Tudo é política!
quarta-feira, outubro 29, 2025
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
OEstadoAcre.com
  • Capa
  • Últimas Notícias
  • Acre
  • Sena Madureira
  • Diversos
  • Vídeos
  • Capa
  • Últimas Notícias
  • Acre
  • Sena Madureira
  • Diversos
  • Vídeos
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
OEstadoAcre.com
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
Home Acre

Brasil tem 575.930 médicos ativos: 2,81 por mil habitantes

emografia Médica 2024 foi divulgada nesta segunda pelo CFM

por oestadoacre.com
8 de abril de 2024
em Acre
medicos
Mandar no Zap

O Brasil registra, atualmente, 575.930 médicos ativos – uma proporção de 2,81 profissionais por mil habitantes, a maior já registrada no país. Os dados fazem parte da Demografia Médica 2024, divulgada nesta segunda-feira (8) pelo Conselho Federal de Medicina (CFM).

Canal Público oestadoacre.com no WhatsApp… Só clicar aqui, seguir… E pronto!

Desde o início da década de 1990, o número de médicos no país mais que quadruplicou, passando de 131.278 para a quantidade atual, registrada em janeiro de 2024. No mesmo período, a população brasileira aumentou 42%, passando de 144 milhões para 205 milhões, conforme dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

O número de médicos, portanto, aumentou oito vezes mais do que o da população em geral. Entre 1990 e 2023, a população médica registrou crescimento médio de 5% ao ano, contra aumento médio de 1% ao ano identificado na população em geral.

A maior progressão no volume de médicos ocorreu de 2022 a 2023, quando o contingente saltou de 538.095 para 572.960 – um aumento de 6,5%. Com índice de 2,8 médicos por mil habitantes, o Brasil tem hoje taxa semelhante à registrada no Canadá e supera países como os Estados Unidos, o Japão, a Coreia do Sul e o México.

Para o CFM, o crescimento foi impulsionado por fatores como a expansão do ensino médico, sobretudo nas últimas duas décadas, e pela crescente demanda por serviços de saúde.

Escolas médicas

Dados da Demografia Médica mostram que, atualmente, há 389 escolas médicas espalhadas pelo país – o segundo maior número no mundo, atrás apenas da Índia. A quantidade de faculdades de medicina no Brasil quase quintuplicou desde 1990, quando o total chegava a 78. Nos últimos dez anos, a quantidade de escolas médicas criadas (190) superou o total de todo o século passado.

“O CFM vê com muita preocupação a velocidade de abertura de novas escolas médicas e do aumento das vagas em escolas já existentes. A abertura de vagas em escolas médicas é algo de interesse público e deve acontecer por necessidade social”, destacou o supervisor do estudo e conselheiro Donizetti Giamberardino.

“A preocupação do conselho hoje é que se forme médicos de boa qualidade e com princípios éticos, a fim de atender à população”, completou.

Desigualdade

Apesar do significativo aumento no contingente de médicos brasileiros, o CFM considera que ainda há um cenário de desigualdade na distribuição, na fixação e no acesso aos profissionais.

“O Brasil hoje tem número razoável de médicos registrados nos conselhos regionais de medicina, quando comparado às principais nações do mundo. Mas um dos principais problemas ainda é a distribuição desses médicos no país continental que é o Brasil”, avaliou Giamberardino.

Canal Público oestadoacre.com no WhatsApp… Só clicar aqui, seguir… E pronto!

 

Os números mostram que a maioria dos profissionais opta por se instalar nos estados do Sul e do Sudeste e nas capitais, devido às condições de trabalho. Os que vivem no Norte, no Nordeste e em municípios mais pobres relatam falta de investimentos em saúde, vínculos precários de emprego e ausência de perspectivas.

“Esse fato, por si só, trás muita dificuldade de acesso. Acesso é um princípio fundamental do Sistema Único de Saúde (SUS), adotado pelo Brasil em sua Constituição como direito do paciente”, destacou o conselheiro. “Se nós permitirmos que a medicina obedeça a uma lógica de mercado, atendendo às riquezas regionais, vamos promover desigualdade.”

Perfil

A idade média dos médicos em atividade no Brasil é 44,6 anos. Entre os homens, a idade média é 47,4 ano. Já para as mulheres, 42 anos. Observa-se também uma diferença no tempo de formação entre os gêneros: em média, os médicos têm 21 anos de formados, enquanto as médicas têm 16 anos.

Em 2023, os homens ainda representavam, ligeiramente, a maioria entre os médicos com até 80 anos, respondendo por 50,08% do total, enquanto as mulheres representavam 49,92%. Em 2024, a estimativa é que o número de médicas ultrapasse o de médicos. Atualmente, entre os médicos com 39 anos ou menos, as mulheres já constituem maioria, representando 58% em comparação a 42% dos homens.

“Se observarmos os profissionais hoje abaixo de 40 anos, a maioria é formada por mulheres”, destacou Giamberardino. “É uma característica das profissões. A mulher está impondo o seu justo papel de liderança e reconhecimento. Medicina se mede por conhecimento e só tem liderança na medicina quem tem conhecimento.”

Distribuição

O estudo mostra ainda que o aumento no número de médicos ao longo das últimas décadas não resultou em distribuição igualitária pelo país. O Sudeste tem proporção de profissionais superior à média nacional, de 2,81 por mil habitantes. A região tem a maior densidade e proporção de médicos; 3,76 por mil habitantes e 51% do total de médicos, enquanto abriga 41% da população brasileira.

