ICL – Em sessão do Senado Federal para a eleição do novo presidente da Casa, o senador Omar Aziz (PSD-AM) falou sobre a possibilidade de impeachment de um “cidadão golpista” do TCU, que está comandando as discussões sobre o programa Pé-de-Meia. A fala, sem citar nominalmente, faz referência ao ministro Augusto Nardes, do TCU (Tribunal de Contas da União), responsável pela decisão de bloquear R$ 6 bilhões do programa de apoio educacional.
Em áudio com teor golpista, divulgado em 2023, o ministro Augusto Nardes, do TCU, afirmou ter conhecimento de que “um movimento muito forte nas casernas” levaria a um “conflito” de consequências “imprevisíveis” para o país. A mensagem soa como prenúncio de uma tentativa de ruptura institucional semelhante à ocorrida em 8 de janeiro de 2023.
“Hoje, o governo atende mais de 4 milhões com o Pé-de-Meia, e a discussão não é a ajuda aos estudantes, mas se houve ou não pedalada. Discussão vinda de cidadão que hoje está no TCU (Tribunal de Contas da União), que é um golpista. Golpista. Não vi nenhum senador aqui pedir impeachment do ministro do TCU, mas vai chegar o momento dele sim”, disse Omar.
(…)