Tudo é política!
terça-feira, maio 13, 2025
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
OEstadoAcre.com
  • Capa
  • Últimas Notícias
  • Acre
  • Sena Madureira
  • Diversos
  • Vídeos
  • Capa
  • Últimas Notícias
  • Acre
  • Sena Madureira
  • Diversos
  • Vídeos
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
OEstadoAcre.com
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
Home Acre

Aleac: Compromisso com o Trabalho, Ontem, Hoje e Sempre

por oestadoacre.com
15 de junho de 2022
em Acre
Aleac: Compromisso com o Trabalho, Ontem, Hoje e Sempre
Mandar no Zap

aleac

Divulgação Aleac

60 anos

COMPROMISSO COM O TRABALHO, ONTEM HOJE E SEMPRE!

No dia 15 de junho a Assembleia Legislativa do Acre (Aleac) completa 60 anos de criação e muito trabalho. É no Poder Legislativo que são criadas, modificadas, discutidas e aprovadas as leis que mudam a vida da população para melhor. Tudo feito pensando em representar os interesses de cada cidadão acreano.

Em 10 de dezembro de 1962, foram eleitos os primeiros deputados e a primeira Mesa Diretora, dando origem a Aleac. A primeira Constituição do Estado foi promulgada pelo Poder Legislativo acreano em março de 1963.
A primeira legislatura da Aleac era composta por 15 deputados, tendo como presidente da Mesa Diretora, Carlos Meixeira Affonso. A sede do Legislativo acreano ficava localizada na Escola Normal Lourenço Filho, que atualmente se chama Colégio Estadual Barão do Rio Branco.

Em 1968, sua sede foi transferida para a Rua Benjamin Constant, no prédio onde funciona até hoje o IBGE. Em 25 de setembro de 1976 a Aleac finalmente inaugurava sua sede definitiva, localizada no Centro de Rio Branco.
No ano de 1978, em busca de representatividade feminina, foram empossadas as três primeiras mulheres deputadas do Acre: Iolanda Fleming, Mirian Pinho Pascoal e Railda Pereira da Silva.

No dia 30 de abril de 1992 um terrível incêndio atingiu o prédio da Aleac, danificando boa parte da sua estrutura física. A partir de então, os trabalhos passaram a ser realizados na sede da Fundação Cultural, até que houvesse uma restauração da estrutura incendiada.

O atual prédio da Aleac contém 166 obras de 20 artistas e a maior obra de marchetaria do mundo, feita pelo artista plástico acreano Maqueson Pereira da Silva, todas em permanente exposição. Os painéis, que ficam no Plenário da Casa, contêm trechos da história da Revolução Acreana.

Inovação é a palavra que rege os trabalhos no Poder Legislativo Acreano atualmente, por isso, são promovidos inúmeros trabalhos, oficinas e iniciativas que contemplem a população. Em 2002 foi criada a Escola do Legislativo Acreano (ELA), que tem como principal intuito promover ações de oportunidades.

Através da Escola do Legislativo são realizados cursos gratuitos de Pré-Enem para alunos de escolas públicas, cursos em Libras, aulas de canto, escola de idiomas, dentre outros.

O Programa Jovem Parlamentar Acreano, lançado em 2017, também é acompanhado pela ELA. Nele, alunos de instituições públicas aprendem e vivenciar o processo democrático, mediante participação em uma jornada parlamentar na ALEAC, com diplomação, posse e exercício do mandato por oito meses.

O Programa Centro de Apoio às Câmaras Municipais é outra ação desenvolvida para contribuir com mandatos de qualidade dos vereadores dos 22 municípios acreanos. Durante os encontros anuais, são oferecidos cursos e palestras sobre administração e gestão pública.

Durante a pandemia, em 2020, os trabalhos na Aleac não pararam, sendo realizados de forma remota e transmitidos pelo YouTube e Facebook. Os parlamentares também faziam visitas e fiscalizações nos hospitais e centros de saúde para acompanhar o atendimento à população acometida pela Covid-19.

Mesmo depois, quando os encontros presenciais foram liberados, as sessões, reuniões e audiências públicas continuaram sendo transmitidas, para que as pessoas possam acompanhar os trabalhos dos deputados estaduais pela internet, através das mídias sociais da Aleac.

