Tudo é política!
quinta-feira, outubro 30, 2025
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
OEstadoAcre.com
  • Capa
  • Últimas Notícias
  • Acre
  • Sena Madureira
  • Diversos
  • Vídeos
  • Capa
  • Últimas Notícias
  • Acre
  • Sena Madureira
  • Diversos
  • Vídeos
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
OEstadoAcre.com
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
Home Artigos / Colunas / Diversos

Adv Sciarini: Aposentadoria: reconhecimento do trabalho especial

por oestadoacre.com
20 de maio de 2018
em Artigos / Colunas / Diversos, Destaque
aposentadoria
Mandar no Zap

# aposentadoria especial

aposentadoria

Por João Carlos Fazano Sciarini

A POSSIBILIDADE DO RECONHECIMENTO DO TEMPO DE TRABALHO ESPECIAL PARA FINS DE APOSENTADORIA (POSSÍVEL REVISÃO NA VIA JUDICIAL) 

A legislação adequada para verificar a atividade exercida em condições insalubres deverá ser do tempo da prestação do serviço, e não a do momento do requerimento administrativo da aposentadoria. 

O QUE É APOSENTADORIA ESPECIAL?

A aposentadoria especial, de acordo com o art. 57 da Lei nº 8.213/91, deve ser concedida ao segurado que, tendo cumprido o período de carência, trabalhou sujeito a condições prejudiciais a sua saúde, pelo período de 15, 20 ou 25 anos, a depender de sua atividade laboral.

ATIVIDADE PROFISSIONAL

Em sua redação original, a Lei mencionada estabelecia que a aposentadoria especial seria devida, desde que cumprida a carência exigida, ao segurado que trabalhou durante 15, 20 ou 25 anos, dependendo da atividade profissional, sujeito a condições especiais, prejudiciais à saúde ou à integridade física.

Ou seja, a legislação previdenciária, em sua origem, entendia que o simples exercício da profissão importaria em atividade especial, não precisando que o segurado cumprisse qualquer outra exigência para obtenção do benefício, ou ainda fazer jus à conversão do tempo especial em comum, obedecidos os prazos legais de tempo de serviço.

No entanto, com o advento da Lei nº 9.032/95, houve considerável alteração nos §§4º e 5º do art. 57 da Lei nº 8.213/91, obrigando o segurado a comprovar as condições insalubres experimentadas, e sua exposição a agentes nocivos ou perigosos, letra da lei:

“§4º O segurado deverá comprovar, além do tempo de trabalho, exposição aos agentes nocivos químicos, físicos, biológicos ou associação de agentes prejudiciais à saúde ou à integridade física, pelo período equivalente ao exigido para a concessão do benefício. (Redação dada pela Lei nº 9.032, de 1995);

  • 5º O tempo de trabalho exercido sob condições especiais que sejam ou venham a ser consideradas prejudiciais à saúde ou à integridade física será somado, após a respectiva conversão ao tempo de trabalho exercido em atividade comum, segundo critérios estabelecidos pelo Ministério da Previdência e Assistência Social, para efeito de concessão de qualquer benefício. “

Diante deste quadro, conclui-se que não é necessária a apresentação de laudo pericial até 28/04/1995, dependendo o direito à conversão simplesmente da atividade profissional. A partir de 29/04/1995 a comprovação da atividade especial é feita através de formulários específicos (SB-40 e DSS-8030); isto até 04/03/1997, quando se passou a exigir laudo técnico. Neste sentido, confiram-se as palavras do eminente Ministro GILSON DIPP no voto condutor do REsp nº 389.079SC:

Cabe salientar que o Perfil Profissiográfico Previdenciário – PPP substitui o laudo técnico sendo documento suficiente para aferição das atividades nocivas a que esteve sujeito o trabalhador, sendo criado com a finalidade de concentrar todos os dados do trabalhador e substitui o formulário padrão e o laudo pericial.

DÚVIDAS: 

Trabalhei em atividade considerada especial apenas por determinado tempo, não tenho direito a aposentadoria especial, que vantagem esse período pode me trazer?

O trabalhador que exerceu por determinado tempo atividade considerada como especial e não preencheu o tempo suficiente para a aposentadoria respectiva, pode usar esse tempo especial para convertê-lo em comum para fins de aposentadoria por tempo de contribuição.

Ainda mais, na vigência da nova regra de pontuação, o que lhe permitirá alcançar mais rápido a pontuação exigida.

Como funciona a conversão de tempo de atividade especial em tempo comum? 

A conversão consiste em transformar o período laborado em atividade especial para tempo de atividade comum com determinado acréscimo em favor do trabalhador, pois embora não tenha conseguido o tempo total para sair em benefício na aposentadoria especial, esteve sujeito a trabalho que de alguma forma lhe prejudicou a saúde.

Existe uma tabela a ser observada para fins de conversão do tempo especial em tempo comum, a tabela determina um fator multiplicativo que varia de acordo com o tempo da atividade desempenhada a ser convertida.

Em regra, cada ano trabalhado em atividade especial é multiplicado pelo fator que, por exemplo, para as atividades em geral é de 1,20 (mulher) e 1,40 (homem) para fins de aposentadoria por tempo de contribuição.

Assim, o tempo de trabalho exercido sob condições especiais prejudiciais à saúde ou à integridade física do trabalhador, conforme a legislação vigente à época trabalhada, será somado, após a respectiva conversão, ao tempo de trabalho exercido em atividade comum.

