Tudo é política!
quinta-feira, outubro 30, 2025
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
OEstadoAcre.com
  • Capa
  • Últimas Notícias
  • Acre
  • Sena Madureira
  • Diversos
  • Vídeos
  • Capa
  • Últimas Notícias
  • Acre
  • Sena Madureira
  • Diversos
  • Vídeos
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
OEstadoAcre.com
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
Home Acre

Aleac aprova vários projetos parlamentares e do Executivo

por oestadoacre.com
6 de outubro de 2021
em Acre
aleac
Mandar no Zap

#aleac

divulgaçãoaleac

fotos

Aleac aprova projetos de autoria parlamentar e do Executivo

Os deputados estaduais aprovaram na Ordem do Dia desta quarta-feira (6), o projeto de lei que transfere para a Secretaria de Estado de Fazenda (Sefaz), a elaboração do Orçamento do Estado. Com isso, a Secretaria de Estado de Planejamento e Gestão (Seplag) deixará de elaborar a peça orçamentária.

O deputado Edvaldo Magalhães (PC do B) votou contra a matéria por entender que a iniciativa do governador Gladson Cameli é um “desprezo ao planejamento”.

“Essa iniciativa é, na verdade, um desprezo pelo planejamento, é isso que estamos aprovando aqui. Para um governo que não sabe o que é planejar, está tudo bem”, enfatizou.

Já para o líder do governo, deputado Pedro Longo (PV), não há razão de contrariedade na matéria. “Essa iniciativa vem depois de um consenso estabelecido. O governo do Estado chegou à conclusão de que centralizando o orçamento e financeiro na Sefaz, basicamente, daria maior agilidade ao governo”, explicou.

Os deputados aprovaram, ainda, o Projeto de Lei que “Altera a Lei nº 3.729, 15 de abril de 2021 que institui o Programa Estadual Auxílio do Bem. A matéria explica que um dos motivos adotado para a instituição do programa auxílio do bem foi a redução da atividade econômica e o consequente agravamento da situação de vulnerabilidade das famílias que estão próximas a linha de pobreza, pois estima-se que grande parte dessas famílias perderam a renda advinda do trabalho informal, crescendo a preocupação em ofertar a assistência a milhares de famílias que se encontram nessa situação, nas zonas rurais e urbanas do Estado.

O PL 131/2021, de autoria do poder executivo, que institui o Programa Estadual de Cidadania Fiscal, também foi aprovado em redação final, no Plenário da Aleac. A proposição está alinhada à diretriz estabelecida pelo Conselho Nacional de Política Fazendária (CONFAZ), que destaca a importância de se estabelecer um programa de consciência tributária, e instituiu um programa nacional e permanente de conscientização tributária.

Com a proposta, almeja-se atentar o cidadão para o papel social de fiscalização dos recursos públicos, desde sua arrecadação, aplicação e fiscalização, contribuindo, assim, para o aperfeiçoamento da transparência e participação popular no trato da aplicação dos recursos públicos e legitimando, socialmente, a atuação do Fisco.

O Projeto de Lei que altera a Lei nº 3.760, de 19 de julho de 2021, que institui o Programa de Estímulo à Construção Civil para Geração de Emprego e Renda (PEC/GER-AC), a fim de modificar a forma de compensação do crédito orçamentário, também obteve a aprovação dos deputados.

aleac

Projetos de autoria parlamentar

Os parlamentares aprovaram o Projeto de Lei de autoria do deputado Roberto Duarte (MDB) que prevê a criação da Carteira Estadual da Pessoa com Transtorno do Espectro Autista (CEPTEA) no Acre.

O PL prevê que as pessoas com TEA tenham preferência no atendimento em repartições públicas, empresas concessionárias de serviços públicos, instituições financeiras e nos estabelecimentos privados comerciais de serviços. Além de ter prioridade na concessão de vagas em creches e escolas da Rede Pública de Ensino e direito a 50% de desconto em ingressos de eventos culturais pagos ocorridos no Estado do Acre, tais como teatros, cinemas e exposições.

“Nós ficamos felizes com a aprovação do projeto na Aleac porque representa nossa prioridade, que é garantir qualidade de vida para os acreanos”, disse o emedebista.

