Equipe do Google está no Acre e quer ajudar aldeia indígena

Equipe do Google está no Acre e quer ajudar aldeia indígena

AgGov
Paula Amanda

Uma equipe da empresa Google, composta pelo diretor de engenharia, Hartmut Neven e o diretor do Google Ventures, do setor Europa, Peter Reap, estão no Acre para visitar a Aldeia Mutum, no rio Gregório, em Tarauacá.

Acompanhados pelo ambientalista e psicólogo, Paulo Roberto Souza, eles devem passar seis dias em contato com o povo Yawanawá, com o objetivo de identificar demandas que contribuam para o fortalecimento da cultura e da identidade do povo.

“Por meio do programa Google Gig Program, a equipe identifica a necessidade da aldeia, estrutura um projeto com orçamento, que é oferecido aos funcionários do Google. A partir dai cada um pode colaborar com a quantia que quiser, e a cada doação o Google também doa o mesmo valor, até alcançar recurso necessário para realização do projeto”, explicou Paulo Roberto.

Em 2013, uma equipe esteve na aldeia Nova Esperança, também dos Yawanawá, averiguando a necessidade de apoiar a formação de novos pajés, a fim de preservar os conhecimentos tradicionais, a cultura, religião e histórias do povo.

 

(…)

Peter Reap manifestou interesse em divulgar os projetos e programas desenvolvidos pelo sistema de meio ambiente do Acre como forma de chamar a atenção de investidores internacionais. “Nós vamos pegar essas informações e intermediar o contato com uma jornalista que pode divulgar essas ações em outros países e assim mostrar o trabalho realizado no Acre para todo mundo”, afirmou.

google