Prefeitura de Sena e MP se unem para ajudar alunos da rede pública

PSM

A Prefeitura de Sena Madureira, através do Centro de Referência da Assistência Social (CRAS), em parceria com o Ministério Público e demais colaboradores realizou no começo da noite de ontem no Salão Paroquial, da igreja católica, o ponto culminante do projeto “Quem ama Educa!”. Cerca de 90 pessoas que participaram da iniciativa receberam certificados das mãos do prefeito Mano Rufino (PSB), da promotora de justiça Patrícia Paula dos Santos e outras autoridades convidadas.

O projeto “Quem ama Educa!” foi realizado com pais de alunos das escolas estadual e municipal de diferentes Bairros de Sena Madureira e até mesmo da zona rural. Inicialmente, o Ministério Público identificou a demanda e a Prefeitura ofereceu o treinamento aos pais, com o intuito de aproximá-los cada vez mais da vida escolar de seus filhos.

Para o prefeito Mano Rufino (PSB) a iniciativa teve uma importância significativa já que, segundo ele, a educação dos filhos não depende exclusivamente da escola. “Quando tomamos conhecimento desse projeto não medimos esforços para ajudar. Sabemos que a família tem um papel determinante da educação dos filhos. Não basta apenas matricular o aluno e deixá-lo lá, é preciso o acompanhamento, o incentivo e esse projeto trabalhou muito isso. Parabéns a todos que participaram e muito obrigado ao MP pela parceria assim como os demais setores”, salientou.

O psicólogo do CRAS Daniel Faustino, disse que as palestras com os pais e toda a parte do treinamento aconteceram durante a noite, por um prazo de cinco semanas. “Cada encontro durava uma hora e meia e a gente pode notar o interesse e a participação dos pais. Ao final, cada um recebia uma atividade para realizá-la em casa, focando a questão de impor limites aos filhos, estabelecer regras, resgatar os valores. A nossa avaliação do projeto é muito positiva, esperamos colher bons frutos futuramente”, destacou.

A promotora de justiça de Sena Madureira Patrícia Paula dos Santos demonstrou contentamento com o desfecho positivo do projeto. “O principal objetivo de todos nós, através desse projeto, é melhorar a vida escolar dos alunos e isso não depende somente da escola ou do professor. A família também precisa estar junta nessa construção. Estou muito feliz com o desfecho desse projeto em Sena Madureira”, comentou.

“Com certeza foi uma iniciativa muito importante. Tivemos vários aprendizados com esse projeto que, sem dúvidas, irão nos ajudar muito. Acredito que os nossos filhos só tem a ganhar com esse tipo de ação”, enfatizou Francisco Silva Costa, morador do Bairro Bom Sucesso.

O projeto “Quem ama Educa!” foi desenvolvido nas escolas Raimundo Hermínio de Melo, Fontenele de Castro, Instituto Santa Juliana, Clarisse Assef, Assis Vasconcelos e Leonice Bregense, esta última localizada no km 23 da BR-364, sentido Sena a Rio Branco.

A primeira fase do projeto compreendeu a identificação das demandas (faltas nas aulas, comportamento, entre outras); A segunda fase, de incumbência da Prefeitura, foi oferecer o treinamento e a terceira fase será o acompanhamento das crianças na escola.

O projeto terá continuidade no ano que vem, abrangendo outras unidades de ensino de Sena Madureira.

sena crassena cras 1sena cras pref