O Projeto de Lei de autoria do deputado Edvaldo Magalhães (PC do B) que denomina o Galpão Cultural de Tarauacá, de Giovanni Accioly, também foi aprovado. A nomenclatura é uma homenagem ao cantor que faleceu em 2020, vítima de acidente automobilístico. A matéria vai ao plenário na próxima terça-feira, 21.

“Giovanni, juntamente com seu pai, fez do galpão o espaço dos artistas tarauacaenses, especialmente, os músicos. Desenvolveu o projeto “Formação Cultural e Inclusão Social – Ponto de Cultura”, que durante três anos realizou oficinas e espetáculos de diversas modalidades culturais com crianças, jovens e adultos, tocou todos os festivais ali realizados, desenvolveu o projeto “Quinta Cultural”, ajudou a promover encontros institucionais para discutir a cultura, ajudou a cuidar e manter o galpão sempre conservado. Giovanni é merecedor dessa homenagem”, disse Edvaldo Magalhães.

Também foi aprovado o Projeto de Lei n° 99/2019, de autoria do deputado Chico Viga (Podemos), que prevê a obrigatoriedade de incluir absorventes femininos aos itens de higiene das unidades de ensino, disponibilizando-os, gratuitamente, nos banheiros das escolas públicas estaduais do Acre.

O parlamentar defende que o projeto visa corrigir o retrocesso alcançado referente a dignidade e ao desenvolvimento sadio e harmonioso da criança e do adolescente, bem como homologar uma nova era onde o respeito e os valores inerentes a pessoa humana sejam integralmente resguardados.

“Os absorventes íntimos não são objetos supérfluos e sim, de necessidade básica. Trata-se, portanto, de uma questão de proteção e higiene, além de evitar situações de constrangimento e vexame. Esse projeto visa corrigir o retrocesso alcançado referente a dignidade e ao desenvolvimento sadio e harmonioso da criança e do adolescente, bem como homologar uma nova era onde o respeito e os valores inerentes a pessoa humana sejam integralmente resguardados”, justificou.

O PL n° 115/2021, de autoria do deputado Roberto Duarte (MDB), que institui o ensino da Lei Maria da Penha nas escolas, também foi aprovado em redação final. A matéria tem o intuito de conscientizar crianças, jovens e professores sobre a importância do respeito aos diretos humanos e, ainda, impulsionar reflexões sobre o combate à violência contra a mulher.

O ensino da Lei Maria da Penha será desenvolvido ao longo de todo o ano letivo, realizando no mês de novembro uma programação específica em alusão ao dia 25, instituído pela Assembleia Geral da Organização das Nações Unidas como o Dia Internacional da Não-Violência Contra a Mulher.

“Somos o Estado mais violento em crimes contra a mulher, e essa é uma forma de coibir e punir os agressores, proibindo-os de assumir qualquer cargo público em qualquer órgão. A Lei Maria da Penha tem que fazer o cidadão agressor refletir sobre seus atos” disse o emedebista.

Aleac aprova projeto que cria Centro de Apoio Legislativo às Câmaras Municipais

Os deputados estaduais aprovaram, ainda, o Projeto de Resolução nº 1/2021 de autoria da Mesa Diretora da Aleac, que cria o Centro de Apoio Legislativo às Câmaras Municipais – CEALC.

Buscando a integração e a qualificação dos vereadores de todo o estado, a ALEAC, através da Escola do Legislativo Acreano, está lançando o Centro de Apoio Legislativo às Câmaras Municipais, um espaço institucional de relacionamento entre a Assembleia e as Câmaras Municipais.

Os vereadores e servidores do parlamento municipal receberão um atendimento de qualidade e terão acesso a diversos serviços gratuitos, como assessoria jurídica, materiais de apoio e um escritório com computador, internet, impressora e sala de reuniões, localizado na sede da ALEAC.

A proposta tem como objetivo integrar as Câmaras Municipais à Assembleia Legislativa, à Câmara dos Deputados e ao Senado Federal, mediante projetos voltados à qualificação técnica e à valorização do ato de legislar; oferecer aos vereadores e assessores das Câmaras Municipais suporte técnico nas atividades legislativas e compartilhamento de experiências do Poder Legislativo.

