Tudo é política!
quarta-feira, outubro 8, 2025
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
OEstadoAcre.com
  • Capa
  • Últimas Notícias
  • Acre
  • Sena Madureira
  • Diversos
  • Vídeos
  • Capa
  • Últimas Notícias
  • Acre
  • Sena Madureira
  • Diversos
  • Vídeos
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
OEstadoAcre.com
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
Home Artigos / Colunas / Diversos

Min Gilmar Mendes à Reuters: ‘Devemos a Lula um julgamento justo’

por oestadoacre.com
23 de agosto de 2019
em Artigos / Colunas / Diversos
gilmar
Mandar no Zap

Gilmar Mendes #

Na Reuters

gilmar
Min Gilmar Mendes, do STF

“A mídia se tornou muito opressiva”

O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Gilmar Mendes disse que a condenação do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva no processo do tríplex do Guarujá (SP) pode ser anulada caso se configure no processo a suspeição do então juiz da operação Lava Jato e atual ministro da Justiça, Sergio Moro, e destacou que o petista merece um julgamento justo.

“Anular a condenação (do Lula) se eventualmente ocorrer por questão de suspeição, isso leva a um novo processo. Eventualmente isso pode ocorrer”, disse.

“É importante fazer essa análise com todo o desprendimento. A mídia se tornou num determinado momento muito opressiva. O bom resultado não é só aquele que condena. Isso não é correto. A gente tem que reconhecer que devemos ao Lula um julgamento justo”, afirmou ele, em entrevista exclusiva à Reuters na quinta-feira em seu gabinete.

Em junho, Mendes chegou a defender que o ex-presidente aguardasse em liberdade o julgamento de um pedido de sua defesa para anular o processo do tríplex, sob a alegação de que Moro —responsável pela primeira condenação de Lula— teve uma atuação parcial. Na ocasião, a proposta dele foi derrotada pela 2ª Turma do Supremo, mas foi adiada, sem data marcada, a análise da suspeição de Moro.

Isso ocorreu num momento em que começavam a surgir as primeiras reportagens do site The Intercept Brasil, que cita supostas conversas de Moro e o chefe da força-tarefa da operação no Ministério Público Federal, Deltan Dallagnol. Nos supostos diálogos, teria havido direcionamento de Moro a ações do MPF no caso de Lula, o que foi usado pela defesa do petista para reforçar o pedido de suspeição do ex-juiz.

Moro e o procurador negam irregularidades e afirmam que não podem atestar a autenticidade das mensagens divulgadas.

Questionado se Moro cometeu crime no episódio revelado pelas mensagens, Mendes disse que há “fortes indícios de muitas irregularidades que podem ser crimes em relação aos partícipes dessas conversas todas”. E preferiu não opinar se o ministro deveria se afastar do cargo durante as investigações do caso.

ESCÂNDALO

Principal crítico dos métodos da Lava Jato no Supremo, o ministro disse que, apesar de não ter um prognóstico sobre se as revelações da Vaza Jato favorecem o ex-presidente no futuro julgamento da liberdade dele, elas estão funcionando como um elemento de “deslegitimação” tanto das ações quanto das sentenças.

Para Mendes, nos vazamentos há “coisas bastante graves” que podem ter repercussão para o caso do ex-presidente. Ele disse que há dúvidas sobre se houve mesmo o cometimento do crime de corrupção, se esse delito está ligado à Petrobras, o que poderia retirar da vara federal da Lava Jato em Curitiba a competência sobre o julgamento, e ainda se houve uma “terrível coação” de delatores.

“Vamos ter esse debate, inclusive sobre a prova ilícita e a prova ilícita em relação a quem, em relação ao réu se isso eventualmente pode beneficiá-lo”, disse.

“Tudo é muito sério, tenho dito que, considerando a abrangência da operação e também o envolvimento do Judiciário e da Procuradoria, que esse é o maior escândalo envolvendo o Judiciário desde a redemocratização”, acrescentou, referindo-se às supostas mensagens vazadas.

PRESTAÇÃO DE CONTAS

Mendes disse que, em algum momento, os envolvidos no episódio das mensagens vão ter que passar por um espécie de “accountability” (prestação de contas), de dizer o que fizeram e não fizeram.

“Ok, vamos até condenar os hackers e tudo o mais, agora este ato foi praticado ou não foi? E tendo sido praticado, por que foi praticado?”, questionou.

Apesar das críticas, o ministro do STF reconhece “êxitos inequívocos” e “inegáveis” com a Lava Jato porque havia um quadro de “metástase da corrupção”.

“Há um capital inegável, não se pode negar a importância da Lava Jato, isso precisa ser reconhecido”, destacou.

Mendes não acredita no fim da operação, mas avalia que a chamada “vaza jato” trouxe um prejuízo simbólico imenso para a Lava Jato.

