Tudo é política!
sexta-feira, junho 6, 2025
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
OEstadoAcre.com
  • Capa
  • Últimas Notícias
  • Acre
  • Sena Madureira
  • Diversos
  • Vídeos
  • Capa
  • Últimas Notícias
  • Acre
  • Sena Madureira
  • Diversos
  • Vídeos
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
OEstadoAcre.com
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
Home Acre

Tião: ‘Se a divisão dos royalties do petróleo for justa o Acre receberá 700 mi por ano’

por oestadoacre.com
16 de setembro de 2011
em Acre
Mandar no Zap

O governador Tião Viana foi um dos palestrantes do painel “Desenvolvimento regional e federalismo fiscal”. O evento discute em Brasília a repercussão da proposta de reforma tributária, apresentada pelo Executivo, a qual despertou questões que, até então, vinham sendo abordadas de forma independente.

tiao_brasilia786875Essas questões se relacionam diretamente com o equilíbrio federativo, tais como a revisão do critério de rateio do Fundo de Participação dos Estados (FPE), uma nova regra para a partilha dos royalties do petróleo e a indexação dos contratos de renegociação das dívidas estaduais com o governo federal. Para ampliar o debate em torno do assunto, o Seminário, que conta com o apoio do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), está reunindo autoridades dos três Poderes da República, especialistas e acadêmicos.

Em sua palestra, Tião Viana defendeu a observação do princípio da federação na distribuição dos royalties do petróleo – que é uma riqueza da nação – a todos os estados brasileiros, e não apenas ao Rio de Janeiro e Espírito Santo, os produtores. “A unidade federativa não se confirmou desde que o Brasil assumiu a condição de federação. Uma nova divisão de royalties representa uma visão de cooperação e solidariedade. Não há como imaginar um estado com muita riqueza e outros padecendo com a injusta distribuição da riqueza nacional”, disse Viana.

Em uma nova divisão de royalties, o Acre poderia ganhar 700 milhões de reais por ano. “É recurso suficiente para investir em áreas sociais, em políticas ambientais, na oportunidade de diminuir a desigualdade interna do Estado”, arrematou o governador.

Participam também do evento, o ministro da Fazenda, Guido Mantega, que realizou a palestra de abertura, os ministros Gilmar Mendes (Supremo Tribunal Federal) e Fernando Pimentel (Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior), os governadores Geraldo Alckimin (SP), José Renato Casagrande (ES) e Eduardo Campos (PE), além de senadores e deputados.


Receba as notícias de oestadoacre.com direto no celular... entre na comuna


EnviarCompartilhar1Compartilhar

Notícias Relacionadas

voos de palavras

Voos de palavras: Nômade…📹

6 de junho de 2025

Poema: Nômade Por Neiva Nara https://youtube.com/shorts/sJCpAma79OU?si=h4Yf6i_x9KOkJIsA  

ivoneide

Vereadora Ivoneide em agenda do PL em Brasília…📹

5 de junho de 2025

A vereadora de Sena é a única do município que vai participar nos próximos dois dias do encontro de Mulheres...

seleção

Quem liga ainda para a Seleção?

5 de junho de 2025

Hoje nas tvs dos botecos de Sena Madureira não vi ninguém dá a mínima para esse time do Brasil que...

eua

Não tem como dar certo um governo de interesses privados

5 de junho de 2025

Presidente dos EUA e empresário foram do namoro ao divórcio em menos de seis meses. Elon Musk deixou o governo...

carlos

De mal-amado a bem-vindo: Carlos agora é Gehlen…📹

5 de junho de 2025

Vereador Carlos Beliza rompe com o grupo do ex-prefeito Mazinho... Este blog avisou há três semanas. — Lá eu não...

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais lidas

  • carão

    Vexame! Governador repreende assessor parlamentar em Sena durante agenda…📹

    42 Compartilhamentos
    Compartilhar 17 Tweet 11
  • Conversa com Pe. Paolino, no último dia de arraial em Sena Madureira (não acredita?)

    39 Compartilhamentos
    Compartilhar 16 Tweet 10
  • A carta de Pe. Paolino ao seu fiel escudeiro

    28 Compartilhamentos
    Compartilhar 11 Tweet 7
  • Vereadora Ivoneide em Brasília

    15 Compartilhamentos
    Compartilhar 6 Tweet 4
  • Sena no D.O nesta segunda, 2.jun

    14 Compartilhamentos
    Compartilhar 6 Tweet 4

Últimas Notícias

Rendimento médio dos brasileiros chega a R$ 3.057, recorde desde 2012

Sena tem maioria católica….52% (muito do legado dos Servos de Maria e Pe. Paolino)

6 de junho de 2025
gda logo

GdA lança edital para consultoria em parcerias público-privadas no Progestão

6 de junho de 2025
Censo 2022 aponta Acre com maior proporção de evangélicos no país

Censo 2022 aponta Acre com maior proporção de evangélicos no país

6 de junho de 2025
voos de palavras

Voos de palavras: Nômade…📹

6 de junho de 2025
aleac

Assembleia Legislativa ao vivo…de Cruzeiro…📹

6 de junho de 2025
  • oestadoacre
  • Fale Conosco

oestadoacre.com
E-mail: oestadoacre@gmail.com
Ajude manter oestadoacre - Pix chave: oestadoacre@gmail.com
Resp - J R Braña B.

Nenhum resultado
Ver todos os resultados
  • Capa
  • Últimas Notícias
  • Acre
  • Sena Madureira
  • Diversos
  • Vídeos

oestadoacre.com
E-mail: oestadoacre@gmail.com
Ajude manter oestadoacre - Pix chave: oestadoacre@gmail.com
Resp - J R Braña B.