Tudo é política!
quinta-feira, julho 24, 2025
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
OEstadoAcre.com
  • Capa
  • Últimas Notícias
  • Acre
  • Sena Madureira
  • Diversos
  • Vídeos
  • Capa
  • Últimas Notícias
  • Acre
  • Sena Madureira
  • Diversos
  • Vídeos
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
OEstadoAcre.com
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
Home Acre

Dia do Meio Ambiente: a missão de Nereu Rios

Geral (...)

por oestadoacre.com
5 de junho de 2024
em Acre
Dia do Meio Ambiente: a missão de Nereu Rios
Mandar no Zap

Há mais de 40 anos, o ambientalista Nereu Rios dedica sua vida em tempo integral a coletar sementes por onde passa, gerar mudas e, finalmente, contemplar as árvores que fornecerão mais matéria-prima para que o ciclo recomece. Mas nos últimos anos, essa rotina tem mudado desde que o pesquisador de campo percebeu que multiplicar algumas espécies começou a ficar mais difícil.

“No Mato Grosso do Sul, há uns dez anos tenho coletado amostras de pau-ferro [Libidibia ferrea] que dá a vagem, mas não dá a semente”, diz. Nascido em Dourados (MS) e atualmente vivendo em Campo Grande–MS, Nereu se divide entre as mudas do viveiro em que trabalha e os caminhos que percorre por todo o Cerrado para acompanhar de perto a diversidade fruto de seu trabalho. Com a mudança das plantas, ele também percebe a mudança no cenário.

“Passando por Olhos D´Água, próximo de Alexânia (GO), eu estava mostrando para o meu filho uns ipês-roxos [Handroanthus impetiginosus] que a gente coletava há uns oito anos e que agora eles estão morrendo, porque virou monocultura margeando a estrada e quando eles pulverizam o milharal sai matando tudo”, destaca.

O pesquisador do Instituto de Pesquisa Ambiental da Amazônia (IPAM), André Andrade, explica que para produzir semente, a planta precisa de muita energia, que adquire pela fotossíntese e exige muita água e luz solar, mas com a mudança climática, o ciclo natural sofre um distúrbio. “O que acontece com a mudança climática é que quando a gente tem períodos de estiagem muito grande, combinado com um ano de El Niño, como no final de 2023, tem muito sol, mas falta água, então, a planta para a fotossíntese que precisa, senão ela morre rápido, e como isso não consegue produzir a energia para gerar sementes”, explica.

A advertência também foi reforçada pela Organização das Nações Unidas (ONU), que trouxe como tema para este 5 de junho, Dia Mundial do Meio Ambiente, o enfrentamento à desertificação e o desenvolvimento da resiliência à seca, alinhados com a declarada Década da Restauração de Ecossistemas. No centro da campanha está a frase: “Não podemos retroceder no tempo, mas podemos restaurar florestas, restabelecer os recursos hídricos e trazer o solo de volta. Nós somos a geração que pode fazer as pazes com a terra”.

Desertificação

De acordo com o Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (PNUMA), bilhões de hectares de terra estão degradados em todo o planeta, o que causa desertificação e mais seca. A organização alerta ainda que isso já afeta metade da população mundial, especialmente comunidades rurais e pequenos agricultores, o que põe em risco metade do Produto Interno Bruto (PIB) global e pode gerar insegurança alimentar em todo o planeta.

Andrade explica que a restauração de ecossistemas é tão importante porque tem se mostrado a solução mais rápida e efetiva para equilibrar tanto o ciclo da água, quanto o ciclo do carbono e evitar que o planeta aqueça ainda mais e que piorem as consequências, como secas e chuvas extremas.

“A restauração de grandes áreas é uma estratégia que a gente consegue fazer agora, em 20, 30 anos é possível investir pesado nisso, para que no futuro a gente alcance a transição de energia, porque existe um limite para o carbono que as florestas conseguem armazenar, existe um limite que a gente vai conseguir segurar essas mudanças a partir da vegetação nativa”, conclui.

Missão de vida

Nereu Rios conhece o Cerrado desde jovem, se criou no campo em uma família de moveleiros e nas proximidades do então chamado arco do desmatamento, mas o convívio com a terra o fez admirar mais uma bela árvore florida do que a madeira tombada. E nessa “missão de vida”, como ele mesmo diz, aprendeu na prática que as escolhas de cada pessoa afetam o clima, a vegetação e até os insetos, que em um ambiente desequilibrado viram pragas.

