Tudo é política!
sexta-feira, junho 6, 2025
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
OEstadoAcre.com
  • Capa
  • Últimas Notícias
  • Acre
  • Sena Madureira
  • Diversos
  • Vídeos
  • Capa
  • Últimas Notícias
  • Acre
  • Sena Madureira
  • Diversos
  • Vídeos
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
OEstadoAcre.com
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
Home Acre

MEC criará diretrizes contra o racismo nas escolas

Medida faz parte de política para promover educação étnico-racial

por oestadoacre.com
3 de maio de 2024
em Acre
MEC criará diretrizes contra o racismo nas escolas

charge oestadoacre.com

Mandar no Zap

Por Pedro Rafael Vilela da Abr


O Ministério da Educação (MEC) vai apresentar protocolos de prevenção e resposta ao racismo nas escolas. Os editais com as propostas serão publicados nos próximos meses e poderão ser aplicados em todas as instituições de ensino do país – públicas e privadas. A medida faz parte do desenho da Política Nacional de Educação para as Relações Étnico-Raciais, que deve ser anunciada no próximo dia 14.

Ao todo, a política possui sete eixos, sendo um deles o diagnóstico de monitoramento da implementação da Lei 10.639/2003, que determinou a inclusão obrigatória do ensino de história e cultura afro-brasileira em todas as etapas da educação básica.

O anúncio foi feito em meio a casos recentes de racismo em unidades de ensino. Um deles ocorreu no dia 3 de abril, em Brasília, quando alunos da Escola Franciscana Nossa Senhora de Fátima foram hostilizados com xingamentos racistas por alunos do Colégio Galois, durante uma partida de futsal válida pelo torneio Liga das Escolas. Devido ao episódio, o Colégio Galois – escola privada da capital federal – expulsou alguns dos envolvidos identificados, sendo que outros pediram desligamento da instituição.

Outro caso que teve ampla repercussão foi denunciado pela atriz Samara Felippo, que registrou boletim de ocorrência eletrônico após sua filha, de 14 anos, ter sido vítima de racismo em uma escola de alto padrão em São Paulo.

Segundo a Secretaria Estadual de Segurança Pública (SSP), no registro da ocorrência a atriz mencionou que ofensas racistas foram escritas em um dos cadernos da filha. O caso foi registrado como “preconceito de raça ou de cor” e está sendo analisado pelo 14º Distrito Policial de Pinheiros, na capital paulista. O episódio aconteceu na Escola Vera Cruz, no bairro de Pinheiros, e duas alunas envolvidas foram suspensas pelo colégio.

Uma pesquisa divulgada no ano passado mostrou que 71% das secretarias municipais de Educação não têm ações consistentes para atender a legislação.  Outro estudo divulgado este ano indica que cerca de 90% das turmas de educação de creche e pré-escola ignoram temas raciais.

Para acelerar a implementação da Lei 10.639/2003, o MEC deve anunciar um trabalho de fortalecimento das redes educacionais por meio de um regime de colaboração e coordenação federativa. Estão previstos incentivos financeiros, técnicos e simbólicos na implementação da política nacional de educação das relações étnico-raciais.

Livros didáticos

Segundo o MEC, uma comissão – formada pela Secretaria de Educação Básica (SEB), Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização de Jovens e Adultos, Diversidade e Inclusão (Secadi) e Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) – tem produzido análises para aperfeiçoar editais do Programa Nacional do Livro e do Material Didático (PNLD).

Esse programa avalia e disponibiliza obras didáticas, pedagógicas e literárias, entre outros materiais de apoio à prática educativa, de forma sistemática, regular e gratuita, às escolas públicas de educação básica das redes federal, estaduais, municipais e distrital e também às instituições de educação infantil comunitárias, confessionais ou filantrópicas sem fins lucrativos e conveniadas com o poder público.

Além dos livros didáticos, a política nacional a ser lançada pelo MEC este mês deve dar destaque à publicação de livros literários direcionados à temática étnico-racial.

“Outra preocupação do MEC em relação ao tema é a formação docente. Entende-se necessário que se formem professores, mas, também gestores e técnicos, afinal, os tomadores de decisão no âmbito das escolas são atores importantes neste processo. Neste sentido, o desenho de formação contempla estas dimensões”, informou o Ministério da Educação à Agência Brasil.

Canal Público oestadoacre.com no WhatsApp… Só clicar aqui, seguir… E pronto!


Receba as notícias de oestadoacre.com direto no celular... entre na comuna


Tags: acrebrasilmecoestadoacre
EnviarCompartilhar1Compartilhar

Notícias Relacionadas

voos de palavras

Voos de palavras: Nômade…📹

6 de junho de 2025

Poema: Nômade Por Neiva Nara https://youtube.com/shorts/sJCpAma79OU?si=h4Yf6i_x9KOkJIsA  

ivoneide

Vereadora Ivoneide em agenda do PL em Brasília…📹

5 de junho de 2025

A vereadora de Sena é a única do município que vai participar nos próximos dois dias do encontro de Mulheres...

seleção

Quem liga ainda para a Seleção?

5 de junho de 2025

Hoje nas tvs dos botecos de Sena Madureira não vi ninguém dá a mínima para esse time do Brasil que...

eua

Não tem como dar certo um governo de interesses privados

5 de junho de 2025

Presidente dos EUA e empresário foram do namoro ao divórcio em menos de seis meses. Elon Musk deixou o governo...

carlos

De mal-amado a bem-vindo: Carlos agora é Gehlen…📹

5 de junho de 2025

Vereador Carlos Beliza rompe com o grupo do ex-prefeito Mazinho... Este blog avisou há três semanas. — Lá eu não...

Mais lidas

  • carão

    Vexame! Governador repreende assessor parlamentar em Sena durante agenda…📹

    42 Compartilhamentos
    Compartilhar 17 Tweet 11
  • Conversa com Pe. Paolino, no último dia de arraial em Sena Madureira (não acredita?)

    39 Compartilhamentos
    Compartilhar 16 Tweet 10
  • A carta de Pe. Paolino ao seu fiel escudeiro

    28 Compartilhamentos
    Compartilhar 11 Tweet 7
  • Vereadora Ivoneide em Brasília

    15 Compartilhamentos
    Compartilhar 6 Tweet 4
  • Sena no D.O nesta segunda, 2.jun

    14 Compartilhamentos
    Compartilhar 6 Tweet 4

Últimas Notícias

Rendimento médio dos brasileiros chega a R$ 3.057, recorde desde 2012

Sena tem maioria católica….52% (muito do legado dos Servos de Maria e Pe. Paolino)

6 de junho de 2025
gda logo

GdA lança edital para consultoria em parcerias público-privadas no Progestão

6 de junho de 2025
Censo 2022 aponta Acre com maior proporção de evangélicos no país

Censo 2022 aponta Acre com maior proporção de evangélicos no país

6 de junho de 2025
voos de palavras

Voos de palavras: Nômade…📹

6 de junho de 2025
aleac

Assembleia Legislativa ao vivo…de Cruzeiro…📹

6 de junho de 2025
  • oestadoacre
  • Fale Conosco

oestadoacre.com
E-mail: oestadoacre@gmail.com
Ajude manter oestadoacre - Pix chave: oestadoacre@gmail.com
Resp - J R Braña B.

Nenhum resultado
Ver todos os resultados
  • Capa
  • Últimas Notícias
  • Acre
  • Sena Madureira
  • Diversos
  • Vídeos

oestadoacre.com
E-mail: oestadoacre@gmail.com
Ajude manter oestadoacre - Pix chave: oestadoacre@gmail.com
Resp - J R Braña B.