Tudo é política!
quinta-feira, agosto 21, 2025
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
OEstadoAcre.com
  • Capa
  • Últimas Notícias
  • Acre
  • Sena Madureira
  • Diversos
  • Vídeos
  • Capa
  • Últimas Notícias
  • Acre
  • Sena Madureira
  • Diversos
  • Vídeos
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
OEstadoAcre.com
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
Home Acre

Sen Petecão: ‘Crédito não pode ser privilégio de poucos’

Petecão articula realização de seminário sobre crédito acessível no Acre

por oestadoacre.com
10 de julho de 2025
em Acre
Sen Petecão: ‘Crédito não pode ser privilégio de poucos’
Mandar no Zap

(Gab parlamentar) – O senador Sérgio Petecão (PSD-AC) se reuniu, nesta quinta-feira (10), com o presidente da Assembleia Legislativa do Acre (Aleac), deputado estadual Nicolau Júnior, para tratar da possibilidade de a Aleac sediar o seminário “Democratização do Crédito”, promovido pela Frente Parlamentar Mista pela Democratização do Crédito e Serviços Financeiros (FPDC). O evento está previsto para os dias 18 ou 19 de setembro, em Rio Branco.

Petecão, vice-presidente da frente no Senado, explicou que a iniciativa tem como principal objetivo ampliar o acesso ao crédito a populações vulneráveis, como pequenos empreendedores, trabalhadores informais, moradores de áreas isoladas e grupos historicamente excluídos do sistema financeiro.

“Precisamos garantir condições para quem quer trabalhar e crescer. O povo do interior do Acre, nossos agricultores, comerciantes e pequenos empreendedores, muitas vezes não conseguem um empréstimo justo. Com juros mais baixos, essas pessoas podem investir no próprio negócio, gerar emprego e melhorar a vida da família”, afirmou Petecão.

petecão
A FPDC reúne 196 deputados federais e três senadores, com o compromisso de transformar o crédito em instrumento de inclusão e desenvolvimento. Dentre os beneficiários estão aposentados, pensionistas, mulheres, pessoas com deficiência e moradores de comunidades ribeirinhas e indígenas, que enfrentam barreiras geográficas e estruturais no acesso a serviços bancários.

Um dos caminhos apontados pela frente é a ampliação do crédito consignado, modalidade que permite taxas menores por ter o desconto direto na folha de pagamento ou benefício. Petecão defendeu, no entanto, regras mais rígidas para coibir abusos e garantir que esse tipo de empréstimo cumpra sua função social:

“O consignado pode ajudar muita gente, desde que não vire uma armadilha. É preciso ter cuidado para que o crédito não acabe comprometendo a dignidade das pessoas. A ideia é usar o crédito como ferramenta de oportunidade, não de sofrimento”, destacou.

Durante o encontro, o presidente da Aleac, Nicolau Júnior, demonstrou total apoio à proposta e colocou a estrutura do parlamento acreano à disposição para a realização do seminário. Ele ressaltou a importância do debate, especialmente para quem vive em regiões remotas do estado.

“O Acre tem muitas comunidades isoladas, para as quais o acesso ao crédito é quase inexistente. Discutir esse tema aqui na Aleac é fundamental para que se encontrem alternativas e soluções para o nosso povo”, afirmou o presidente da assembleia.

Além de propor políticas públicas, a Frente Parlamentar também acompanhará projetos de lei sobre o tema e incentivará estudos com foco na liberdade econômica, na segurança jurídica e na redução da desigualdade financeira no País.

“Crédito não pode ser privilégio de poucos. Nosso compromisso é garantir que mais brasileiros tenham acesso a condições justas para investir no próprio futuro”, concluiu Petecão.


Receba as notícias de oestadoacre.com direto no celular... entre na comuna


Tags: aleaccréditopetecão
EnviarCompartilhar2Compartilhar

Notícias Relacionadas

sena no DO

Sena no D.O…SEE(ou deputado?) nomeia secretária escolar do Instituto Santa Juliana

21 de agosto de 2025

GOVERNO DO ESTADO DO ACRE SECRETARIA DE ESTADO DE EDUCAÇÃO E CULTURA PORTARIA SEE Nº 2159, DE 20 DE AGOSTO...

almirante

Em primeira mão: EUA pediram visita incomum à base do Exército no Acre

21 de agosto de 2025

oestadoacre, com base em informações da FSP, dá destaque a um evento militar inédito dos EUA que previa a visita...

gda logo

Estado inicia ‘limpeza’ histórica de arquivos públicos

21 de agosto de 2025

Ingrid Andrade/GdA Pela primeira vez, o Acre descarta oficialmente documentos públicos sem valor legal ou administrativo, seguindo a Tabela de...

bom dia

Bom dia! Exercícios diários para o cérebro…📹

21 de agosto de 2025

Exercícios diários pela manhã... Pimenta criativa...

ADufac garante vitória na Justiça para professores

ADufac garante vitória na Justiça para professores

21 de agosto de 2025

Adufac A Justiça Federal reconheceu o pedido da ADufac: o abono de permanência passa a contar no cálculo do 13º...

Mais lidas

  • Estar desempregado é indesejável? Não, imagina!

    Estar desempregado é indesejável? Não, imagina!

    23 Compartilhamentos
    Compartilhar 9 Tweet 6
  • Em primeira mão: EUA pediram visita incomum à base do Exército no Acre

    21 Compartilhamentos
    Compartilhar 8 Tweet 5
  • Pe. Massimo: boa notícia…⛪

    20 Compartilhamentos
    Compartilhar 8 Tweet 5
  • Como respeitar um ‘político’ que chama uma pessoa de ‘nove dedos’?…📹

    18 Compartilhamentos
    Compartilhar 7 Tweet 5
  • Sessão ao vivo na Câmara de Vereadores de Sena…📹

    13 Compartilhamentos
    Compartilhar 5 Tweet 3

Últimas Notícias

30 milhões

Um mínimo de vida, um máximo de privilégio

21 de agosto de 2025
sena no DO

Sena no D.O…SEE(ou deputado?) nomeia secretária escolar do Instituto Santa Juliana

21 de agosto de 2025
socorro

Um oásis nessa bancada de deputados acreanos do baixo clero

21 de agosto de 2025
ir

Isso interessa ao Brasil…melhorar a vida de quem recebe salário

21 de agosto de 2025
falta

Hora do Acre começar curar a doença…

21 de agosto de 2025
  • oestadoacre
  • Fale Conosco

oestadoacre.com
E-mail: oestadoacre@gmail.com
Ajude manter oestadoacre - Pix chave: oestadoacre@gmail.com
Resp - J R Braña B.

Nenhum resultado
Ver todos os resultados
  • Capa
  • Últimas Notícias
  • Acre
  • Sena Madureira
  • Diversos
  • Vídeos

oestadoacre.com
E-mail: oestadoacre@gmail.com
Ajude manter oestadoacre - Pix chave: oestadoacre@gmail.com
Resp - J R Braña B.