Tudo é política!
sexta-feira, maio 9, 2025
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
OEstadoAcre.com
  • Capa
  • Últimas Notícias
  • Acre
  • Sena Madureira
  • Diversos
  • Vídeos
  • Capa
  • Últimas Notícias
  • Acre
  • Sena Madureira
  • Diversos
  • Vídeos
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
OEstadoAcre.com
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
Home Artigos / Colunas / Diversos

LULA: ‘Se eles querem guerra, eu sei lutar também’

por oestadoacre.com
25 de fevereiro de 2015
em Artigos / Colunas / Diversos, Destaque
LULA: ‘Se eles querem guerra, eu sei lutar também’
Mandar no Zap

Ato em defesa da Petrobras foi na sede da ABI (Associação Brasileira de Imprensa) e reuniu intelectuais e trabalhadores da Petrobras.

Brasil247

O ex-presidente Lula disse que está pronto para ir para as ruas “defender a Petrobras, defender a reforma política e a democracia”; segundo ele, “começamos uma luta e essa luta vai demorar”; discurso foi feito durante ato em defesa da Petrobras, que ocorreu na sede da ABI, no Rio de Janeiro; “O mais importante legado que minha mãe deixou foi o direito de eu andar de cabeça erguida e ninguém vai fazer eu baixar a cabeça neste país. Honestidade não é mérito, é obrigação. Eu quero paz e democracia, mas se eles querem guerra, eu sei lutar também”, desafiou; o ex-presidente também defendeu que a presidente Dilma Rousseff “não dê trela” para as polêmicas; “A Dilma tem que lembrar que ganhou eleição, levantar a cabeça e cuidar do país”, afirmou; antes do início do ato, houve briga entre petroleiros e manifestantes que protestavam contra corrupção na estatal

247 – O ex-presidente Lula disse, nesta terça-feira (24), que está pronto para ir para as ruas “defender a Petrobras, defender a reforma política e a democracia”. Segundo ele, “começamos uma luta e essa luta vai demorar”. O ex-presidente participou do ato em defesa da Petrobras, que ocorreu na sede da ABI, no Rio de Janeiro.

“Sou filho de uma mulher analfabeta. de um pai analfabeto. E o mais importante legado que minha mãe deixou foi o direito de eu andar de cabeça erguida e ninguém vai fazer eu baixar a cabeça neste país. Honestidade não é mérito, é obrigação. Eu quero paz e democracia, mas se eles querem guerra, eu sei lutar também”, desafiou.

Durante o ato, Lula comparou o atual momento político pelo qual passa o país com o período imediatamente posterior à instalação da ditadura militar no Brasil, em 1964.

“Percebo que eles continuam fazendo hoje o que sempre fizeram antes. A ideia básica é criminalizar antes, tornar bandido antes, antes de ser investigado e julgado. É criminalizado pela imprensa e começa o processo pela sentença. O problema sério é que se eu conto uma inverdade muitas vezes, ela vira verdade para milhões de pessoas. A tal da teoria do domínio do fato, eu não tenho que saber se você cometeu um crime, mas se você é o chefe, então você cometeu. É um pressuposto”, afirmou. “No caso da Petrobras, se parte do pressuposto de que tem que acabar com a Petrobras e criminalizar a política”, disse.

“Tem algo acontecendo neste país. Acabamos de ver a famosa Primavera Árabe, ver o ex-presidente do Egito ser derrubado, depois eleger alguém, depois derrubar e agora os militares estão lá. Sabemos o que aconteceu na Líbia. O Iraque está afundado em violência. E estamos vendo no Brasil a criminalização da ascensão social de uma camada da população brasileira. A elite não se conforma com a ascensão dos mais pobres”, afirmou.

“Eu fui o presidente que mais visitei a Petrobras, sou o presidente que tenho orgulho de em 2002 ter feito minha campanha defendendo a Petrobras, a indústria naval brasileira e o conteúdo nacional. Talvez tenha sido o presidente que mais inaugurou plataformas. Tenho orgulho de ter participado do centro de estudos da Petrobras”, afirmou. “Tenho orgulho da maior capitalização do capitalismo mundial, que foi a capitalização da Petrobras, que se tornou uma das empresas mais importantes do mundo. Que vergonha eu posso ter se no meio de uma família de 86 mil pessoas, se uma pessoa comete um erro, uma ‘caca”. Não podemos jogar a Petrobras fora por causa de meia dúzia de pessoas ou 50 pessoas”, ressalvou. Em seu discurso, Lula também defendeu a política de conteúdo nacional e o modelo de partilha.

“Nossa companheira Dilma tem que deixar a Petrobras para a Petrobras, as investigações para o ministro da Justiça. A Dilma tem que lembrar que ganhou eleição, levantar a cabeça e cuidar do país. Ela não pode dar trela. Nós ganhamos as eleições e parece que temos vergonha de ter ganhado”, afirmou. “Vamos defender a Petrobras, que significa defender a democracia”, disse.

O ex-presidente também fez críticas à imprensa. “Quero dizer a imprensa que cheguei duas vezes à Presidência sem ela. A imprensa só tem um papel que é de informar corretamente”, afirmou. O ato foi organizado pela CUT e pela FUP (Federação Única dos Petroleiros), com a presença de representantes do movimento sindical, advogados, jornalistas e intelectuais.

