Tudo é política!
sexta-feira, maio 9, 2025
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
OEstadoAcre.com
  • Capa
  • Últimas Notícias
  • Acre
  • Sena Madureira
  • Diversos
  • Vídeos
  • Capa
  • Últimas Notícias
  • Acre
  • Sena Madureira
  • Diversos
  • Vídeos
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
OEstadoAcre.com
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
Home Coluna do Brana

Acre terá mais 100 vagas em curso de Medicina (Tião e Perpétua anunciam em M.U e Sena)

por oestadoacre.com
27 de julho de 2014
em Coluna do Brana
Mandar no Zap
sena tv jorge e perpetua
Fotos: Juan Diaz, em Sena Madureira

No dia que a deputada e candidata Perpétua retomou sua campanha rumo ao senado o governador Tião Viana, também candidato à reeleição – anunciou em Manoel Urbano e Sena Madureira que já está tudo certo para que uma universidade do Acre possa oferecer 100 vagas em curso de Medicina.

Hoje a UFAC oferece 40.

E já se formaram aqui no Estado 280 médicos.

Bem, essa história de curso de medicina no Acre tem um sonhador.

Algum parlamentar da Oposição?

Quem dera…

O sonhador que tornou realidade essa quimera foi o então senador Tião Viana que lá atrás trabalhou para que a Universidade Federal pudesse oferecer o curso de Medicina.

E conseguiu.

Já foi até padrinho de turma que se formou.

Pois bem:

Só que as 40 vagas da nossa UFAC já são poucas.

Vem aí mais 100 vagas numa universidade particular, que o governo vai possibilitar que através de bolsa do Governo Federal os interessados possam cursar medicina.

-Toda a burocracia no MEC já está resolvida – disse o governador nos atos da Frente Popular nos dois municípios citados.

Post scriptum: e alguns da Oposição  diziam que era conversa mole do então senador Tião Viana que um dia o Acre teria um curso de medicina.

 


 

UFAC em todos os 22 municípios será o desafio de Perpétua

perpetua sena

 

Na sua volta ao corpo-a-corpo da campanha, a candidata ao senado Perpétua assumiu compromisso em M.U e Sena que dedicará o seu mandato para que a Universidade Federal chegue nos 22 municípios do Estado.

-Quero assumir esse compromisso de ajudar o governo Tião Viana a levar a UFAC para todos os municípios do Acre – disse.

Outro tema relevante foi a luta pela manutenção dos ramais no Acre, onde todo ano é preciso fazer todo o trabalho que foi feito no ano anterior.

Perpétua lembrou que engenheiros do Acre junto ao governador estão estudando a possibilidade de usar nos ramais um tipo de material mais resistente na sub-base chamada de Pedra-Rachão.

Segundo Perpétua, no senado se empenhará para garantir recursos suficientes para que o governo do Acre consiga dar uma resposta mais efetiva na luta contra a deterioração dos ramais.

-O Tião Viana me falou disso e me comprometo a ajudar no senado para que o nosso governo possa de uma vez resolver o problema dos ramais.

Segundo o Deracre, são mais de 13 mil km de ramais nos municípios acreanos e pelo menos 1 milhão de metros cúbicos de Pedra-Rachão seriam necessários para atender a demanda.

Post scritpum: ou seja a Frente Popular busca a solução, enquanto a Oposição busca o problema.

 


 

Pra quê serve um eleitor boracho?

 

É real.

No Acre só uma campanha política até agora está nas ruas.

É a da Frente Popular.

Não se vê campanha, campanha dos partidos contrários ao governo.

O que tá havendo?

Quem estava pagando bebida alcóolica para jovens eleitores pobres no município de Manoel Urbano na manhã de sábado?

As cenas de Manoel Urbano chocaram.

Jovens  bêbados com adesivos do Aécio Neves e seus aliados aqui no Acre pegaram muito mal na manhã de sábado na cidade banhada pelo Purus.

Tudo bem que beber e construir aeroporto em fazenda do titio tem tudo a ver com o Aécio, mas…

É assim que se faz campanha política?

Em bares?

Que o TRE fique de olhos nos aproveitadores da desgraça humana em plena campanha eleitoral.

 


 

A direita teme o Estado

 

Autor – Maurício Dias
carta capital

Quem não se lembra da frase de George Soros, dita em 2002 e retransmitida pela mídia brasileira, “em cadeia nacional”, de que a vitória de Lula “seria o caos”?

Era a mão visível do mercado pregando o terrorismo.

Em 2014, a coisa não está tão longe disso. O ex-funcionário de Soros e ex-presidente do Banco Central Arminio Fraga, apontado como czar da economia se Aécio ganhar a eleição, chegou a afirmar que “a possibilidade” de Dilma vencer no primeiro turno “poderia ter o mesmo efeito que a vitória de Lula em 2002”.

Naquele ano, o dólar, premeditadamente, foi empurrado para a porta dos 4 reais e ameaçava a estabilidade econômica. Hoje, após transitar por gabinetes refinados no universo empresarial e político, eis o que pensa Fraga, interpretado por jornalistas sintonizados com os interesses conservadores, já prontos a descartar o desfecho da eleição no primeiro turno.

“A derrota do PT no segundo turno poderia fazer a Bolsa de Valores retomar o crescimento depois de ter caído quase 40% nos anos Dilma.”

Dilma significaria o caos, ou quase. Provaria isso o efeito do empate técnico, no segundo turno, projetado pelo resultado da pesquisa DataFolha mais recente. Conhecidos os porcentuais, o Ibovespa subiu “empurrado pelas ações das estatais”.

Aqui o argumento econômico não encobre mais o conteúdo político. Esse é o conflito do “lobo mau” (o Estado) com a “raposa” (o mercado), que, como se sabe, não pode ficar sozinha no galinheiro.