Em contraste, o Norte exibe a menor proporção de médicos (1,73 por mil habitantes), ficando significativamente abaixo da média nacional. O Nordeste, com 19,3% dos médicos e 26,8% da população, apresenta uma razão de 2,22 médicos por mil habitantes, também abaixo da média nacional.

O Sul, por sua vez, com 15,8% dos médicos e 14,8% da população, registra 3,27 médicos por mil habitantes, enquanto o Centro-Oeste, com 9% dos médicos e 8,1% da população, tem 3,39 médicos por mil habitantes, ambos acima da média nacional.

Nas capitais, a média de médicos por mil habitantes alcança o patamar de 7,03, contra 1,89 observada no conjunto das cidades do interior. Ao analisar os extremos dessa distribuição, Vitória registra a maior densidade: 18,68 médicos por mil habitantes. Em contrapartida, no interior do Amazonas, a densidade é de 0,20 médico por mil habitantes.

“O número de médicos é razoável, mas ainda é mal distribuído. Se nós crescermos sem uma política de fixação, isso vai aumentar a desigualdade”, ressaltou Giamberardino.

“Aumentar o número de médicos é algo muito simplista. Precisamos de uma rede de assistência que deve começar pela atenção primária. Esse número de médicos não merece comemoração. Precisamos estar preocupados com a formação desses médicos, que eles continuem num processo de aprendizado. O curso de medicina não é terminativo. O médico necessita de uma obrigação de atualização”, concluiu.

Canal Público oestadoacre.com no WhatsApp… Só clicar aqui, seguir… E pronto!

Receba as notícias de oestadoacre.com direto no celular... entre na comuna


Autor: oestadoacre
Tags: brhabitantesmédicos
EnviarCompartilhar1Compartilhar

Notícias Relacionadas

agenda local

Câmara de Sena…’Hospital e o besouro, iluminação e café nas escolas’…📹

28 de outubro de 2025

1 - Hospital de Sena.... https://youtube.com/shorts/xHWdlWtEVWY?si=CCPOU875HzCC9BKR 2 - Café nas escolas municipais https://youtube.com/shorts/FcDroIq5FDs?si=sebxMi9Tv9LISL9W 3 - Alô, Energisa! https://youtube.com/shorts/3Pvpa5eECAw?si=2uydTdxt3qV_R67z Em tempo:...

do

Sena no D.O…lotação de ex-secretário do município na Sefaz

28 de outubro de 2025

Terça-feira, 28 de Outubro de 2025 - D.O - º 14.137 Portaria SEAD Nº 1083, DE 24 DE outubro DE...

Jornalismo e diversidade em Direitos Humanos

Jornalismo e diversidade em Direitos Humanos

28 de outubro de 2025

Por Carolina Torres O GdA realiza nesta quinta-feira (30), no auditório do Hotel Nobile Suítes, em Rio Branco, a palestra...

correios

O Mercado Livre privado e os Correios estatal…o problema e a solução

27 de outubro de 2025

Vivi a experiência e vou contar. Comprei três produtos no Mercado Livre dias atrás. Dois vieram corretos e o outro,...

pmrb

PMRB: no Dia do Servidor palestra sobre a prevenção de cancer

27 de outubro de 2025

PMRB - A Prefeitura de Rio Branco, por meio do Departamento de Saúde e Segurança do Trabalhador da Empresa Municipal...

Mais lidas

  • rio iaco privado

    Rio Iaco privatizado por madeireira era só o que faltava: prefeito Gehlen no MP

    65 Compartilhamentos
    Compartilhar 26 Tweet 16
  • Barreiras ilegais no leito do Rio Iaco foram retiradas, informa prefeito Gehlen…📹

    24 Compartilhamentos
    Compartilhar 10 Tweet 6
  • Hortência em Sena…dia 30…⛹️‍♂️

    19 Compartilhamentos
    Compartilhar 8 Tweet 5
  • O Mercado Livre privado e os Correios estatal…o problema e a solução

    19 Compartilhamentos
    Compartilhar 8 Tweet 5
  • GdA anuncia reforma em Museu de Sena sem combinar com a Diocese

    13 Compartilhamentos
    Compartilhar 5 Tweet 3

Últimas Notícias

cemitério

PMRB: cemitérios sendo preparados para o Dia de Finados

28 de outubro de 2025
Santa Cruz vs Altos: assista ao vivo o jogo da Série D

Atlético Mineiro vs Del Vale

28 de outubro de 2025
Dep Edvaldo se solidariza com família do bebê José Pedro e denuncia mortes em Feijó

Dep Edvaldo se solidariza com família do bebê José Pedro e denuncia mortes em Feijó

28 de outubro de 2025
agenda local

Câmara de Sena…’Hospital e o besouro, iluminação e café nas escolas’…📹

28 de outubro de 2025
helissandra

28.o…Sessão na Câmara de Vereadores de Sena…📹

28 de outubro de 2025
  • oestadoacre
  • Fale Conosco

oestadoacre.com
E-mail: oestadoacre@gmail.com
Ajude manter oestadoacre - Pix chave: oestadoacre@gmail.com
Resp - J R Braña B.

Nenhum resultado
Ver todos os resultados
  • Capa
  • Últimas Notícias
  • Acre
  • Sena Madureira
  • Diversos
  • Vídeos

oestadoacre.com
E-mail: oestadoacre@gmail.com
Ajude manter oestadoacre - Pix chave: oestadoacre@gmail.com
Resp - J R Braña B.