar todo o processo, inclusive o resultado da prova, na página do Enem na internet.
fonte: portaldobrasil