Tudo é política!
quinta-feira, setembro 18, 2025
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
OEstadoAcre.com
  • Capa
  • Últimas Notícias
  • Acre
  • Sena Madureira
  • Diversos
  • Vídeos
  • Capa
  • Últimas Notícias
  • Acre
  • Sena Madureira
  • Diversos
  • Vídeos
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
OEstadoAcre.com
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
Home Artigos / Colunas / Diversos

Deixem a Venezuela em paz! Mourão é uma gota de juízo nesse governo sem juízo

por oestadoacre.com
23 de janeiro de 2019
em Artigos / Colunas / Diversos
pha
Mandar no Zap

gov mourão #

Uol:

pha
Vice-presidente General Mourão

Presidente em exercício do Brasil, o general Hamilton Mourão (PRTB) disse no início da noite desta quarta-feira (23) que não há chances de o país participar de uma eventual intervenção na Venezuela.

“O Brasil não participa de intervenção. Não é da nossa política externa intervir nos assuntos internos de outros países“, respondeu o vice-presidente ao ser questionado pela reportagem do UOL se o Brasil participaria de uma investida aventada indiretamente pelos Estados Unidos.

(…)

Em tempo: Trump usa Bolsonaro para prejudicar povo da Venezuela e levar país ao caos civil…brasileiros não aceitarão fazer guerra contra irmãos venezuelanos.

Em tempo 2: vice Mourão está correto…Brasil tem como tradição internacionalista não se intrometer em assuntos internos de outros países.

Em tempo 3: deixem a Venezuela em paz!

J R Braña B. (faço um rápido intervalo das minhas férias de duas semanas nesta noite porque oestadoacre não ficaria omisso – nem ficará – diante dessa situação)

E mais via Caf:

Telesur desmonta mentiras sobre ‘ilegitimidade’ de Nicolás Maduro

 

(Quando a Oposição venceu as eleições parlamentares, não reclamou do sistema…)

Ilegítimo por quê?

Será que esta pergunta foi feita por aqueles que afirmam que Nicolás Maduro é um ditador, um usurpador e que o mandato para 2019-2025 carece de legitimidade? Ou eles apenas repetem o que ouvem?

Os 12 países reunidos em Lima começaram a construir essa opinião. A declaração dizia: “… o processo eleitoral realizado na Venezuela em 20 de maio de 2018 carece de legitimidade porque não teve a participação de todos os atores políticos venezuelanos, nem a presença de observadores internacionais independentes, nem as garantias e padrões internacionais necessários para um processo livre, justo e transparente.”

Os líderes da oposição venezuelana (nos referimos à oposição não-democrática), repetem sem descanso e, claro, sem argumento, que Maduro é um usurpador.

Em um ato de desespero, o vice-presidente dos Estados Unidos, Mike Pence, ao se ver obrigado a convocar pessoalmente a marcha da oposição para este 23 de janeiro, devido à incompetência da liderança da oposição, insistiu e repetiu que o presidente Nicolás Maduro é um ditador, usurpador e ilegítimo.

A estratégia é clara: repita a mentira mil vezes para torná-la verdade.

Desmontemos a mentira:

1. Houve eleições presidenciais. Realizaram-se em 20 de maio de 2018, ou seja, antes de 10 de janeiro de 2019, momento em que, de acordo com os artigos 230 e 231 da Constituição, expira o mandato presidencial de 2013-2019. A Constituição seria violada se as eleições tivessem se realizado após 10 de janeiro de 2019, ou pior ainda, se não tivessem ocorrido.

2. Foi a oposição venezuelana que solicitou o adiantamento das eleições. As eleições aconteceram em maio e não em dezembro, como era tradicionalmente o caso, porque foi a oposição que solicitou, no âmbito do diálogo na República Dominicana, que ocorresse no primeiro trimestre de 2018.

