Especialista: como evitar que seu filho faça uso excessivo de telas nas férias escolares

Especialista explica como evitar que seu filho faça uso excessivo de telas durante as férias escolares

telas
Com as férias escolares é necessária atenção redobrada por parte dos pais e responsáveis sobre como os adolescentes estão aproveitando seu tempo livre, especialmente no que diz respeito ao uso da internet. A palestrante especializada em educação de adolescentes, Deise Ferraz, destaca a importância de supervisão e orientação durante esse período, para evitar o uso excessivo e descontrolado da tecnologia.
Riscos da exposição online sem supervisão

De acordo com a Safernet, em 2023, o número de denúncias de abuso e exploração infantil online aumentou 77,13% em relação ao ano anterior. Deise explica: “As telas podem ser uma solução fácil para entreter adolescentes durante as férias, mas sem a devida supervisão, o risco de exposição a conteúdos nocivos e de sofrer abuso online é gigante”.

Dicas para proteger crianças e adolescentes online
Como medidas cruciais para garantir a segurança das crianças e adolescentes no ambiente digital durante as férias, Deise fornece algumas dicas.
– Adotar o hábito de monitorar o histórico de navegação dos filhos, bem como limitar o tempo de uso de aparelhos eletrônicos e ativar o bloqueio de aplicativos inapropriados.
– Ficar atento a comportamentos atípicos e repentinos, como baixa autoestima, medo ou vergonha, que podem indicar que a criança está enfrentando problemas online.
– Estabelecer uma comunicação aberta e de confiança com seus filhos, para que enxerguem nas férias uma oportunidade para relatar qualquer problema que estejam enfrentando.
– Explicar os perigos da internet, como a abordagem de estranhos e a solicitação de dados pessoais, de forma adequada à idade da criança.
– Definir horários específicos para o uso da internet e incentivar atividades offline, como brincadeiras ao ar livre e momentos em família.
Conscientização nas escolas e comunidades
Deise ainda enfatiza a necessidade de envolver escolas e comunidades na promoção da segurança digital. “Através de palestras, workshops e atividades lúdicas, podemos educar crianças e adolescentes sobre equilibrar, de forma saudável, vida real e virtual”.
Proteção e prevenção andam juntas
As férias escolares são uma oportunidade para reforçar laços familiares e promover um uso seguro e saudável da tecnologia. Com supervisão adequada e orientação, os pais podem garantir que seus filhos aproveitem o melhor desse período sem comprometer sua segurança e bem-estar.
*Deise Ferraz é especialista em educação de adolescentes, com foco em desenvolvimento pessoal e emocional. Ela oferece palestras e workshops para escolas, comunidades e organizações sobre temas essenciais para os estudantes, como busca de propósito de vida e planejamento de futuro, além de palestras para pais e professores, voltadas à realização pessoal e profissional.
Sair da versão mobile