Depasa: plano para abastecimento de água com a vazante das últimas horas (Rio Acre, 18,29m)

Depasa: plano para abastecimento de água com a vazante das últimas horas (Rio Acre, 18,29m)

Agana
Jaqueline Teles
Foto: Sérgio Vale

O Rio Acre registrou às 11 horas desta quinta-feira, 5, a marca de 18,31 metros (medição das 12h 18,29m). A vazante de nove centímetros trouxe alívio para o Departamento Estadual de Pavimentação e Saneamento (Depasa), que já havia sinalizado para um possível racionamento de água, caso o rio continuasse enchendo.

Agora, o governo do Estado, por meio do Depasa, prepara plano de ação pós-vazante. Entre os atos que irão ser tomados está o alerta para a população economizar água, já que, com o retorno das famílias para suas casas, haverá um consumo excessivo.

“O departamento está com as duas estações de tratamento operando com capacidade máxima, para garantir que essas pessoas tenham água na torneira quando retornarem. Imaginem que as casas e quintais estarão com lama. Com a vazante, as famílias usarão muito mais água para limpar tudo”, comentou o diretor-presidente do Depasa, Edvaldo Magalhães.

Para os reservatórios se manterem cheios, o governo pede para que as pessoas façam um esforço e evitem o desperdício.  “A moderação do uso de água deveria ser uma constante, mas, pelo menos neste período crítico, pedimos um esforço maior da nossa população, evitando o desperdício”, pediu.

sérgio-vale-5