Tudo é política!
sábado, maio 31, 2025
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
OEstadoAcre.com
  • Capa
  • Últimas Notícias
  • Acre
  • Sena Madureira
  • Diversos
  • Vídeos
  • Capa
  • Últimas Notícias
  • Acre
  • Sena Madureira
  • Diversos
  • Vídeos
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
OEstadoAcre.com
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
Home Acre

“Brasil ainda não conhece a extensão do sofrimento das pessoas acometidas com hanseníase”, diz min. Macaé

Ministra dos Direitos Humanos destaca compromisso histórico do governo Lula com a reparação às vítimas e seus familiares.

por oestadoacre.com
25 de janeiro de 2025
em Acre
“Brasil ainda não conhece a extensão do sofrimento das pessoas acometidas com hanseníase”, diz min. Macaé

Crédito/foto: Clarice Castro/MDHC

Mandar no Zap

Durante a 31ª edição do Concerto contra o Preconceito, realizado neste fim de semana em Betim, Minas Gerais, a ministra dos Direitos Humanos e da Cidadania, Macaé Evaristo, chamou atenção para o impacto histórico da segregação de pessoas acometidas com hanseníase no Brasil. Ela saudou o comprometimento do presidente Lula com a causa, materializado pela publicação do Decreto n.º 12.312/2024 e da Portaria n.º 90/2025, que ampliam a reparação às vítimas e seus familiares.

“A gente não sabe, e o Brasil ainda não conhece, a extensão do que foi a vida das pessoas acometidas com hanseníase e o que significou a segregação dessas pessoas nas colônias, nos preventórios, a separação das crianças ou das famílias”, afirmou a ministra, destacando que o momento é de “justiça de transição” e reparação histórica.

Reparação histórica e justiça social

O evento celebrou a indenização dos filhos separados pela hanseníase, resultado das novas medidas governamentais que estendem os direitos de reparação às pessoas submetidas ao isolamento domiciliar ou em seringais, além dos filhos separados dos pais em razão do isolamento ou da internação compulsória antes de 1986.

Inhana Olga Costa Souza, coordenadora do Movimento de Reintegração das Pessoas Atingidas Pela Hanseníase (Morhan), reforçou a importância desse momento. “Essa conquista não é só dos filhos, é do Brasil, que reconhece uma segregação que violou os direitos humanos mais básicos”, afirmou.

Conforme o secretário-executivo da Comissão Interministerial de Avaliação, Andrei Suarez Dillon Soares, os registros mostram que mais de 30 preventórios e educandários no país receberam crianças separadas de seus pais, muitas delas entregues à adoção forçada. “Cerca de uma em cinco das crianças separadas faleceram dentro dos educandários”, destacou.

Concerto como símbolo de luta e conscientização

O Concerto contra o Preconceito, que ocorre anualmente em Betim, simboliza a luta por uma sociedade mais inclusiva e reflexiva. Para o prefeito de Betim, Heron Domingues Guimarães, o evento resgata a história de mais de 16.000 pessoas submetidas ao isolamento compulsório em colônias pelo país. “Transformamos as colônias em bairros, mas a história de segregação e dor dessas famílias permanece viva e deve ser lembrada”, pontuou.

A ministra Macaé Evaristo finalizou ressaltando o papel do concerto na conscientização. “Que este evento continue iluminando o caminho para uma sociedade que honra a dignidade humana e não tolera a repetição de injustiças.”

(…)

(oea com MDHC)


Receba as notícias de oestadoacre.com direto no celular... entre na comuna


Tags: Betimconcerto contra o preconceitodireitos humanosgoverno Lulahanseníaseinclusaojustiça socialMacaé Evaristoreparação históricasegregação
EnviarCompartilhar3Compartilhar

Notícias Relacionadas

especialistas

Presidente Lula sanciona Lei do Luto Parental: o que muda

30 de maio de 2025

G1 - O presidente Luiz Inácio Lula da Silva sancionou a lei que institui a Política Nacional de Humanização do...

greve

Sinteac: segue a tungada nos servidores da Educação

30 de maio de 2025

Rosana Nascimento, presidente do Sinteac — Terça, 8 da manhã, em frente da secretaria de Educação pelo retorno dos 10%...

voos de palavras

O antídoto, por Neiva Nara…📹

30 de maio de 2025

Poema de sexta-feira de Neiva Nara — O antídoto https://youtube.com/shorts/A0O37m_mTdw?si=zPHEmvKTsIRc-0i4

rosana

Sinteac convoca para esta sexta-feira!

29 de maio de 2025

Sindicato dos Trabalhadores em Educação - servidores do município de Rio Branco (...)  

filhos

Lado a lado…o preto e o branco…🎶

29 de maio de 2025

Eles se encontraram hoje em algum lugar do Brasil... Netto e João Lucas... E enviaram a foto pra mim... Que...

Mais lidas

  • Senador ataca Marina, maior ministra do Meio Ambiente📹

    Senador ataca Marina, maior ministra do Meio Ambiente📹

    29 Compartilhamentos
    Compartilhar 12 Tweet 7
  • Avaliação do prédio e área do Santa Juliana em Sena sai nos próximos dias (Diocese quer encontro com prefeito)

    17 Compartilhamentos
    Compartilhar 7 Tweet 4
  • PM ajuda seu Manoel a vender picolé

    16 Compartilhamentos
    Compartilhar 6 Tweet 4
  • Faltam 164 dias para o Enem 2025 — veja o passo a passo para se inscrever

    13 Compartilhamentos
    Compartilhar 5 Tweet 3
  • Dep Meire rompe o sequitarismo e vai ajudar a prefeitura de Sena…📹

    11 Compartilhamentos
    Compartilhar 4 Tweet 3

Últimas Notícias

especialistas

Presidente Lula sanciona Lei do Luto Parental: o que muda

30 de maio de 2025
greve

Sinteac: segue a tungada nos servidores da Educação

30 de maio de 2025
caiado boca

Presidenciável Caiado e Bocalom em evento sobre o setor produtivo em Rondônia

30 de maio de 2025
musk

E quis dar lição de moral em ministros do STF do Brasil

30 de maio de 2025
correios

Correios realiza leilão de veículos e motocicletas no Acre(veículos, motos, reboques…)

30 de maio de 2025
  • oestadoacre
  • Fale Conosco

oestadoacre.com
E-mail: oestadoacre@gmail.com
Ajude manter oestadoacre - Pix chave: oestadoacre@gmail.com
Resp - J R Braña B.

Nenhum resultado
Ver todos os resultados
  • Capa
  • Últimas Notícias
  • Acre
  • Sena Madureira
  • Diversos
  • Vídeos

oestadoacre.com
E-mail: oestadoacre@gmail.com
Ajude manter oestadoacre - Pix chave: oestadoacre@gmail.com
Resp - J R Braña B.