Vale ressaltar que o não reconhecimento de atividades especiais é um dos principais motivos dos pedidos de revisões ao INSS, até porque, muitos trabalhadores não apresentam a documentação exigida e acabam por deixar de aproveitar esse tempo que poderia lhe beneficiar.

Hoje, na vigência da regra de pontuação para a aposentadoria por tempo de contribuição, a inclusão do tempo especial na contagem FAZ TODA A DIFERENÇA, pois em alguns casos o segurado que não teria direito a se aposentar por não ter atingido o tempo mínimo de contribuição que é de 30 anos (mulher) e 35 (homem), passa a tê-lo devido ao acréscimo do tempo especial.

Com isso, temos que o segurado que exerceu atividades insalubres não reconhecidas na via administrativa, seja por falta de documentos ou por não ter sido considerado o enquadramento profissional, poderá socorrer-se a justiça para que seu tempo em atividade especial seja considerado, podendo alterar e muito o valor de sua aposentadoria.

JOÃO CARLOS FAZANO SCIARINI. Advogado. Pós-graduado em Direito Civil e Processo Civil pela Universidade Estadual de Londrina (UEL). Pós-graduado em Direito Previdenciário pela Fundação Educacional do Município de Assis (FEMA).  MBA em Direito do Trabalho e Direito Previdenciário (cursando). Aborda atualidades ligadas ao Direito.

Contatos: <jcsciarini@gmail.com> | 018 99727-2797 (atendimento via Whatsapp)

Artigo anterior neste blog


Receba as notícias de oestadoacre.com direto no celular... entre na comuna


Tags: advogadoaposentadoria especiaartigosciarini
EnviarCompartilhar1Compartilhar

Notícias Relacionadas

especilista

Acre recebe o programa ‘Agora Tem Especialista’ do Gov Lula

30 de outubro de 2025

GdA - Com o objetivo de reduzir o tempo de espera e ampliar o acesso da população ao atendimento especializado,...

fies

Renegociação de dívidas do Fies começa neste sábado (1º)

30 de outubro de 2025

Aproveitem e façam que está em dívida com o Fies...eu fiz no programa anterior do Gov Lula para a minha...

Merendeiras do Acre…

Merendeiras do Acre…

30 de outubro de 2025

Por Stalin Melo GdA - Lotada na Tancredo Neves, na Baixada da Sobral, ela começa cedo: prepara a primeira refeição...

Cemitérios de Rio Branco recebem manutenção para Finados

Cemitérios de Rio Branco recebem manutenção para Finados

30 de outubro de 2025

https://www.youtube.com/watch?v=q8NwAuUBr7c&embeds_referring_euri=https%3A%2F%2Fwww.riobranco.ac.gov.br%2F&source_ve_path=OTY3MTQ&sttick=0 PMRB - Rio Branco se prepara para o Dia de Finados neste sábado (2). No Jardim da Saudade, 70...

Formação indígena em Recursos Pesqueiros graças à emenda da Perpétua

Formação indígena em Recursos Pesqueiros graças à emenda da Perpétua

30 de outubro de 2025

O Ifac, campus Cruzeiro do Sul, iniciou a primeira turma indígena do curso técnico em Recursos Pesqueiros, criada com emenda...

Mais lidas

  • correios

    O Mercado Livre privado e os Correios estatal…o problema e a solução

    20 Compartilhamentos
    Compartilhar 8 Tweet 5
  • Hortência em Sena…dia 30…⛹️‍♂️

    20 Compartilhamentos
    Compartilhar 8 Tweet 5
  • Câmara de Sena…’Hospital e o besouro, iluminação e café nas escolas’…📹

    14 Compartilhamentos
    Compartilhar 6 Tweet 4
  • GdA anuncia reforma em Museu de Sena sem combinar com a Diocese

    14 Compartilhamentos
    Compartilhar 6 Tweet 4
  • Boa notícia, mas poderia ser excelente: Bujari-Porto Acre agora em 38km apenas

    13 Compartilhamentos
    Compartilhar 5 Tweet 3

Últimas Notícias

especilista

Acre recebe o programa ‘Agora Tem Especialista’ do Gov Lula

30 de outubro de 2025
fies

Renegociação de dívidas do Fies começa neste sábado (1º)

30 de outubro de 2025
Hortência em Sena…evento no Colégio Dom Julio nesta tarde

Hortência em Sena…evento no Colégio Dom Julio nesta tarde

30 de outubro de 2025
Merendeiras do Acre…

Merendeiras do Acre…

30 de outubro de 2025
geraldo

Heloisa Vilela entrevista o vice Geraldo Alckmin ..📹

30 de outubro de 2025
  • oestadoacre
  • Fale Conosco

oestadoacre.com
E-mail: oestadoacre@gmail.com
Ajude manter oestadoacre - Pix chave: oestadoacre@gmail.com
Resp - J R Braña B.

Nenhum resultado
Ver todos os resultados
  • Capa
  • Últimas Notícias
  • Acre
  • Sena Madureira
  • Diversos
  • Vídeos

oestadoacre.com
E-mail: oestadoacre@gmail.com
Ajude manter oestadoacre - Pix chave: oestadoacre@gmail.com
Resp - J R Braña B.