Tudo é política!
sábado, maio 10, 2025
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
OEstadoAcre.com
  • Capa
  • Últimas Notícias
  • Acre
  • Sena Madureira
  • Diversos
  • Vídeos
  • Capa
  • Últimas Notícias
  • Acre
  • Sena Madureira
  • Diversos
  • Vídeos
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
OEstadoAcre.com
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
Home Artigos / Colunas / Diversos

Governador Flávio Dino: Poder bom é poder limitado

por oestadoacre.com
29 de março de 2017
em Artigos / Colunas / Diversos
Governador Flávio Dino: Poder bom é poder limitado
Mandar no Zap

Flávio Dino, do Maranhão

Há uma lenda romana dando conta que os conquistadores do Império, ao voltarem de batalhas exitosas na conquista de novos territórios, eram recepcionados em desfiles pela capital. A seu lado na carruagem, seguia um sacerdote para lhe dizer ao ouvido, a cada 100 metros: “Tu és mortal”. O objetivo era que, mesmo naquele momento de glória suprema, o conquistador soubesse que não estava acima de ninguém. Verdadeira ou não, é uma metáfora sobre a importância que sempre teve a limitação do poder.

O poder está presente em todas as relações humanas, desde o núcleo mais elementar de sociabilidade, que é o lar, até a vivência na polis. A criação de pesos e contrapesos para que ele não se torne absoluto não está presente apenas na teologia ou na história antiga. Desde o século XVII, esse princípio ganhou forma melhor delineada em instituições públicas. São nossas construções sociais como o Parlamento, o Judiciário e Executivo, que servem de contraponto para que não haja a sobreposição de uma vontade à outra. É como se as instituições fossem aquele sacerdote falando no ouvido da outra: “tu és mortal”.

Em Brasília, Niemeyer nos deu uma aula de Direito Constitucional ao projetar a Praça dos 3 Poderes. Em seu ideário, o prédio mais alto e imponente é o Congresso Nacional, instituição fruto do voto direto e a mais próxima da pluralidade de nossa sociedade. Niemeyer a colocou ao centro, equilibrando os Poderes Judiciário e Executivo.

O que vemos hoje no Brasil, no entanto, é uma distorção da Praça de Niemeyer, como num quadro de Dali. Deslegitimada a política, o Legislativo encontra-se escanteado. Ao centro, hoje quem se impõe é o Poder Judiciário e as demais instituições do sistema repressivo e jurídico. Em meados do século XX, após a trágica experiência do nazismo e do fascismo, os estados europeus fortaleceram seu Judiciário, se precavendo dos excessos da política. Peso e contrapeso. Aqui no Brasil, após a ditadura militar, materializada na primazia do Poder Executivo, nossa Assembleia Constituinte fortaleceu os tribunais. Hoje, no imaginário coletivo, os tribunais são o principal, talvez o único, bastião de defesa dos direitos fundamentais.

No entanto, é preciso estar sempre atento, pois nenhuma sociedade pode ser bem governada por pessoas que não respeitam qualquer regra jurídica, nem por pessoas que, em nome da suposta defesa das regras jurídicas, destroem empresas e empregos sem qualquer prudência. Especialmente em momentos de crise econômica e polarização social, a legalidade torna-se “flexível” aos olhos de muitos, quase um pequeno “detalhe” que é interpretado livremente sem considerar que cada lei contém trilhos sobre os quais deve transitar o exercício do poder, para ser legítimo.

É preciso enfrentar o debate das inovações jurídicas que estão sendo trazidas ao país. E discutir como enfrentar a corrupção nas empresas e na política sem paralisar a atividade econômica, como infelizmente estamos vendo em setores estratégicos: petróleo, indústria naval, construção civil e carnes. Por exemplo, os Estados Unidos investigaram e puniram as empresas que cometeram delitos na crise de 2008. No entanto, sem aumentar ainda mais o custo social da recessão, pois o aparato repressivo existe para proteger a sociedade, não para trazer-lhe prejuízos ainda maiores.