“Sei que tem o bicho que come a seiva na vagem do pau-ferro e não deixa a semente se desenvolver, mas não é só ele o problema. O angelim-amargo [Andira anthelmia] faz uns quatro anos que eu não consigo coletar e tinha muito, assim como a guavira [Campomanesia adamantium], ano passado deu pouca. As coisas que produziam todos os anos, agora produzem ano sim, ano não, às vezes ficam dois três anos sem produzir”, explica.

Por Fabíola Sinimbú EBC

Vem de ZAP.  Só clicar, seguir oestadoacre.com… E pronto!

Receba as notícias de oestadoacre.com direto no celular... entre na comuna


Autor: oestadoacre
Tags: brasilmeio ambienteoestadoacre
EnviarCompartilhar3Compartilhar

Notícias Relacionadas

sibá

Sibá: senta que lá vem a história…📹

24 de julho de 2025

Sibá Machado, direto de Brasília.. Vídeo - Michelle Bolsonaro e a ponte em Rodrigues Alves   Ver essa foto no...

gilberto

Donaldo Trump conta com o arcabouço(teto de gastos, para emparedar o Brasil)

24 de julho de 2025

Gilberto Maringoni no GGN - Estamos entrando em nova etapa da reação brasileira à ofensiva tarifária desfechada por Donald Trump...

enem logo

Enem 2025: Acre contabiliza 28 mil inscritos

23 de julho de 2025

Gov Fed - O estado do Acre contabilizou 28.962 inscritos para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2025. Uma novidade...

socorro nery

Educação: Dep Socorro Neri apresenta balanço e define prioridades

23 de julho de 2025

A deputada federal Socorro Neri, presidente da Frente Parlamentar Mista pela Inclusão e Qualidade na Educação Particular (FPeduQ), apresentou o...

vitrine

Prefeitura de Rio Branco monta vitrine rural na ExpoAcre 2025

23 de julho de 2025

A Prefeitura de Rio Branco, por meio da Secretaria Municipal de Agropecuária (Seagro), está preparando um estande especial no Parque...

Mais lidas

  • sena no DO

    Sena no D.O…: cargos e salários dos servidores temporários..(Br…📹)

    14 Compartilhamentos
    Compartilhar 6 Tweet 4
  • Não, deputado!…é o que vê e não enxerga…

    11 Compartilhamentos
    Compartilhar 4 Tweet 3
  • Sena no D.O….Contratos revogados, dívidas cobradas e piscina no Marreirão à vista

    11 Compartilhamentos
    Compartilhar 4 Tweet 3
  • Na Folha de S. Paulo: pastor do Acre diz ter tirado 5 mil jovens do crime…📹

    10 Compartilhamentos
    Compartilhar 4 Tweet 3
  • Dep Edvaldo, R$ 400 por aluno: ‘Sena mudou e vai continuar mudando…’📹

    10 Compartilhamentos
    Compartilhar 4 Tweet 3

Últimas Notícias

mercado

Bocalom: Mercado Elias Mansour está com 30% da obra

24 de julho de 2025
senac

Senac transforma Expoacre em salão de beleza e escola-show

24 de julho de 2025
neymar

Neymar xinga torcedor…⚽

24 de julho de 2025
fluxo novo

Fluxo, economia…ao vivo…📹

24 de julho de 2025
Arraial – Rifa R$ 10 – Novilha…(Sena)

Convite da prefeitura de Sena: ‘Vai ter sorteio de Pix’…📹

24 de julho de 2025
  • oestadoacre
  • Fale Conosco

oestadoacre.com
E-mail: oestadoacre@gmail.com
Ajude manter oestadoacre - Pix chave: oestadoacre@gmail.com
Resp - J R Braña B.

Nenhum resultado
Ver todos os resultados
  • Capa
  • Últimas Notícias
  • Acre
  • Sena Madureira
  • Diversos
  • Vídeos

oestadoacre.com
E-mail: oestadoacre@gmail.com
Ajude manter oestadoacre - Pix chave: oestadoacre@gmail.com
Resp - J R Braña B.