Sena: só este ano 12 crianças já foram vítimas de abuso sexual

Sena: só este ano 12 crianças já foram vítimas de abuso sexual

De acordo com a estatística do Centro de Referência Especializado da Assistência Social (Creas), em 2013 já foram registrados cinco casos de abuso sexual e sete casos de exploração sexual contra crianças e adolescentes, perfazendo um total de 12 ocorrências.

crime_contra_crianaA coordenadora do Creas em Sena, Eveline Alencar Moreira, disse que o setor conta com os trabalhos de uma psicóloga e de uma assistente social para fazer o acompanhamento das vítimas e de suas famílias. “Nossa equipe técnica desenvolve um trabalho com a meta de que a vítima possa se reintegrar tanto na família quanto na sociedade. A situação preocupa, mas com o apoio do Conselho Tutelar e demais parceiros, procuramos fazer o máximo para que esse número possa diminuir a cada dia”.

Eveline ressaltou que muitas vezes a omissão das pessoas é um dos principais entraves encontrados para combater esse tipo de crime. “É por isso, que o principal foco dessa campanha é incentivar as pessoas a não silenciarem, mas estarem realizando denúncias aos setores competentes”, destacou.

A coordenadora do Creas ressaltou também uma das formas de identificar que a criança ou adolescente foi vítima de abuso ou exploração sexual. “A criança ou adolescente muda o comportamento. Quando notar essa situação a orientação é que os pais possam verificar. É preciso ficar atento, em alerta e procurar ajuda”, finalizou.

[Além do disk 100, os moradores poderão realizar denúncias junto ao Creas (3612 – 3067) e ao Conselho Tutelar (3612- 2500).]

——-
Em Sena, Programação alusiva ao Dia Nacional de Combate ao Abuso e Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes começou nesta sexta.
Nesta sexta-feira, às 15 horas, a equipe do Creas estará promovendo uma Blitz na Avenida Avelino Chaves, em frente à Praça central, onde serão distribuídos materiais informativos aos moradores. No sábado (18), ocorrerá uma passeata com saída da Pracinha do bairro Ana Vieira, com inicio às 9 horas.