Fim de semana no Macauã: consultas, exames, vacinações e cidadania (fotos)

Ação da prefeitura de Sena Madureira em parceria com o Estado, MDA e ICMBio foi durante final de semana num dos rios da região, o Macauã.

Às populações que vivem nos seringais e rios do Acre o atendimento de saúde só acontece quando o poder público se mobiliza e vai até às comunidades para dar um pouco de cidadania e acolhimento.

Foi o que aconteceu no último final de semana em Sena.

J R Braña B

 

Press release da PSM

Moradores de comunidades distantes do rio Macauã receberam no último final de semana uma série de atendimentos. Na comunidade cachoeira, distante aproximadamente 6 horas de voadeira do porto de Sena Madureira, foram realizados atendimentos médicos, vacinação, exame preventivo do câncer de colo uterino, distribuição de medicamentos, palestras educativas e preventivas, além da expedição de documentos como, por exemplo, carteira de identidade, CPF e outros.

A ‘Ação de Cidadania’ como está sendo denominada foi promovida através de uma parceria entre o Instituto Chico Mendes para a preservação da Biodiversidade (ICMbio), Prefeitura de Sena Madureira, Ministério do Desenvolvimento Agrário e Sepmulheres.

Acompanhado de sua esposa Simone Matos, do vereador Tom Cabeleireiro (PR) e da secretária municipal de saúde, Jocilda Melo, o prefeito de Sena Madureira, Mano Rufino (PR) chegou na comunidade cachoeira na manhã de sábado e só retornou no domingo após a conclusão dos atendimentos.

O prefeito ressaltou a importância desse trabalho em conjunto que levou cidadania aos ribeirinhos. “Fico muito feliz em poder ajudar nesse projeto. Aqui, observamos pessoas que andaram até três horas de viagem em suas embarcações para serem atendidas, enfrentando uma série de dificuldades. Isso é o que nos motiva a continuar buscando as parcerias em prol do homem do campo. Iremos reunir todos os esforços para estender esses atendimentos a outros locais da zona rural do nosso município”, salientou.

fotos da PSM

Em relação ao programa saúde itinerante no rio Macauã, foram realizadas 149 consultas médicas, 14 exames do PCCU (Câncer de Cólo Uterino), vacinação, pré-natal e orientações diversas. Além disso, dois casos de emergência foram encaminhados de imediato ao hospital João Câncio Fernandes.

O vereador Tom Cabeleireiro (PR) parabenizou a iniciativa do ICMbio, Prefeitura de Sena e demais parceiros pela iniciativa. “Essa ação é de grande importância já que se trata de um local de difícil acesso e os moradores enfrentam alguns obstáculos no deslocamento até a zona urbana. Com a iniciativa, os atendimentos ficam mais acessíveis. Que esse trabalho possa ser levado a outras comunidades”, comentou.

“Queremos agradecer a todos que se empenharam nesse trabalho. É difícil nos deslocarmos até à zona urbana por conta das dificuldades, mas hoje estamos sendo atendidos em nossa própria comunidade e isso é muito importante para as nossas famílias”, ressaltou Francisco Ferreira de Moraes, morador.

Além dos vários atendimentos já mencionados, houve ainda um torneio de futebol de campo envolvendo diversas equipes do rio Macauã.