O CEALC manterá link hospedado na página da ALEAC, na internet, para divulgação de iniciativas inovadoras das Câmaras Municipais e atendimento das demandas encaminhadas pela comunidade do Legislativo Municipal, relativas a: I – processo legislativo; II – estrutura, competência e funcionamento do CEALC; III – exercício das atribuições do Poder Legislativo.

Texto: Mircléia Magalhães/Agência Aleac
Revisão: Suzame Freitas


Receba as notícias de oestadoacre.com direto no celular... entre na comuna


Tags: acrealeacdeputados
EnviarCompartilhar1Compartilhar

Notícias Relacionadas

Hortência em Sena…evento no Colégio Dom Julio nesta tarde

Hortência em Sena…evento no Colégio Dom Julio nesta tarde

30 de outubro de 2025

GdA - (...) Hortência chegou em Rio Branco quando passavam das 11h seguiu pela Rodovia 364, para o município de...

O ressentimento é a arma dos fracos

O ressentimento é a arma dos fracos

30 de outubro de 2025

O ressentimento é o motor da extrema-direita. Alimenta-se do ódio, das frustrações e da inveja que carrega... Quem se identifica...

violencia

ONU se diz ‘horrorizada’ com operação no Rio📹

30 de outubro de 2025

Falta de inteligência policial deixa ao menos 130 mortos no Rio de Janeiro. Mais de 72 corpos encontrados pela própria...

Rossi segura tudo e FLA vai à final da Libertadores📹

Rossi segura tudo e FLA vai à final da Libertadores📹

29 de outubro de 2025

Com um jogador a menos, o rubro-negro segurou o empate por 0 a 0 com o Racing, na Argentina, e...

Bebê acreano de 4 meses é transferido para hospital de referência em São Paulo

Bebê acreano de 4 meses é transferido para hospital de referência em São Paulo

29 de outubro de 2025

Por Agnes Cavalcante Sesacre- O GdA confirmou nesta quarta-feira (29) a transferência do bebê Calebe de Souza, de apenas quatro...

Mais lidas

  • correios

    O Mercado Livre privado e os Correios estatal…o problema e a solução

    20 Compartilhamentos
    Compartilhar 8 Tweet 5
  • Hortência em Sena…dia 30…⛹️‍♂️

    20 Compartilhamentos
    Compartilhar 8 Tweet 5
  • Câmara de Sena…’Hospital e o besouro, iluminação e café nas escolas’…📹

    14 Compartilhamentos
    Compartilhar 6 Tweet 4
  • GdA anuncia reforma em Museu de Sena sem combinar com a Diocese

    14 Compartilhamentos
    Compartilhar 6 Tweet 4
  • Boa notícia, mas poderia ser excelente: Bujari-Porto Acre agora em 38km apenas

    13 Compartilhamentos
    Compartilhar 5 Tweet 3

Últimas Notícias

especilista

Acre recebe o programa ‘Agora Tem Especialista’ do Gov Lula

30 de outubro de 2025
fies

Renegociação de dívidas do Fies começa neste sábado (1º)

30 de outubro de 2025
Hortência em Sena…evento no Colégio Dom Julio nesta tarde

Hortência em Sena…evento no Colégio Dom Julio nesta tarde

30 de outubro de 2025
Merendeiras do Acre…

Merendeiras do Acre…

30 de outubro de 2025
geraldo

Heloisa Vilela entrevista o vice Geraldo Alckmin ..📹

30 de outubro de 2025
  • oestadoacre
  • Fale Conosco

oestadoacre.com
E-mail: oestadoacre@gmail.com
Ajude manter oestadoacre - Pix chave: oestadoacre@gmail.com
Resp - J R Braña B.

Nenhum resultado
Ver todos os resultados
  • Capa
  • Últimas Notícias
  • Acre
  • Sena Madureira
  • Diversos
  • Vídeos

oestadoacre.com
E-mail: oestadoacre@gmail.com
Ajude manter oestadoacre - Pix chave: oestadoacre@gmail.com
Resp - J R Braña B.