Contag: Gov anuncia Plano Safra desconhecendo Agricultura Familiar

contag #

Bom dia

Contag para oestadoacre

Após 20 anos, governo anuncia Plano Safra 2019/2010 unificado, não reconhecendo o protagonismo da agricultura familiar

Ao longo das duas últimas décadas, os governos e o Congresso Nacional reconheceram o protagonismo e as especificidades da agricultura familiar brasileira ao criar leis, políticas e programas direcionados aos agricultores e agricultoras familiares, a exemplo da Lei 11.326/2006, também conhecida pelo Lei da Agricultura Familiar, o Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf), a criação de um Ministério específico – o Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA), entre outras.

“Ainda no governo de Michel Temer, o MDA foi extinto e o orçamento para a agricultura familiar sofreu corte drástico. Agora, no governo atual, optou-se por anúncio unificado do Plano Safra 2019/2020, com um slogan ‘Uma só agricultura alimentando o Brasil e o mundo’, desrespeitando todo um legado de avanços para a agricultura familiar, o setor que produz a maioria dos alimentos consumidos no País. Inclusive, a decisão de não realizar um anúncio específico para a agricultura familiar acontece justamente quando a Organização das Nações Unidas (ONU) reconhece o protagonismo da agricultura familiar ao declarar e, recentemente, lançar a Década da Agricultura Familiar e que, em breve, será lançada no Brasil”, questiona o secretário de Política Agrícola da CONTAG, Antoninho Rovaris.

(…)

Em tempo: Claro, esse é o governo do veneno…dos 58 agrotóxicos liberados no país…governo das armas…da necropolítica…da morte.

J R Braña B.


Ajude a manter oestadoacre…outro viés na imprensa do Acre….porque é necessário….faça sua doação…clique em doar abaixo