Investimento do governo Dilma foi de 1 bilhão (9 mil dólares é custo do tratamento individual).
AgGov
Governo entrega medicamento revolucionário para a cura da hepatite C
Os pacientes portadores da doença viral hepatite C no Acre iniciam a partir desta quarta-feira, 28, uma nova etapa revolucionária no tratamento.
O governador Tião Viana entregou o primeiro lote de medicamentos que aumentam em mais de 90% a chance de cura da doença.
A entrega foi feita no Serviço de Atendimento Especializado (SAE) do Hospital das Clínicas (HC) e reuniu deputados estaduais, médicos e pacientes.
O Acre é o segundo estado brasileiro a receber as medicações Sofosbuvir e Declatasvir, que serão disponibilizadas pelo Sistema Único de Saúde (SUS) e devem beneficiar, inicialmente, 263 pacientes que não podiam receber o tratamento anterior, como os portadores do vírus HIV, pré e pós-transplantados e pacientes com má resposta à terapia com Interferon.
Tião Viana fez um agradecimento especial ao ministro da Saúde, Marcelo Castro, e à presidente Dilma Rousseff, pela aquisição e envio prioritário da medição para o estado.
“Essa é uma das notícias mais importantes da história da saúde pública do Brasil. É uma notícia revolucionária: o país começou o tratamento de cura da hepatite C de maneira definitiva e começou pelo Acre, que se organizou e está dando um importante passo para eliminar a doença”, afirmou.
(…)