Não por acaso este início de disputa eleitoral mostra uma mudança no discurso da oposição. Inicialmente, Aécio cresceu quando passou a disparar contra o PT. Valeu-se da pauta de acusações que norteia os tucanos. Agora, para driblar o difícil conflito de programas administrativos, pelos quais Dilma leva vantagem, os tucanos se aproximam do terrorismo econômico para conter a influência do Estado.

O medo produz o pesadelo. Teme-se o avanço estatal se o governo continuar sob controle de Dilma. Isso expõe, com falsa razão, o contágio ideológico.

É verdade e não se trata de segredo que o Estado, no governo Dilma, tem função importante na condução das políticas de governo exatamente onde o mercado falha ou não investe por dúvidas sobre o retorno lucrativo.

Essa é a verdadeira moldura do debate da eleição de 2014.

Em dois meses, arredondando os dias, os brasileiros vão escolher quem os governará por mais quatro anos, a partir de 2015. E já não há dúvida, salvo uma mudança sobrenatural, que a disputa será mais uma vez entre petistas e tucanos. Eduardo Campos (PSB) está fora. Faz apenas o papel de coadjuvante.

O PSDB comandou o país por oito anos com Fernando Henrique Cardoso. O PT vai completar 12 anos de poder, contando os oito anos de Lula e os quatro de Dilma.

Essa é uma luta política encarniçada e vai muito além de rivalidades pessoais passadas, entre os dois ex-presidentes ou entre os atuais postulantes ao cargo. No caso de Dilma, o segundo mandato. A competição busca o poder. Expõe diferenças programáticas e consolida o embate, que não foi expulso da história, entre a direita e a esquerda.


Por hoje, FIM
Leia nas páginas numeradas abaixo as colunas anteriores


Receba as notícias de oestadoacre.com direto no celular... entre na comuna


Tags: acrecoluna do branapolítica
EnviarCompartilhar1Compartilhar

Notícias Relacionadas

Alunos do CMET ajudam famílias com arrecadação solidária

Alunos do CMET ajudam famílias com arrecadação solidária

9 de março de 2024

Diante da situação das famílias atingidas pela cheia do rio Acre, 14 alunos do terceiro ano do ensino médio do...

domingo

Pe. Massimo…: ‘Esteja atento’..📹

3 de dezembro de 2023

Coluna de domingo de Pe. Massimo...   Canal Público oestadoacre.com no WhatsApp sem limite de adesão – Não é grupo…!...

diálogos

Diálogos, Márcio Batista: Brasil precisa ler mais…📹🧾

1 de dezembro de 2023

Diálogos....vídeo...e abaixo o texto... O relatório Brasil no PISA(programa internacional de avaliaçao dos estudantes) coordenado pela OCDE aponta que ao...

Prefeitura de Sena informa que pagou servidor efetivo e falta trabalhadores temporários

Prefeito convoca reunião de emergência em Sena para este sábado

14 de novembro de 2014

Calafrios no primeiro escalão da prefeitura de Sena Madureira. Estão convocados todos os secretários e sub para uma reunião no...

Não é o Detran… É a eleição, cidadão!

31 de julho de 2014

Sawana Carvalho, do Detran AC   Os boatos de que o Detran estaria programando ofensiva insana contra os motoristas e...

Mais lidas

  • sena

    Prefeitura de Sena troca secretário de finanças

    18 Compartilhamentos
    Compartilhar 7 Tweet 5
  • PF desmente fake news: irmão do Lula não é investigado em fraude no INSS📹

    42 Compartilhamentos
    Compartilhar 17 Tweet 11
  • Robert Prevost é o novo Papa Leão XIV — estadunidense, com alma peruana e contra o trumpismo

    14 Compartilhamentos
    Compartilhar 6 Tweet 4
  • Reconstrução do Santa Juliana, em Sena: confirmado encontro sen Petecão e bispo Dom Joaquín

    13 Compartilhamentos
    Compartilhar 5 Tweet 3
  • BR-364 cede com chuvas, mas reabertura já está prevista, diz Dnit

    75 Compartilhamentos
    Compartilhar 30 Tweet 19

Últimas Notícias

TJAC e OCA se unem para melhorar atendimento ao cidadão

TJAC e OCA se unem para melhorar atendimento ao cidadão

8 de maio de 2025
Rendimento médio dos brasileiros chega a R$ 3.057, recorde desde 2012

Rendimento médio dos brasileiros chega a R$ 3.057, recorde desde 2012

8 de maio de 2025
Bocalom convoca mais de 300 servidores municipais

Bocalom convoca mais de 300 servidores municipais

8 de maio de 2025
Padre Massimo no Fluxo: ‘Papa Francisco respondeu minha carta’ — agora quer escrever ao Papa Leão 14 sobre a Cidade do Povo 📹

Padre Massimo no Fluxo: ‘Papa Francisco respondeu minha carta’ — agora quer escrever ao Papa Leão 14 sobre a Cidade do Povo 📹

8 de maio de 2025
papa leão

Fluxo 80525: Papa Leão 14..(com Pe. Massimo)..20h…

8 de maio de 2025
  • oestadoacre
  • Fale Conosco

oestadoacre.com
E-mail: oestadoacre@gmail.com
Ajude manter oestadoacre - Pix chave: oestadoacre@gmail.com
Resp - J R Braña B.

Nenhum resultado
Ver todos os resultados
  • Capa
  • Últimas Notícias
  • Acre
  • Sena Madureira
  • Diversos
  • Vídeos

oestadoacre.com
E-mail: oestadoacre@gmail.com
Ajude manter oestadoacre - Pix chave: oestadoacre@gmail.com
Resp - J R Braña B.