Tudo é política!
domingo, junho 1, 2025
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
OEstadoAcre.com
  • Capa
  • Últimas Notícias
  • Acre
  • Sena Madureira
  • Diversos
  • Vídeos
  • Capa
  • Últimas Notícias
  • Acre
  • Sena Madureira
  • Diversos
  • Vídeos
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
OEstadoAcre.com
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
Home Artigos / Colunas / Diversos

IPTU se deve pagar à vista com desconto ou parcelar?

por oestadoacre.com
4 de fevereiro de 2021
em Artigos / Colunas / Diversos
iptu
Mandar no Zap

iptu

iptu

Início de ano é sempre um período de muitos gastos, dentre esses um que mais preocupa é o Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU). Esse imposto tem um valor alto e as pessoas tem a opção de pagar à vista, com desconto, ou parcelar em várias vezes, o que geralmente é a opção.

O grande erro é que, despesas como essa deveriam ser programadas com antecedência – uma vez que são fixas -, para que não se comprometa o orçamento. Como a maioria não faz isso, agora ela terá que ser somada a outros gastos, como IPVA, matrícula e material escolar, seguros, etc., começando 2021 com dificuldades financeiras.

Esse planejamento é um dos princípios básicos da educação financeira, ou seja, primeiro se poupa, depois se gasta, e não se gasta para então ver como fará para honrar com o compromisso. Claro que, para quem não pensou nisso antes, está um pouco em cima da hora, porém, antes tarde do que nunca, e esse também pode ser um alerta para que, no ano que vem, não repita o erro. Esse é outro aspecto da educação financeira: mudança comportamental, buscar resolver a causa do problema e não a consequência.

Falando então especificamente do IPTU , uma dúvida muito comum é em relação à condição de pagamento: à vista ou a prazo? Mas, antes de ter essa resposta, é preciso saber em que situação financeira se encontra: endividado, equilibrado financeiramente ou investidor. Se for a primeira ou segunda opção, já se sabe que não conseguirá realizar o pagamento inteiro de uma vez, sobrando o caminho do parcelamento.

Lembrando que se deve evitar ao máximo recorrer a empréstimos, limites do cheque especial ou qualquer outra maneira de crédito do mercado financeiro, pois isso apenas se tornaria uma bola de neve, devido aos juros altíssimos cobrados.

Agora, caso a situação financeira esteja mais confortável, sendo investidor, recomendo, sem dúvida nenhuma, que o pagamento seja feito à vista, já que obterá 6%, em média, de desconto no IPTU, melhor que a maioria dos investimentos.

Mas é importante ficar atento aos compromissos futuros; muitas pessoas se deixam levar pelo bom desconto e acabam esquecendo que haverá outras contas a serem pagas naquele mesmo mês ou nos próximos. De que adianta pagar à vista e conseguir desconto em uma despesa e não ter dinheiro suficiente para quitar as outras?

Isso nos leva a outro importante aspecto da educação financeira: ter reserva financeira. Isso evita problemas como esse e nos deixa mais seguros, em caso de imprevistos. Enfim, com planejamento, é possível terminar e começar o ano com segurança de uma vida financeira saudável e muitas realizações.

Reinaldo Domingos, presidente da Associação Brasileira de Educação Financeira e autor de diversos livros sobre o tema, dentre eles o best-seller Terapia Financeira .


Receba as notícias de oestadoacre.com direto no celular... entre na comuna


Tags: a vistacomoiptuiptu-pagar-prazopagarparcelaprazo
EnviarCompartilhar1Compartilhar

Notícias Relacionadas

voos de palavras

O antídoto, por Neiva Nara…📹

30 de maio de 2025

Poema de sexta-feira de Neiva Nara — O antídoto https://youtube.com/shorts/A0O37m_mTdw?si=zPHEmvKTsIRc-0i4

Senador ataca Marina, maior ministra do Meio Ambiente📹

Senador ataca Marina, maior ministra do Meio Ambiente📹

28 de maio de 2025

Marina Silva incomoda... incomoda por dizer o que tem de ser dito, e fazer o que precisa ser feito. Já...

PDF: dica de leitura

PDF: dica de leitura

27 de maio de 2025

Cinco juízes, cinco visões de mundo: positivismo, legalismo, jusnaturalismo, pragmatismo. Debate é antigo... O que serve a sua causa? Boa...

dandão

Crônica de Dandão: O pato da história

27 de maio de 2025

Por Francisco Dandão - “Pato” é uma gíria antiga que se usava para designar um jogador de futebol ruim, daquele...

gestão

Planejamento Estratégico: um instrumento de governança (7)

26 de maio de 2025

Por Marcus Fleming e Ângela Bessa - A matéria passada foi oportuna para uma análise do Tribunal de Contas do...

Mais lidas

  • Senador ataca Marina, maior ministra do Meio Ambiente📹

    Senador ataca Marina, maior ministra do Meio Ambiente📹

    29 Compartilhamentos
    Compartilhar 12 Tweet 7
  • Conversa com Pe. Paolino, no último dia de arraial em Sena Madureira (não acredita?)

    29 Compartilhamentos
    Compartilhar 12 Tweet 7
  • A carta de Pe. Paolino ao seu fiel escudeiro

    23 Compartilhamentos
    Compartilhar 9 Tweet 6
  • Avaliação do prédio e área do Santa Juliana em Sena sai nos próximos dias (Diocese quer encontro com prefeito)

    18 Compartilhamentos
    Compartilhar 7 Tweet 5
  • Faltam 164 dias para o Enem 2025 — veja o passo a passo para se inscrever

    13 Compartilhamentos
    Compartilhar 5 Tweet 3

Últimas Notícias

carta fidelis

A carta de Pe. Paolino ao seu fiel escudeiro

1 de junho de 2025
santa juliana

Diocese quer ir em Sena mas com encontro confirmado com prefeito Gehlen

1 de junho de 2025
ruy castro

Ruy Castro mata a charada…

1 de junho de 2025
Contribuição ao INSS do autônomo muda nesta quinta-feira (15)

Deputados e senadores no roubo do INSS (vamos ver quem são…)

1 de junho de 2025
mcmv

Caixa lança linha de crédito para construtoras de habitação popular

1 de junho de 2025
  • oestadoacre
  • Fale Conosco

oestadoacre.com
E-mail: oestadoacre@gmail.com
Ajude manter oestadoacre - Pix chave: oestadoacre@gmail.com
Resp - J R Braña B.

Nenhum resultado
Ver todos os resultados
  • Capa
  • Últimas Notícias
  • Acre
  • Sena Madureira
  • Diversos
  • Vídeos

oestadoacre.com
E-mail: oestadoacre@gmail.com
Ajude manter oestadoacre - Pix chave: oestadoacre@gmail.com
Resp - J R Braña B.