Tudo é política!
sábado, maio 10, 2025
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
OEstadoAcre.com
  • Capa
  • Últimas Notícias
  • Acre
  • Sena Madureira
  • Diversos
  • Vídeos
  • Capa
  • Últimas Notícias
  • Acre
  • Sena Madureira
  • Diversos
  • Vídeos
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
OEstadoAcre.com
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
Home Coluna do Brana

O Acre que produz e exporta (no fim de semana 18 toneladas de castanha saem de avião)

por oestadoacre.com
17 de março de 2014
em Coluna do Brana
Mandar no Zap



As fotos não mentem e mostram a Cooperacre embarcando no aeroporto de Rio Branco pelo menos 18 toneladas de castanha para exportação em pleno final de semana.

Com o transbordamento do Rio Madeira e parte da BR-364, em Rondônia, sob as águas, o jeito foi enviar a produção via aérea.

Para quem não sabe, a Cooperacre é uma espécie de Central das pequenas e médias cooperativas do Estado e uma referência no Brasil.

Gerencia ainda 03 indústrias de beneficiamento de Castanha (Brasileia, Xapuri e uma na capital Rio Branco que está em vias de funcionamento).

É pouco?

Pode ser.

Mas é bom perguntar às famosas Nestlé e Nutrimental sobre os contratos que elas têm com a empresa acreana administrada por filhos de extrativistas.

Com a Nestlé, a Cooperacre tem simplesmente o maior contrato do Brasil para fornecimento de castanha, que são utilizados em vários produtos da multinacional do leite e do chocolate mais conhecida do planeta.

As exigências dessas empresas são tantas que especialistas seus vêm ao Acre acompanhar todo o processo de beneficiamento da castanha, que obedece os mais altos padrões de exigência. Já ouviu falar no rigor japonês?

Com a efetivação da Fábrica de Beneficiamento de Castanha de Rio Branco, o Acre, pela primeira vez em 100 anos, se tornará autossuficiente no processamento do produto.

É pouco?

Talvez.

Historicamente, o Acre foi e continua sendo um grande produtor de castanha, mas a fama sempre quem levou foi o Estado do Pará. Já ouviu falar na ‘Castanha do Pará?’

Pois, é.

A enchente do Madeira e a interrupção do tráfego normal da rodovia federal revelaram uma realidade ainda desconhecida da maioria do Acre.

Estão estacionadas em Rondônia esperando o nível das águas baixarem três carretas abarrotadas de castanha para serem beneficiadas pela Cooperacre.

Vindas de onde essa castanha?

Acredite, se quiser: vindas do Pará.

O grande beneficiário de todo o Século XX da castanha da Amazônia, inclusive da nossa castanha, hoje envia o seu produto para o Acre afim de que aqui seja feito todo o processo de beneficiamento.

É pouco?

Depende.

O Acre sempre sonha com o impossível. E, como ensina Confúcio, sonhar o impossível é o primeiro passo para torná-lo possível.


Prejuízos de quem produz

Aos que insistem em dizer que o Estado do Acre não produz nada uma informação:

As chamadas cadeias produtivas da carne e da madeira estão vivendo o seu inferno astral devido à interrupção da BR-364, em Rondônia, por conta da enchente do Madeira.

O Acre, que não produz (é o que repete todo dia a oposição Tucana, Peemedebista e o Demo) exporta sua madeira para vários países do mundo e tem a carne mais valorizada do Brasil, pois aqui os pastos são naturais.

Restaurantes do Sudeste que recebem e exigem carne do Acre, pois é politicamente correto vender carne da terra do berço do ambientalismo, já perceberam e agora entendem a tragédia da enchente do Rio Madeira.


foto: marcus vicenti

selfie do ano

O Selfie da classe C 

A elite tucana tem horror à melhoria de vida da classe C.

Na visita da presidenta Dilma a Rio Branco, a população fez a festa com a mandatária.

E deu tempo até para produzir o Selfie do ano.

Os pobres também têm smartphone

[Selfie: autorretrato; foto tirada pela própria pessoa]

 

Selfie de campanha

selfie2

Todos os prováveis candidatos querem estar ao lado da Flor.

É o Selfie preferido de quem vai atrás de votos.

locais doações foto

Apelo à oposição 

Não!

O anúncio oficial dos locais onde se pode entregar os donativos para os desabrigados não é um espaço publicitário para a coluna.

É apenas uma sugestão para a oposição se dirigir aos referidos endereços e deixar sua contribuição às vítimas da enchente do Rio Acre.

Porque não se vê os mandas-chuva e pretensos candidatos nos locais de alagamentos.

Pelo contrário: durante a última semana fizeram a festa no interior organizando a campanha eleitoral.

Enquanto isso, o governador Tião, a deputada Perpétua e o prefeito Marcus Alexandre não saem do meio dos desabrigados.

Bem…Os endereços estão aí!

Por favor, voluntários que recebem os donativos, recebam bem o pessoal da oposição e suas contribuições aos necessitados.

[Locais de coleta: prefeitura da capital, IBB, Araújo Aviário e Tangará, Catedral, Igreja Santa Inês, Igreja Internacional da Graça, Igreja Filadélfia, Makro, Via verde Shopping]


Na Antártida

Os senadores Jorge Viana e Aníbal já estavam fora do país (estão em missão do Senado ao Continente gelado) quando souberam da visita da presidenta Dilma Rousseff ao Acre.