“A gente tem que ter muito cuidado. O combate ao crime não pode envolver o cometimento de crimes. A luta contra a corrupção prossegue, tem que prosseguir, com uma institucionalização maior”, disse. “A ideia do monopólio da luta contra a corrupção leva a situações como essa”, avaliou.

SEGUNDA INSTÂNCIA

Mendes disse esperar que, até outubro, o Supremo julgue o processo que discute a execução da pena após condenação em segunda instância. Ele admitiu que a possibilidade de o caso ter repercussão numa eventual liberdade de Lula fez com que o julgamento fosse adiado, mas defendeu que o STF enfrente a questão e que, se possível, ela ocorra em um momento distinto ao de pedidos da defesa do ex-presidente.

“O fato é que prejudica bastante o debate, até a racionalização dessa fulanização. ‘Ah, isso interessa ao Lula?` Isso interessa a todo mundo e, mesmo havendo uma decisão que exija o trânsito em julgado, temos meios para determinar prisão em determinados casos em segunda instância. Esse debate vamos ter que travar”, disse.

(…)


Receba as notícias de oestadoacre.com direto no celular... entre na comuna


Tags: acregilmarlulanotíciasreutersstf
EnviarCompartilhar1Compartilhar

Notícias Relacionadas

musica

Boa noite…com essa decolagem…✈

6 de outubro de 2025

Decolagem no Santos Dumont, no Rio de Janeiro. Só conheço um aeroporto no mundo onde a decolagem é mais emocionante......

Uma conversa e o Dólar cai…(não levo a sério essa lorota)

Uma conversa e o Dólar cai…(não levo a sério essa lorota)

6 de outubro de 2025

G1 - O dólar fechou em queda de 0,47% nesta segunda-feira (6), cotado a R$ 5,3107. O Ibovespa, principal índice da bolsa brasileira,...

donaldo

Donaldo liga, afável, e surpreende até Lula em conversa de meia-hora

6 de outubro de 2025

Bem, enfim, Donaldo e o presidente Lula conversaram. Por 30 minutos. Assunto de interesse mútuo: economia e tarifas. Sequer tocaram...

crise

Agro estadunidense: bateu água no nariz…

5 de outubro de 2025

O Globo - O governo de Donald Trump avalia oferecer um socorro de US$ 10 bilhões ou mais ao setor agrícola...

nassif

Nassif e dois políticos (Renan e Sarney) que ainda hoje ajudam o Brasil

5 de outubro de 2025

É preciso não saber nada da política brasileira e de sua história para não assinar embaixo, ao menos em parte,...

Mais lidas

  • sena

    Acaba em confusão sessão dos vereadores em Sena…📹

    27 Compartilhamentos
    Compartilhar 11 Tweet 7
  • Prefeito de Sena não tem mais interesse na área do prédio do Santa Juliana

    22 Compartilhamentos
    Compartilhar 9 Tweet 6
  • A ExpoQuinari 2025 me surpreendeu neste lindo sábado de outubro…📹

    20 Compartilhamentos
    Compartilhar 8 Tweet 5
  • CNH sem autoescola: projeto autorizado por Lula vai à consulta popular

    15 Compartilhamentos
    Compartilhar 6 Tweet 4
  • DNiT e o desafio da BR-364 durante o período de chuva…(imagens)…📹

    14 Compartilhamentos
    Compartilhar 6 Tweet 4

Últimas Notícias

sena

Acaba em confusão sessão dos vereadores em Sena…📹

7 de outubro de 2025
Inseto da floresta ajuda a proteger lavouras de soja no Acre

Inseto da floresta ajuda a proteger lavouras de soja no Acre

7 de outubro de 2025
Fundhacre realiza cirurgia inédita e salva paciente com aneurisma gigante

Fundhacre realiza cirurgia inédita e salva paciente com aneurisma gigante

7 de outubro de 2025
Boliviano vence ameaça de expulsão e garante direito de viver com a família em Brasileia

Boliviano vence ameaça de expulsão e garante direito de viver com a família em Brasileia

7 de outubro de 2025
GdA descarta casos de intoxicação por metanol

GdA descarta casos de intoxicação por metanol

7 de outubro de 2025
  • oestadoacre
  • Fale Conosco

oestadoacre.com
E-mail: oestadoacre@gmail.com
Ajude manter oestadoacre - Pix chave: oestadoacre@gmail.com
Resp - J R Braña B.

Nenhum resultado
Ver todos os resultados
  • Capa
  • Últimas Notícias
  • Acre
  • Sena Madureira
  • Diversos
  • Vídeos

oestadoacre.com
E-mail: oestadoacre@gmail.com
Ajude manter oestadoacre - Pix chave: oestadoacre@gmail.com
Resp - J R Braña B.