A secretaria Municipal de Saúde de Sena continua com o trabalho de combate à dengue no município. A preocupação é constante já que neste ano 30 casos da doença foram confirmados e o número de notificações excede de maneira expressiva o quantitativo do ano passado.
Renata Emerick Queiroz, coordenadora da Vigilância Epidemiológica Municipal, ressalta que os trabalhos de prevenção a doença vem acontecendo em todas as unidades de saúde local e algumas equipes concentram as ações nos bairros.
“Toda a equipe de saúde está envolvida nesse trabalho. Médicos, enfermeiros e agentes comunitários de saúde realizam periodicamente palestras, distribuem panfletos e repassam orientações sobre como se prevenir e o que fazer caso os sintomas da doença sejam diagnosticados”, afirmou.
Ela manifestou uma preocupação. É que muitas pessoas que procuram as unidades de saúde não retornam após sete dias para a análise clínica, por meio da qual, o paciente toma ciência se está ou não com a dengue. “É muito importante esse retorno. Por isso, pedimos mais uma vez a compreensão de todos nesse sentido”, frisou.
Em 2012 foram feitas 65 notificações. Neste ano, aproximadamente 340 registros de casos suspeitos já foram realizados. Desse total, 30 casos foram confirmados, cento e noventa descartados e o restante está em fase de investigação.
O secretário Dinho Nascimento adiantou que as equipes estão nos bairros, visitando casa a casa. Posteriormente será feito o bloqueio químico, também chamado de fumacê. “Estamos fazendo a nossa parte, mas é importante que cada cidadão também colabore, eliminando qualquer local que possa servir como criadouro do mosquito”.
Até o momento, os bairros que apresentam maiores índices de infestação do mosquito Aedes Aegypt são: Bosque, cafezal, vila militar, Rosa Gonçalves e centro da cidade.
Fotos de Sena aqui no flickr oestadoacre.com