Tudo é política!
segunda-feira, setembro 8, 2025
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
OEstadoAcre.com
  • Capa
  • Últimas Notícias
  • Acre
  • Sena Madureira
  • Diversos
  • Vídeos
  • Capa
  • Últimas Notícias
  • Acre
  • Sena Madureira
  • Diversos
  • Vídeos
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
OEstadoAcre.com
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
Home Acre

Crônica de Dandão: O macumbeiro inimigo

por oestadoacre.com
21 de outubro de 2023
em Acre
cronica dandão
Mandar no Zap
Francisco Dandão – O futebol, eu não me canso de dizer, não se resume aos minutos jogados (os 90 e mais os acréscimos), aqueles que todo mundo vê. Absolutamente não. O futebol é muito mais do que isso. É também o que antecede a partida, aquilo que se convencionou chamar de “bastidores”.
A propósito disso aí que eu disse no primeiro parágrafo, eu estava lembrando por esses dias de uma situação ocorrida com a Seleção Acreana de Juniores de 1979, que disputou o Campeonato Brasileiro da categoria, com sede na bela Boa Vista, capital do acolhedor estado de Roraima.
A referida seleção acreana, dirigida pelos saudosos Airton Baú (atacante lendário do futebol estadual) e Campos Pereira (ex-zagueiro e radialista dos mais importantes da história do Acre), saiu de Rio Branco cheia de expectativas de fazer boa figura e atropelar os seus adversários.
Todo mundo acreditava naquela seleção acreana. Afinal, nela pontificavam vários garotos muito talentosos, a maioria deles, apesar da pouca idade, já fazendo parte dos elencos principais dos respectivos clubes. Com tanta gente boa, os meninos saíram do Acre com ares de favoritos.
Na posição de goleiro, por exemplo, disputavam a titularidade ninguém menos do que Normando e Klowsbey. Com qualquer um dos dois, a meta acreana estaria bem guardada. Enquanto isso, para a zaga estavam disponíveis, entre outros, os ótimos Moisés, Jaime, Lécio, Cleber e Markito!
Sem falar (mas já falando) dos atacantes Roberto Ferraz, Ademir Pereira (o famoso Gorão), Neto e Litro, bem como dos meias/volantes Carioca, Edson Izidório, Gilmar, Viete e Gerson. Tudo figurinha carimbada nas listas da galera que frequentava o “Vietnã” do vetusto “José de Melo”.
Quando a bola rolou, porém, nada saiu como estava previsto e a seleção acreana apenas empatou com os seus dois primeiros adversários: 0 a 0 com a seleção amazonense e 1 a 1 com a seleção de Roraima. Fato que transformou de vida ou morte o terceiro jogo, contra a seleção do Amapá.
Sabendo da situação da turma do Acre, eis que na manhã do jogo contra o Amapá, apareceu um sujeito na concentração da seleção acreana se dizendo de profissão macumbeiro e garantindo que sabia como acabar com o “azar” que amarrava as pernas dos jovens craques e os impedia de vencer.
Airton Baú e Campos Pereira se reuniram, fizeram uma vaquinha e resolveram contratar o sujeito. Serviço feito, os meninos foram para o jogo. Mas a exibição foi pior do que as anteriores e levaram um pau de 3 a 0 do Amapá. Só uns dias depois foi descoberto que o macumbeiro era amapaense!
Francisco Dandão – cronista e tricolor – do profissional ao amador no futebol, Dandão sabe tudo e um pouco mais
……
✔Opinião assinada neste blog é de responsabilidade de seu autor e não representa o pensamento de oestadoacre, necessariamente.

Receba as notícias de oestadoacre.com direto no celular... entre na comuna


Autor: oestadoacre
Tags: cronicadandãofutebol
EnviarCompartilhar1Compartilhar

Notícias Relacionadas

Paulista tomada por ato bolsonarista…📹

Paulista tomada por ato bolsonarista…📹

7 de setembro de 2025

Tô na Avenida Paulista agora e a cena é... Trio elétrico, gritaria, faixas contra Alexandre de Moraes e até um...

mãe

Mãe, na década de 50…no internato do Santa Juliana, em Sena…📹

7 de setembro de 2025

Dois milagres... A mãe que está vivinha da silva rumo aos 90 e a IA que dá vida, movimento a...

7 de Setembro

7 de Setembro

7 de setembro de 2025

  Bom dia, Acre, Brasil, mundo... Independência é povo comendo, estudando e trabalhando com dignidade. “Não” ao retrocesso e “sim”...

nota

Oito presos fogem em Cruzeiro do Sul e visitas são suspensas

6 de setembro de 2025

Oito presos fugiram do Presídio Manoel Neri da Silva em Cruzeiro do Sul neste sábado (6), abrindo um buraco na...

variante

Gov GladsonC, com ajuda de milhões do governo federal, entrega variante de Xapuri

6 de setembro de 2025

GdA - (...) A Estrada da Variante, em Xapuri, foi oficialmente entregue aos mais de 18 mil moradores do município...

Mais lidas

  • rio iaco

    Quando uma cidade não respeita o seu rio….e a si própria…📹

    21 Compartilhamentos
    Compartilhar 8 Tweet 5
  • Sinteac: ‘GdA contrata amiga da namorada, namorado da amiga’….e pros professores…👎

    25 Compartilhamentos
    Compartilhar 10 Tweet 6
  • Lula tenta apressar o PIB, o Banco Central desacelera

    20 Compartilhamentos
    Compartilhar 8 Tweet 5
  • ’40 crianças sofreram estupro em Sena este ano’, denuncia vereadora…📹

    17 Compartilhamentos
    Compartilhar 7 Tweet 4
  • Ontem sendo hoje….retrato vivo da família em movimento…📹

    15 Compartilhamentos
    Compartilhar 6 Tweet 4

Últimas Notícias

festmandi

FestMandi 2025 em Sena: ‘Pena que não é meu caso’…📹

7 de setembro de 2025
Paulista tomada por ato bolsonarista…📹

Paulista tomada por ato bolsonarista…📹

7 de setembro de 2025
futebol

América-RN vs Santa Cruz ao vivo na Série D

7 de setembro de 2025
patriotas

Os ‘patriotas’ traidores do Brasil apelam a um governo estrangeiro

7 de setembro de 2025
manipulação

Capa da Veja sobre julgamento no STF foi manipulada por Flávio Bolsonaro

7 de setembro de 2025
  • oestadoacre
  • Fale Conosco

oestadoacre.com
E-mail: oestadoacre@gmail.com
Ajude manter oestadoacre - Pix chave: oestadoacre@gmail.com
Resp - J R Braña B.

Nenhum resultado
Ver todos os resultados
  • Capa
  • Últimas Notícias
  • Acre
  • Sena Madureira
  • Diversos
  • Vídeos

oestadoacre.com
E-mail: oestadoacre@gmail.com
Ajude manter oestadoacre - Pix chave: oestadoacre@gmail.com
Resp - J R Braña B.