Na parte externa do prédio da ABI, antes do evento começar, houve confusão entre manifestantes. Abaixo matéria da Agência Brasil:

lula


Polícia intervém para conter violência entre manifestantes no centro do Rio

Policiais militares precisaram intervir para conter a violência entre manifestantes em um ato em defesa da Petrobras, no centro do Rio. A confusão começou quando sindicalistas usando camisetas da Central Única dos Trabalhadores (CUT) rechaçaram com agressividade outro grupo de ativistas que protestavam contra a corrupção na estatal.

Sindicalistas e petroleiros que participavam de ato em defesa da Petrobras na Associação Brasileira de Imprensa entram em confronto com manifestantes que protestavam contra a corrupção na estatal.

O confronto aconteceu em frente à sede da Associação Brasileira de Imprensa (ABI), onde foi marcado um ato em defesa da Petrobras, com as presenças de acadêmicos, artistas e lideranças políticas, incluindo o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva.

Por causa da confusão, a Rua Araújo Porto Alegre teve de ser interditada, causando um grande engarrafamento no trânsito naquela região do centro da cidade.

Os policiais militares formaram um cordão de isolamento entre o grupo de sindicalistas e o de ativistas contrários, e que tiveram suas faixas retiradas à força. Várias brigas foram registradas, e até profissionais de imprensa foram hostilizados pelos sindicalistas, que, inclusive, arrancaram o crachá de um cinegrafista da TV Brasil.


Receba as notícias de oestadoacre.com direto no celular... entre na comuna


Tags: brasil
EnviarCompartilhar1Compartilhar

Notícias Relacionadas

sena madureira logo

Sena sextou com quase R$ 2 milhões retidos no repasse deste dia 9…

9 de maio de 2025

Tem que priorizar as coisas. Não há outro jeito. O repasse à prefeitura de Sena nesta sexta-feira, 9, conforme dados...

dia das mães

Dia das Mães: Raio-X dos gastos na capital

9 de maio de 2025

A Fecomércio-AC, com base em pesquisa do Instituto Data Control realizada em 5 de maio de 2025, ouviu 209 pessoas...

inseminação

Prefeitura e Ufac capacitam produtores para transformar o leite acreano

9 de maio de 2025

Foto coberta por oestadoacre: momento do procedimento da técnica de inseminação artificial, com fins educativos. A Prefeitura de Rio Branco,...

Bispo de Rio Branco vê ligação com o novo Papa e espera atenção aos povos indígenas

Bispo de Rio Branco vê ligação com o novo Papa e espera atenção aos povos indígenas

9 de maio de 2025

Nesta sexta-feira (9), o bispo de Rio Branco, Dom Joaquín, disse em entrevista à rádio CBN Amazônia que há uma...

Greve dos médicos da rede pública do Acre é suspensa

Greve dos médicos da rede pública do Acre é suspensa

9 de maio de 2025

TJAC A greve dos médicos da rede pública do Acre, que começaria nesta sexta-feira (9) por tempo indeterminado, foi suspensa...

Mais lidas

  • sena

    Prefeitura de Sena troca secretário de finanças

    18 Compartilhamentos
    Compartilhar 7 Tweet 5
  • PF desmente fake news: irmão do Lula não é investigado em fraude no INSS📹

    42 Compartilhamentos
    Compartilhar 17 Tweet 11
  • Robert Prevost é o novo Papa Leão XIV — estadunidense, com alma peruana e contra o trumpismo

    15 Compartilhamentos
    Compartilhar 6 Tweet 4
  • Reconstrução do Santa Juliana, em Sena: confirmado encontro sen Petecão e bispo Dom Joaquín

    13 Compartilhamentos
    Compartilhar 5 Tweet 3
  • BR-364 cede com chuvas, mas reabertura já está prevista, diz Dnit

    75 Compartilhamentos
    Compartilhar 30 Tweet 19

Últimas Notícias

música

Música tocando agora…Uma balada…🎶

9 de maio de 2025
sena madureira logo

Sena sextou com quase R$ 2 milhões retidos no repasse deste dia 9…

9 de maio de 2025
donaldo

Inacreditável: e não é na Venezuela…

9 de maio de 2025
carla zambelli

Carla Zambelli…10 anos de prisão(crimes: invasão de dispositivo informático e falsidade ideológica)

9 de maio de 2025
dia das mães

Dia das Mães: Raio-X dos gastos na capital

9 de maio de 2025
  • oestadoacre
  • Fale Conosco

oestadoacre.com
E-mail: oestadoacre@gmail.com
Ajude manter oestadoacre - Pix chave: oestadoacre@gmail.com
Resp - J R Braña B.

Nenhum resultado
Ver todos os resultados
  • Capa
  • Últimas Notícias
  • Acre
  • Sena Madureira
  • Diversos
  • Vídeos

oestadoacre.com
E-mail: oestadoacre@gmail.com
Ajude manter oestadoacre - Pix chave: oestadoacre@gmail.com
Resp - J R Braña B.