Precisamos priorizar diálogos na sociedade e nas instituições estatais. Tenho insistido nisso já há alguns anos. Assim como um hospital não funciona sem profissionais de saúde, nenhuma Nação pode funcionar sem políticos. E nesse terreno coletivo os danos sempre são irreparáveis ou de difícil reparação, pois colapsos de governança como estamos enfrentando no Brasil produzem problemas enormes, que demoram anos, talvez gerações, para serem superados. A hora nacional exige mais prudência e menos apego à Civilização do Espetáculo, onde o entretenimento se sobrepõe à ciência e ao interesse público.


Receba as notícias de oestadoacre.com direto no celular... entre na comuna


Tags: flávio diniomaranhão
EnviarCompartilhar1Compartilhar

Notícias Relacionadas

Charge oestadoacre faz céu rir com novo Papa

Charge oestadoacre faz céu rir com novo Papa

8 de maio de 2025

OEstadoAcre publica charge imaginando o Papa Francisco no céu, reagindo à escolha do novo pontífice... Fé, Política e 'um pouco'...

gestão

Planejamento estratégico: um instrumento de governança (4)

5 de maio de 2025

Por Marcus Fleming e Angela Bessa - Como já havíamos proposto, queremos só reiterar que este trabalho, esta matéria de cunho...

padre massimo

Pe. Massimo: horas de espera….⛪

4 de maio de 2025

Coluna semanal em vídeo de Pe. Massimo https://youtube.com/shorts/Nqf2iDGh-Do?si=XRulErqlS-k3ptNJ

poema logo

Poema de terça…por Stefany Silva…🧾

29 de abril de 2025

Poema: Em busca A vida transforma, enobrece; Com passos lentos, você cresce. Em busca de saber, novas lições; Em busca...

gestão

Planejamento Estratégico – PE: um instrumento de governança (3)

28 de abril de 2025

Por Marcus Fleming e Angela Bessa - A matéria jornalística anterior (Parte 2), havia destacado os valores institucionais - a ética,...

Mais lidas

  • sena

    Prefeitura de Sena troca secretário de finanças

    18 Compartilhamentos
    Compartilhar 7 Tweet 5
  • Robert Prevost é o novo Papa Leão XIV — estadunidense, com alma peruana e contra o trumpismo

    15 Compartilhamentos
    Compartilhar 6 Tweet 4
  • Reconstrução do Santa Juliana, em Sena: confirmado encontro sen Petecão e bispo Dom Joaquín

    13 Compartilhamentos
    Compartilhar 5 Tweet 3
  • PF desmente fake news: irmão do Lula não é investigado em fraude no INSS📹

    42 Compartilhamentos
    Compartilhar 17 Tweet 11
  • BR-364 cede com chuvas, mas reabertura já está prevista, diz Dnit

    75 Compartilhamentos
    Compartilhar 30 Tweet 19

Últimas Notícias

papa

Papa Leão 14…Uma cerveja…Pra ficar pensando melhor…

9 de maio de 2025
música

Música tocando agora…Uma balada…🎶

9 de maio de 2025
sena madureira logo

Sena sextou com quase R$ 2 milhões retidos no repasse deste dia 9…

9 de maio de 2025
donaldo

Inacreditável: e não é na Venezuela…

9 de maio de 2025
carla zambelli

Carla Zambelli…10 anos de prisão(crimes: invasão de dispositivo informático e falsidade ideológica)

9 de maio de 2025
  • oestadoacre
  • Fale Conosco

oestadoacre.com
E-mail: oestadoacre@gmail.com
Ajude manter oestadoacre - Pix chave: oestadoacre@gmail.com
Resp - J R Braña B.

Nenhum resultado
Ver todos os resultados
  • Capa
  • Últimas Notícias
  • Acre
  • Sena Madureira
  • Diversos
  • Vídeos

oestadoacre.com
E-mail: oestadoacre@gmail.com
Ajude manter oestadoacre - Pix chave: oestadoacre@gmail.com
Resp - J R Braña B.