Funcionários da Petrobras se mobilizam online contra estigma

Da bbc:

Funcionários da Petrobras deram início a uma mobilização para expressar indignação e lutar contra o estigma causado pelo esquema de corrupção que assola a estatal.

Nas redes sociais, usando a hashtag #soupetrobras, empregados da petrolífera vêm postando, desde o início de quarta-feira, fotos de si mesmos segurando cartazes com a frase “sou melhor que isso #soupetrobras”.

Até o momento, a iniciativa, criada por Thelma Wiegert e Priscila Norcia, funcionárias da área de comunicação da Petrobras, teve baixa adesão.

“O movimento iniciado por nós não tem nenhum caráter político nem institucional. Foi um movimento espontâneo. Queremos resgatar a credibilidade que foi roubada de todos nós, empregados, e todos os brasileiros. Queremos mostrar que a Petrobras não é só formada por gente envolvida em escândalos”, diz Norcia à BBC Brasil.

“Assim como o restante da população, que acompanha revoltada a sucessão dos acontecimentos na empresa, nós, funcionários, também estamos descontentes com o que vem ocorrendo”, acrescenta Wiegert.

Em muitas das imagens, os funcionários aparecem fazendo careta.

“A careta é associada ao ‘sou melhor que isso’. Queremos dizer que somos melhores do que uma coisa feia que é o que está aparecendo por aí. Temos conteúdo, uma história que quem olha para a cara feia não enxerga”, explica Wiegert.

Segundo elas, a decisão de criar a mobilização foi tomada durante a troca da alta cúpula da Petrobras, ocorrida na semana passada.

petrobras prédio