Tudo é política!
domingo, julho 27, 2025
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
OEstadoAcre.com
  • Capa
  • Últimas Notícias
  • Acre
  • Sena Madureira
  • Diversos
  • Vídeos
  • Capa
  • Últimas Notícias
  • Acre
  • Sena Madureira
  • Diversos
  • Vídeos
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
OEstadoAcre.com
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
Home Acre

Eldorado do Sul enfrenta nova alagação: como a cidade resiste?

Geral

por oestadoacre.com
21 de junho de 2024
em Acre
Eldorado do Sul enfrenta nova alagação: como a cidade resiste?

Bruno Peres / EBC

Mandar no Zap

Revolta e incerteza marcam volta de alagamentos em Eldorado do Sul

Água voltou a inundar casas de dois bairros da cidade gaúcha

A água voltou a alagar ruas inteiras em Eldorado do Sul, no Rio Grande do Sul, nessa quinta-feira (20). A inundação atingiu os bairros da Cidade Verde e Vila da Paz, trazendo revolta e incerteza para os moradores do pequeno município de 40 mil habitantes devastados pelas chuvas de maio. A prefeitura estima que 97% da área urbana e 80% da área total do município ficaram submersas na maior catástrofe ambiental da história gaúcha.

Em algumas das ruas de Eldorado ainda é possível ver, mais de 45 dias após a enchente, montanhas de entulhos, carros arrastados pelas águas abandonados no meio da rua e até casas inteiras de madeira deslocadas com a força da correnteza.

Revoltada com essa situação, a dona de casa Inês da Silva, de 47 anos, tentava limpar a casa que voltou a ser invadida pela água. “No início da semana eu vim aqui e fiquei feliz que a água não estava mais na frente da minha casa, mas agora começou de novo”, lamentou.

Dos 40 mil moradores, mais de 30 mil foram atingidos pela enchente do mês passado que, em alguns pontos, chegou ao primeiro andar das casas. Após 28 dias com alagamentos, a população tentava limpar as residências para recomeçar a vida, mas novo aviso de alerta nessa quarta-feira (19) pediu para as famílias das áreas mais vulneráveis deixarem novamente suas casas.

Inês da Silva vive sozinha com três filhos, sendo a mais nova de apenas 6 anos. “Nosso psicológico está abalado. Eu já não durmo de noite mais direito. Quando a gente quer descansar, a cabeça da gente vem com tudo. É nosso lar, né? É a única casa que a gente tem. Aí, quando a gente quer voltar para as nossas casas, acontece isso aí de novo”, desabafou.

A dona de casa disse que hoje vive de aluguel, mas que não pode pagar por muito mais tempo. Ela lembrou que sua filha pegou pneumonia no abrigo e que chegou a passar fome e sede nos primeiros dias após a enchente. Para ela, a saída deve ser uma indenização para os atingidos.

“Não somos obrigados a morar no lugar que eles querem. Ou faz esse dique [para segurar as enchentes] ou a gente vai embora daqui com a indenização. Queremos uma indenização para a gente escolher um lugar onde a gente ache digno de morar. Eles indenizam nós e acabam com essa cidade, porque a cidade, na verdade, já acabou, né?”, afirmou.

Eldorado do Sul ainda tem 5,4 mil pessoas desalojadas e outras 557 em abrigos da cidade ou de municípios vizinhos.

O pescador artesanal Luiz Antônio Ceccon de Albuquerque, de 53 anos, está no principal abrigo da cidade com a esposa. Eles viviam no bairro da Picada, às margens do Rio Jacuí, uma das regiões mais vulneráveis às cheias. Ele contou que tinha voltado para sua residência há apenas 15 dias depois das chuvas de maio, mas decidiu abandonar novamente a casa por medo de a água subir demais.

“Conseguimos a doação de cama, de colchão e ficamos ali. O fogão estava funcionando. Ganhávamos a cesta básica e estávamos fazendo comida. Aí ontem surgiu esse alerta aí da Defesa Civil. É bem impactante. Eu vou ser bem sincero, eu já chorei várias vezes”, confessou.

Luiz espera poder regressar para sua casa e retomar a atividade de pesca. Ele defende que o Poder Público tem que olhar mais para a população pobre. “Acho que eles deveriam dar uma olhada para nós. Eu sei o que eles querem. Eles querem que a gente saia da ilha, que a gente abandone as nossas casas”, destacou.

Futuro de Eldorado

O local que Luiz vivia, às margens do Rio Jacuí, dificilmente terá condições de se manter depois da última enchente, segundo avalia o vice-prefeito de Eldorado do Sul, Ricardo Alves. A principal aposta da prefeitura para segurança dos moradores é a construção de um dique em volta do centro urbano da cidade, o que excluiria as comunidades das chamadas ilhas, no leito do Rio.

