Eleições legislativas em Portugal (AD e Socialistas à frente…Extrema-direita em terceiro)

António Costa, do Partido Socialista, no Hotel Altis: provavelmente hoje não se saberá quem é o vencedor - DANIEL ROCHA

antonio costa

Do DN de Lisboa

(…)

Em atualização…

Grifo Meu: os comunistas (CDU) obtiveram 201 mil votos(3,3%) e perdem metade da bancada…O que disseram, segundo a imprensa de Lisboa:

Paulo Raimundo, atual secretário-geral, já reagiu ao resultado obtido pela CDU(comunistas e verdes – J R Braña B.), que elegeu apenas três deputados (metade face a 2022).

-O resultado da CDU pela redução da sua representação parlamentar numa percentagem abaixo do que alcançámos há dois anos significa um desenvolvimento negativo – reconheceu o secretário-geral. Porém, continuou, “não deixa de constituir uma importante expressão de resistência”.

Comentando também os resultados obtidos, até ao momento, pela AD(Aliança Democrática, direita tradicional), o líder do PCP apontou que “constitui um factor negativo para a resposta e soluções a problemas”, sendo que facilita “retrocessos” nos direitos já conquistados e um “favorecimento do grande capital”.

Na sala, a escutar o actual secretário-geral, estava o seu antecessor, Jerónimo de Sousa(conchecido comunista português e ex-secretário-geral do PCP – J R Braña B,), que não prestou qualquer declaração.

Grifo meu 2: o Chega, o bolsonarismo de lá, ficou em terceiro no total de votos…Menos mal…A desorientação portuguesa é bem menos que no Brasil.

J R Braña B….(abaixo, confira os votos e os percentuais…)

Em tempo: os votos…e os percentuais de cada partido/coligação

 

Sair da versão mobile