Eles ligaram para o governador Tião Viana explicando os motivos de não poderem estar aqui.

Tudo certo.

Aí vem o candidato João Plenário (aquele da Praça É Nossa com o paletó cheio de notas de 100 coladas) alegar que não foi convidado para receber Dilma.

Quem estava em Rio Branco – e quis –  foi lá e recebeu a presidenta.

O povo, os desabrigados da enchente, que também não sabiam da vinda dela, são a maior prova.


Que animosidade!

Os porta-vozes da oposição passaram o sábado  falando de suposta malquerença, prevenção, ressentimentos entre a presidenta Dilma Rousseff e o governador Tião.

Impressionante ‘como tinham razão.’

A imagem fala por si.

dilmaetiao


Viu no que deu

Da primeira vez Dilma veio em solidariedade.

Na próxima deve vir entregar o Complexo do Peixe e o ‘Cidade do Povo.’

Com o apoio que recebeu da população em Rio Branco, com certeza, a oposição já está rezando para a presidenta nunca mais pisar por aqui.

Aqui mesmo

A maior fábrica de Beneficiamento de Castanha do Brasil está localizada no Parque Industrial de Rio Branco.

Produzindo…

A realidade se impõe

As colunas políticas e sítios que fazem duro ataque ao governo da Frente Popular no Acre tiveram que se render ao fato mais importante da política no Acre em 2014: a visita da presidenta Dilma Rousseff.

Agora o jeito é sair procurando outra bandeira…


O que eles (oposição) diziam:

A Dilma não gosta do povo do Acre

É verdade…

Veja como a presidenta tratou mal o povo acreano.

dilma retibui



Receba as notícias de oestadoacre.com direto no celular... entre na comuna


Tags: acrecoluna do branapolítica
EnviarCompartilhar1Compartilhar

Notícias Relacionadas

Alunos do CMET ajudam famílias com arrecadação solidária

Alunos do CMET ajudam famílias com arrecadação solidária

9 de março de 2024

Diante da situação das famílias atingidas pela cheia do rio Acre, 14 alunos do terceiro ano do ensino médio do...

domingo

Pe. Massimo…: ‘Esteja atento’..📹

3 de dezembro de 2023

Coluna de domingo de Pe. Massimo...   Canal Público oestadoacre.com no WhatsApp sem limite de adesão – Não é grupo…!...

diálogos

Diálogos, Márcio Batista: Brasil precisa ler mais…📹🧾

1 de dezembro de 2023

Diálogos....vídeo...e abaixo o texto... O relatório Brasil no PISA(programa internacional de avaliaçao dos estudantes) coordenado pela OCDE aponta que ao...

Prefeitura de Sena informa que pagou servidor efetivo e falta trabalhadores temporários

Prefeito convoca reunião de emergência em Sena para este sábado

14 de novembro de 2014

Calafrios no primeiro escalão da prefeitura de Sena Madureira. Estão convocados todos os secretários e sub para uma reunião no...

Não é o Detran… É a eleição, cidadão!

31 de julho de 2014

Sawana Carvalho, do Detran AC   Os boatos de que o Detran estaria programando ofensiva insana contra os motoristas e...

Mais lidas

  • sena

    Caso Galpão: MP abre procedimento de ‘notícia de fato’ em Sena

    23 Compartilhamentos
    Compartilhar 9 Tweet 6
  • Prefeitura de Sena troca secretário de finanças

    20 Compartilhamentos
    Compartilhar 8 Tweet 5
  • Robert Prevost é o novo Papa Leão XIV — estadunidense, com alma peruana e contra o trumpismo

    15 Compartilhamentos
    Compartilhar 6 Tweet 4
  • PF desmente fake news: irmão do Lula não é investigado em fraude no INSS📹

    43 Compartilhamentos
    Compartilhar 17 Tweet 11
  • Reconstrução do Santa Juliana, em Sena: confirmado encontro sen Petecão e bispo Dom Joaquín

    13 Compartilhamentos
    Compartilhar 5 Tweet 3

Últimas Notícias

sorriso

Valorizar o SUS…(e defendê-lo sempre!)…Sorriso conta…📹

10 de maio de 2025
familia

Saúde na Escola: Rio Branco começa vacinação na Cidade do Povo

10 de maio de 2025
mancio

Presidente da Aleac articula mutirão de cirurgias em Mâncio Lima

10 de maio de 2025
notas

8,5 mil CLT no Acre já recorreram ao consignado do trabalhador

10 de maio de 2025
‘Bêbado analfabeto’ coleciona doutorados…

‘Bêbado analfabeto’ coleciona doutorados…

10 de maio de 2025
  • oestadoacre
  • Fale Conosco

oestadoacre.com
E-mail: oestadoacre@gmail.com
Ajude manter oestadoacre - Pix chave: oestadoacre@gmail.com
Resp - J R Braña B.

Nenhum resultado
Ver todos os resultados
  • Capa
  • Últimas Notícias
  • Acre
  • Sena Madureira
  • Diversos
  • Vídeos

oestadoacre.com
E-mail: oestadoacre@gmail.com
Ajude manter oestadoacre - Pix chave: oestadoacre@gmail.com
Resp - J R Braña B.