Fecomércio: 43% dos lojistas não atingiram meta no Via Verde Shopping

O Instituto Fecomércio de Pesquisas Empresariais do Acre (Ifepac) constatou que 43% dos empresários que possuem lojas instaladas no Via Verde Shopping não alcançaram o número de vendas esperado, enquanto outros 43% disseram ter atingido as metas. Somente 14% declararam ter ultrapassado as expectativas de vendas.

size_590_Via_Verde_Shopping_primeiro_shopping_do_AcreA pesquisa foi realizada entre 9 e 13 de janeiro e entrevistou 42 proprietários com o propósito de analisar o desempenho das vendas em dezembro do ano passado.

No que diz respeito aos estoques, 62% informaram que o nível de mercadorias não comercializadas ficou dentro do estimado. Já 38% acham ter feito investimento em excesso, o que proporcionou estoque maior do que o necessário para atender a população.

Com relação ao faturamento das vendas de dezembro passado, 31% dos ouvidos se mostraram satisfeitos. Outros 21% acreditam que é preciso melhorar, destacando-se os que afirmam haver necessidade de reavaliação de estratégias (12%). Alguns empresários creem em tendência favorável para o setor (10%) e em necessidade de investir em promoções (10%).

Quando indagados sobre o comércio de rua, 86% dos entrevistados que possuem empresas no Via Verde Shopping não demonstraram preocupação com esse tipo de concorrência. Destes, 50% justificam a confiança pelo fato de o shopping ser uma novidade. Apenas 12% veem o comércio de rua como forte concorrente, por ser mais popular.

Conforme 52% dos empresários, a forma de pagamento mais adotada pelos consumidores foi o parcelamento do preço à vista da mercadoria. Em contrapartida, 31% disseram que os clientes gostam de pagar com o cartão de crédito, desde que o valor do produto seja o mesmo do à vista. E 15% afirmaram que os clientes preferem pagar à vista, em dinheiro ou cartão.


Join the Conversation