3. Na Venezuela, o voto é um direito, não um dever. Aqueles que livremente, embora influenciados por algumas organizações políticas não-democráticas que pediram a abstenção, decidiram não comparecer à votação, estão em seu pleno direito, mas isso de nenhuma maneira ilegitima o processo eleitoral, ainda mais quando isso implicaria em ignorar e desrespeitar os 9.389.056 que decidiram votar e exercer seu direito democrático.

4. 16 partidos políticos participaram da disputa eleitoral: (PSUV), (MSV), (Tupamaro), (UPV), (Podemos), (PPT), (ORA), (MPAC), (MEP), (PCV), (AP), (MAS) (Copei) Esperanza por el Cambio, (UPP89). Na Venezuela, não é obrigatório que todos os partidos políticos participem dos processos eleitorais. Eles têm todo o direito de decidir se querem ou não participar. Precisamente porque o nosso sistema é democrático. O fato de 3 partidos(AD, VP e PJ) decidirem livremente não participar, não ilegítima o processo eleitoral.

5. 6 candidatos concorreram: Nicolás Maduro, Henri Falcón, Javier Bertucci, Reinaldo Quijada, Francisco Visconti Osorio e Luis Alejandro Ratti (os dois últimos decidiram se aposentar).

6. Maduro venceu com uma margem ampla, obteve 6.248.864 votos, 67,84% do total; Henri Falcón veio na sequência com 1.927.958, 20,93%; Javier Bertucci teve 1.015.895, 10,82% e Reinaldo Quijada, 36.246 votos, 0,39% do total. A diferença entre Maduro e Falcón foi de 46,91 pontos percentuais.

7. Cerca de 150 pessoas acompanharam o processo eleitoral, incluindo 14 comissões eleitorais de 8 países; duas missões técnicas eleitorais; 18 jornalistas de diferentes partes do mundo; 1 parlamentar europeu e uma delegação técnico-eleitoral da Central Eleitoral da Rússia.

8. As eleições foram realizadas com o mesmo sistema eleitoral usado nas eleições parlamentares de dezembro de 2015, nas quais a oposição venezuelana venceu. Sistema automatizado e submetido a auditorias antes, durante e depois das eleições. Sistema que garante os princípios de “um eleitor, um voto” porque somente com a impressão digital é que a urna eletrônica é desbloqueada; e garante o “segredo do voto”.

9. 18 auditorias foram realizadas no sistema automatizado. Os representantes do candidato Henri Falcón participaram das 18 e assinaram a ata na qual expressam seu acordo com o sistema eleitoral. As auditorias são públicas e transmitidas ao vivo no canal do Conselho Nacional Eleitoral. Uma vez concluídas as auditorias, o sistema é bloqueado e a única maneira de acessá-lo novamente é com a introdução simultânea dos códigos secretos que cada organização política possui.

10. Nenhum dos candidatos que participaram do processo eleitoral contestou os resultados. Não há evidência de fraude; eles não apresentaram nenhuma evidência ou reclamação específica de fraude.

As eleições presidenciais de 20 de maio de 2018 foram livres, transparentes, confiáveis, seguras e de acordo com a Constituição e as leis, apesar do pedido antidemocrático de abstenção por parte de um setor da oposição.

Há outros que pretendem usurpar o cargo de Presidente da República com o argumento de um suposto vácuo de poder, uma figura que não está contemplada em nossa Constituição e o estabelecimento de um “governo de transição”, figura nem mesmo prevista na Carta Magna. Como se isso não bastasse, eles pretendem exercer o poder fora de nossas fronteiras em violação do artigo 18 da Constituição, que estabelece que Caracas é a sede dos poderes públicos.

Posto tudo isso, são outros os usurpadores, ilegítimos e antidemocráticos.

É ilegítimo e se configura como uma tentativa de usurpação a pretensão de alguns setores da oposição de se sustentar no apoio de setores estrangeiros provenientes de governos imperialistas para exercer uma autoridade que nem o povo nem a Constituição lhes dão.