O projeto para construção do dique já existe há 12 anos, mas agora, com a enchente, o vice-prefeito acredita que ela deve sair do papel. “Como todas as grandes obras do país, infelizmente elas demoram em sair do papel. Só que agora ela ganhou, devido a essa notoriedade que deu ao Eldorado do Sul ao nível nacional, parece que o projeto felizmente virou prioridade. Pena ter sido as duras penas da sociedade”, disse.

Segundo o vice-prefeito, a obra é estimada em R$ 460 milhões de recursos da União e gestão do governo do estado do Rio Grande do Sul (RS). Ricardo informou que falta apenas o projeto de execução e que o governador Eduardo Leite (PSDB) prometeu realizar a licitação ainda esse ano.

“A gente não quer abandonar a cidade, a gente quer que ela continue crescendo, e a população continue apostando nela. Mas para isso, a gente precisa muito desse sistema de contenção de cheias”, disse, acrescentando que cerca de 1,5 mil residências não vão mais poder ficar onde estão.

Outras duas obras que a prefeitura aposta para evitar novas catástrofes é a elevação das rodovias que cortam a cidade, uma vez que elas retêm a água e contribuem para os alagamentos, e a dragagem dos rios que estão assoreados e não escoam como poderiam.

“Se pelo menos duas medidas dessas três medidas não forem executadas, Eldorado pode sofrer novamente no futuro e deixar uma incerteza sobre o que vai acontecer com a cidade”, completou Ricardo.

Lucas Pordeus León da AB

 

 


Receba as notícias de oestadoacre.com direto no celular... entre na comuna


Tags: brasileldoradooestadoacre
EnviarCompartilhar1Compartilhar

Notícias Relacionadas

sena madureira logo

Quem levou a novilha???📹

26 de julho de 2025

Arraial do Hospital de Sena Madureira... Sorteio de uma novilha... Ver essa foto no Instagram Uma publicação compartilhada por @oestadoacreoficial

geraldino de zap

Os 5 mandamentos do Geraldino de grupo de Zap

25 de julho de 2025

Ele é o responsável por movimentar os grupos de ZAP com suas sandices...Geraldino de ZAP faz parte do tecido social...

liga

PMRB leva maior estrutura da história à Expoacre 2025

25 de julho de 2025

PMRB - Em sua 50ª edição, a Expoacre 2025 recebe a maior estrutura já apresentada pela Prefeitura de Rio Branco...

petecão

A ação do ICMBio e o comportamento digno do sen Petecão…📹

25 de julho de 2025

Agentes do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) retiraram, nesta sexta-feira, 25, o senador Sérgio Petecão, de uma...

aldo

As histórias sobre o meio ambiente de Aldo que fascinam a direita e extrema-direita

25 de julho de 2025

oestadoacre reproduz texto de Luís Nassif (set de 2022) sobre Aldo Rebelo, ex-deputado do PCdoB, ex-ministro de Dilma, que mudou...

Mais lidas

  • sena no DO

    Sena no D.O….Contratos revogados, dívidas cobradas e piscina no Marreirão à vista

    12 Compartilhamentos
    Compartilhar 5 Tweet 3
  • A ação do ICMBio e o comportamento digno do sen Petecão…📹

    12 Compartilhamentos
    Compartilhar 5 Tweet 3
  • Na Folha de S. Paulo: pastor do Acre diz ter tirado 5 mil jovens do crime…📹

    11 Compartilhamentos
    Compartilhar 4 Tweet 3
  • Dep Edvaldo, R$ 400 por aluno: ‘Sena mudou e vai continuar mudando…’📹

    10 Compartilhamentos
    Compartilhar 4 Tweet 3
  • Sena no D.O…Novo conselho, mais professores e certidão negativa cancelada

    10 Compartilhamentos
    Compartilhar 4 Tweet 3

Últimas Notícias

fala chico mendes

Expoacre 2025: Diz aí, Chico Mendes…

26 de julho de 2025
mergulho

Mergulho de 150m de avião para desviar de jato militar…📹

26 de julho de 2025
100

100 homens na limpeza da Via Chico Mendes

26 de julho de 2025
expoacre

Prisioneiros luthiers: violões da prisão ecoam na Expoacre…

26 de julho de 2025
sena madureira logo

Quem levou a novilha???📹

26 de julho de 2025
  • oestadoacre
  • Fale Conosco

oestadoacre.com
E-mail: oestadoacre@gmail.com
Ajude manter oestadoacre - Pix chave: oestadoacre@gmail.com
Resp - J R Braña B.

Nenhum resultado
Ver todos os resultados
  • Capa
  • Últimas Notícias
  • Acre
  • Sena Madureira
  • Diversos
  • Vídeos

oestadoacre.com
E-mail: oestadoacre@gmail.com
Ajude manter oestadoacre - Pix chave: oestadoacre@gmail.com
Resp - J R Braña B.