(…)
O reitor da Universidade, Minoru Kinpara, lembrou que o título só é entregue a grandes personalidades que tiveram significativa contribuição social a causas científicas, das letras, artísticas, sociais ou da paz.
Para a Ufac, Sebastião Salgado conseguiu realizar uma ação política e social com sua obra, transmitindo, por meio dela, dramas modernos em nível planetário.
“Foram tantos trabalhos impressionantes que fica até difícil selecionarmos algumas coisas. A indicação de Sebastião Salgado ao título de doutor Honoris Causa foi feita por mim, com muita honraria, na posição de reitor desta universidade, e foi abraçada inteiramente, completamente, pelo Conselho Universitário”, ressalta.
(…)
O governador Tião Viana, grande apreciador do trabalho de Sebastião Salgado, também esteve na solenidade, e destacou: “Às vezes podemos olhar para uma pessoa e saber que ela é a mensageira de um mundo melhor, que luta por um mundo melhor. E isso, para mim, é o significado de Sebastião Salgado perante o que conheço e o que ouço repercutir de sua obra. Por isso, hoje, reconhecemos este cidadão do mundo”.
(…)
Fotógrafo Sebastião Salgado:
“É um prazer estar aqui hoje com vocês, principalmente com este grande grupo de jovens, alunos desta universidade. E hoje, eu vejo na minha vida de fotógrafo que talvez o que mais contribuiu para que eu tivesse uma compreensão dos fenômenos que eu pude me dedicar foi a base que recebi na universidade”, conta.
(…)