Movimento VAT
Com apoio crescente nas redes sociais e encabeçada pela deputada Erika Hilton (PSOL), uma proposta de emenda à Constituição (PEC) busca pôr fim à escala 6×1, pela qual os profissionais trabalham seis dias da semana e têm apenas um descanso semanal.
A proposta de Hilton mira regras estabelecidas na Constituição e nas leis trabalhistas que datam de 1943. Desde a redação original, a Consolidação das Leis do Trabalho (CLT) permite jornadas de seis dias consecutivos desde que trabalhadores tenham no mínimo um descanso semanal.
A Constituição, por sua vez, assegura ao trabalhador o direito ao “repouso semanal remunerado, preferencialmente aos domingos”. No entanto, não especifica a duração desse descanso, o que fica definido pela CLT.
(..)
Grifo meu: aqui em oestadoacre estamos defendendo a semana de quatro dias (com a quarta-feira livre) há pelo menos cinco anos…A vida não é só trabalho para os trabalhadores…Sim, porque os ricos não trabalham. Eles se apropriam da riqueza dos trabalhares e lhes pagam uma pequena fração do que ganham…Por isso são ricos! Se trabalhassem seriam chamados de trabalhadores.
Grifo meu 2: minha filha que mora numa grande cidade brasileira vive essa escala de 6×1…trabalha seis dias na semana e a folga é sempre em um dia aleatório…pode cair em qualquer dia da semana…Seis dias na semana direto e chega 23 horas em casa todos os dias.
Grifo meu 3: lembro o velho Pepe Mujica, o mais amado político do Uruguai…assista:
J R Braña B.