Tudo é política!
segunda-feira, outubro 13, 2025
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
OEstadoAcre.com
  • Capa
  • Últimas Notícias
  • Acre
  • Sena Madureira
  • Diversos
  • Vídeos
  • Capa
  • Últimas Notícias
  • Acre
  • Sena Madureira
  • Diversos
  • Vídeos
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
OEstadoAcre.com
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
Home Acre

Crônica de Dandão: Santo forte

por oestadoacre.com
23 de abril de 2022
em Acre
cronica
Mandar no Zap

#cronica

cronica

Santo forte

 

Francisco Dandão –  Eu sou daqueles torcedores que gostam quando um clube considerado pequeno fura a hegemonia dos maiores e se coloca nos primeiros degraus de um pódio. Então, nesse sentido, já confesso logo de cara que me deixou imensamente satisfeito esse vice-campeonato acreano do São Francisco.

Durante muitas temporadas o São Francisco foi massacrado pelos clubes de maior poder aquisitivo. O chamado time católico, fundado pelo saudoso desportista Vicente Barata, nos idos da década de 1960, praticamente só entrava em campo para participar das diversas competições.

Os jogadores que vestiam a camisa do São Francisco não tinham remuneração. Muitos deles eram membros da própria família Barata. Casos do próprio Vicente e dos seus filhos Bismarck, Amarildo e Adherbal. Eram eles e mais uma meia dúzia de amigos ou garotos do bairro do mesmo nome.

Mas, de vez em quando, por alguma razão, jogadores consagrados preteridos pelos clubes mais fortes, batiam às portas dos “católicos”. Casos – vou lembrando enquanto escrevo – dos famosos artilheiros Ruy Macaco e Dodô, além do armador Zé Cláudio e dos laterais Nanico e Chico Alab.

Ruy Macaco, que brilhou com as camisas do Independência e do Atlético, como a história registra, foi o segundo maior artilheiro do Brasil em 1974, ficando atrás somente do centroavante Dario Maravilha. Pois esse atacante fenomenal um dia emprestou a sua bola ao time de Vicente Barata.

No caso do armador Zé Cláudio, ele simplesmente foi titular de todas as seleções acreanas dos anos de 1950. E quanto aos laterais Nanico e Chico Alab, boa parte dos títulos estaduais das décadas de 1960 e 1970 vencidos pelo Atlético Acreano e pelo Independência foram da responsabilidade deles.

Para ilustrar como muita gente boa de bola vestiu a camisa do São Chico, embora o time ficasse sempre na parte de baixo da classificação, mostro a escalação do time de 1976: Almiro; Chico Alab, Dango, Sucupira e Nanico; Barata, Bismarck e Dias; Melinho Elias, Madureira e Trebina.

E ressalte-se ainda que o clube chegou até a disputar um Copão da Amazônia, o de 1989, levando no elenco nomes como os de Aníbal Honorato (ex-Independência), Zenon (ex-Rio Branco), Neurimar, Leitão (o conhecido Moleque), Josué, Nego, Mário Jorge, Vela e Agamenon, entre outros.

Pra mim, o São Francisco sempre foi um “santo forte”. E só não chegou mais longe anteriormente por estar muito ocupado obrando milagres para os outros. Agora, com alguma estrutura e voltado mais para os seus próprios interesses, parece estar avisando aos incautos que o céu é o limite!

Francisco Dandão – poeta, jornalista, escritor, professor e tricolor


Receba as notícias de oestadoacre.com direto no celular... entre na comuna


Tags: cronicadandãofutebol
EnviarCompartilhar1Compartilhar

Notícias Relacionadas

dandão

Crônica de Dandão – Professora Deuí

12 de outubro de 2025

Por Francisco Dandão - Um dia desses eu me peguei refletindo sobre o que leva uma criatura a optar por...

Dia das Crianças…nesta tarde na periferia de #RBcapital

Dia das Crianças…nesta tarde na periferia de #RBcapital

12 de outubro de 2025

No bairro Vitória, em Rio Branco. Região do São Francisco. Cultura.... (...) Anúncio pessoal grátis – envie para o e-mail: oestadoacre@gmail.com (…)...

reajuste

IBGE: as cidades com maior salário médio no Brasil

12 de outubro de 2025

IBGE via Infomaney - Os moradores do município de Nova Lima, em Minas Gerais, recebiam a maior renda média do...

milei

ICL desmonta a fake news do governo neoliberal-extremista da Argentina…📹

12 de outubro de 2025

Filme do ICL Foi um parto o ICL conseguir pôr no ar esse documentário...foi censura de tudo quanto foi jeito...

oposição

Oposição viva em Sena, o que exige mais do prefeito Gehlen…📹

11 de outubro de 2025

Em Sena não há partidos, há grupos familiares que se juntam e criam agremiações políticas... E o povo embarca porque...

Mais lidas

  • Prefeito Gehlen: ‘Se for chorar, envia áudio…vou fazer história em Sena’…🔊

    Prefeito Gehlen é quem manda e ponto final…📹

    44 Compartilhamentos
    Compartilhar 18 Tweet 11
  • Acaba em confusão sessão dos vereadores em Sena…📹

    34 Compartilhamentos
    Compartilhar 14 Tweet 9
  • Oposição viva em Sena, o que exige mais do prefeito Gehlen…📹

    15 Compartilhamentos
    Compartilhar 6 Tweet 4
  • ‘Vocês pensam que venceram’…📹

    12 Compartilhamentos
    Compartilhar 5 Tweet 3
  • Primeiro caso suspeito de intoxicação por metanol é registrado no Acre

    15 Compartilhamentos
    Compartilhar 6 Tweet 4

Últimas Notícias

Hortência participa de evento sobre liderança em Sena Madureira

Hortência participa de evento sobre liderança em Sena Madureira

13 de outubro de 2025
Procon Acre assume presidência do Fórum Norte

Carreta da Saúde da Mulher começa atendimentos em Rio Branco

13 de outubro de 2025
FSP inicia série sobre uso de emendas que destroem a floresta no Acre

FSP inicia série sobre uso de emendas que destroem a floresta no Acre

13 de outubro de 2025
pagina 12

Vídeo vergonhoso de Javier Milei, presidente da Argentina, neste 12 de outubro…📹

12 de outubro de 2025
Itália: Papa Leão 14 e Marina, que foi ovacionada após discurso…📹

Itália: Papa Leão 14 e Marina, que foi ovacionada após discurso…📹

12 de outubro de 2025
  • oestadoacre
  • Fale Conosco

oestadoacre.com
E-mail: oestadoacre@gmail.com
Ajude manter oestadoacre - Pix chave: oestadoacre@gmail.com
Resp - J R Braña B.

Nenhum resultado
Ver todos os resultados
  • Capa
  • Últimas Notícias
  • Acre
  • Sena Madureira
  • Diversos
  • Vídeos

oestadoacre.com
E-mail: oestadoacre@gmail.com
Ajude manter oestadoacre - Pix chave: oestadoacre@gmail.com
Resp - J R Braña B.