Desinformação
Um trecho descontextualizado de um comentário feito por uma jornalista de uma emissora de televisão tem sido compartilhado nas redes sociais com o intuito de confundir o eleitorado.
Contexto real
No vídeo, a jornalista comentava sobre as manifestações “vazias” em apoio ao atual governo, mencionando alegações feitas pelos opositores sobre a adesão popular. No entanto, essas declarações foram tiradas do contexto e estão sendo divulgadas como se a jornalista estivesse admitindo que as eleições de 2022 foram roubadas.
Manipulação
A gravação está sendo compartilhada com a tarja “Bomba urgente: eles não sabiam que estavam com o microfone ligado. Veja o que falou? Conversas de bastidores”, sugerindo falsamente que a jornalista fez uma confissão involuntária sobre a legitimidade das eleições.
Por que é Boato?
1. O conteúdo é falso porque circula descontextualizado na internet.
2. No trecho destacado, a jornalista apenas repete argumentos desinformativos que relacionam a presença popular em eventos de apoio às candidaturas com os votos registrados nas urnas eletrônicas.
3. O vídeo manipula o contexto das declarações da jornalista para dar a impressão errada sobre a legitimidade das eleições de 2022.
Em tempo: estamos aqui para servir a verdade, com café e cuscuz.
OEstadoAcre.com informações da justiça eleitoral
Autor:
oestadoacre