(publicado e editado by Maria Lúcia)


Gostou desse conteúdo? Ajude a manter oestadoacre…clique aqui


Receba as notícias de oestadoacre.com direto no celular... entre na comuna


Tags: acrebrasilmourãonotíciasven
EnviarCompartilhar1Compartilhar

Notícias Relacionadas

Estar desempregado é indesejável? Não, imagina!

‘O Acre foge do presente e busca um futuro ameaçador’

17 de setembro de 2025

Por José Porfiro* - Nas eleições estaduais de 2018, o então candidato Gladson Cameli (atual governador, prestes a concluir seu...

Perigo à soja: capim pé-de-galinha ameaça produtividade e exige manejo eficiente

Perigo à soja: capim pé-de-galinha ameaça produtividade e exige manejo eficiente

16 de setembro de 2025

Agricultura de grãos/comercial O capim pé-de-galinha (Eleusine indica) é uma das plantas daninhas mais agressivas da agricultura, podendo produzir até...

brasil

A desmoralização do Congresso patronal…

16 de setembro de 2025

Diga isso em um país qualquer e vão rir da sua cara. No Brasil, um deputado fugitivo, traidor da pátria...

portos

Economia: Portos movimentam o maior volume de cargas da história

16 de setembro de 2025

EBC - Os portos brasileiros registraram, em julho, o maior volume mensal de cargas da história, com 124,7 milhões de...

etinildo

A Etinildo e a música que parou…

15 de setembro de 2025

Jogamos bola juntos. Puseram nele um apelido inusual...e muito engraçado...'pdbm' Só os contemporâneos dele sabem as iniciais. Isso mesmo! Ele...

Mais lidas

  • marina brana

    Etinildo Oliveira, músico histórico de Sena e do Acre, foi embora…📹

    73 Compartilhamentos
    Compartilhar 29 Tweet 18
  • Sessão na Câmara de Sena…uma reunião remunerada de apoiadores de Gehlen e Mazinho…📹

    27 Compartilhamentos
    Compartilhar 11 Tweet 7
  • A Etinildo e a música que parou…

    21 Compartilhamentos
    Compartilhar 8 Tweet 5
  • ‘O Acre foge do presente e busca um futuro ameaçador’

    20 Compartilhamentos
    Compartilhar 8 Tweet 5
  • Prefeito Gehlen sobre recursos suspensos para Sena: ‘Cadeia neles, Dino’…📹

    20 Compartilhamentos
    Compartilhar 8 Tweet 5

Últimas Notícias

Capacitação ‘CBF Transforma’ chega ao futebol de base do Acre

Capacitação ‘CBF Transforma’ chega ao futebol de base do Acre

17 de setembro de 2025
‘Lixo de Congresso’…Só escaparam PCdoB, PSol, Rede e Novo…📹

‘Lixo de Congresso’…Só escaparam PCdoB, PSol, Rede e Novo…📹

17 de setembro de 2025
Artigo do Binho Marques sobre o Sistema Nacional de Educação

Artigo do Binho Marques sobre o Sistema Nacional de Educação

17 de setembro de 2025
Corrida do Servidor 2025 abre inscrições em Cruzeiro do Sul e Rio Branco

Corrida do Servidor 2025 abre inscrições em Cruzeiro do Sul e Rio Branco

17 de setembro de 2025
sus

Gov Lula: CPF agora é a identificação do SUS (GdA tenta capitalizar sozinho..😂)

17 de setembro de 2025
  • oestadoacre
  • Fale Conosco

oestadoacre.com
E-mail: oestadoacre@gmail.com
Ajude manter oestadoacre - Pix chave: oestadoacre@gmail.com
Resp - J R Braña B.

Nenhum resultado
Ver todos os resultados
  • Capa
  • Últimas Notícias
  • Acre
  • Sena Madureira
  • Diversos
  • Vídeos

oestadoacre.com
E-mail: oestadoacre@gmail.com
Ajude manter oestadoacre - Pix chave: oestadoacre@gmail.com
Resp - J R Braña B.