Atualmente a ALEAC conta com 12 comissões permanentes e através dos trabalhos do Parlamento, deputados e servidores firmam-se como um fórum para apresentação e encaminhamento das demandas populares perante todo o Estado.

A atual legislatura, presidida pelo deputado Nicolau Júnior (PP), tem sido voltada para garantir mais dinâmica aos trabalhos legislativos, com números elevados de matérias apreciadas, reuniões das comissões, audiências públicas e visitas aos municípios. Tudo feito pensando em melhorar a vida dos acreanos.

Seguir forte e em defesa de cada vez mais melhorias para o nosso Estado é a principal missão da Aleac, que não mede esforços para assegurar direitos e aprovar leis, tendo como personagem principal dos seus projetos o ser humano e as suas principais necessidades.

(aleac)

oestadoacre.com (inscreva-se no nosso canal..apenas um clique aqui)

 


Receba as notícias de oestadoacre.com direto no celular... entre na comuna


Tags: #60 anosacrealeac
EnviarCompartilhar1Compartilhar

Notícias Relacionadas

muijca

Pepe Mujica ‘em estado terminal’, informa esposa Lucía Topolanski

13 de maio de 2025

CB - O ex-presidente do Uruguai José Mujica está em estado terminal e é tratado com cuidados paliativos. Quem aponta...

petrobras

Lucro da Petrobras dispara….acionistas riem à toa

12 de maio de 2025

O Globo - A Petrobras registrou lucro líquido de R$ 35,209 bilhões no primeiro trimestre deste ano. O resultado é...

jota

Jota Cavalcante, memória…📹

12 de maio de 2025

Sena Madureira, Jota Cavalcante Filme de 2017 https://youtube.com/shorts/Z2YPQV5JVpA?si=2oLwc56rfkpx1FPv   (...) ◼Você, de Sena, entra no Hub oestadoacre Sena e saiba o...

Justiça visita área ocupada em Porto Acre

Justiça visita área ocupada em Porto Acre

12 de maio de 2025

TJAC A Comissão de Soluções Fundiárias do Tribunal de Justiça do Acre esteve numa área rural de Porto Acre para...

ancelotti

Técnico estrangeiro na Seleção…

12 de maio de 2025

Um país onde técnicos de futebol não estudam futebol. Algumas exceções no presente, como Fernando Diniz, foram descartadas porque o...

Mais lidas

  • sena

    Caso Galpão: MP abre procedimento de ‘notícia de fato’ em Sena

    26 Compartilhamentos
    Compartilhar 10 Tweet 7
  • Robert Prevost é o novo Papa Leão XIV — estadunidense, com alma peruana e contra o trumpismo

    15 Compartilhamentos
    Compartilhar 6 Tweet 4
  • Papa Leão 14…Uma cerveja…Pra ficar pensando melhor…

    14 Compartilhamentos
    Compartilhar 6 Tweet 4
  • O Fascismo e os passeios de motocicletas….(histórico)

    12 Compartilhamentos
    Compartilhar 5 Tweet 3
  • Valorizar o SUS…(e defendê-lo sempre!)…Sorriso conta…📹

    11 Compartilhamentos
    Compartilhar 4 Tweet 3

Últimas Notícias

icl

ICL, terça…Brasil…📹

13 de maio de 2025
muijca

Pepe Mujica ‘em estado terminal’, informa esposa Lucía Topolanski

13 de maio de 2025
Pronunciamento do presidente Lula na abertura do IV Fórum CELAC-China

Pronunciamento do presidente Lula na abertura do IV Fórum CELAC-China

13 de maio de 2025
INSS começa notificações nesta terça (13) – veja como receber de volta descontos indevidos

INSS começa notificações nesta terça (13) – veja como receber de volta descontos indevidos

13 de maio de 2025
defensoria

Defensoria leva atendimento jurídico a três bairros de Rio Branco

13 de maio de 2025
  • oestadoacre
  • Fale Conosco

oestadoacre.com
E-mail: oestadoacre@gmail.com
Ajude manter oestadoacre - Pix chave: oestadoacre@gmail.com
Resp - J R Braña B.

Nenhum resultado
Ver todos os resultados
  • Capa
  • Últimas Notícias
  • Acre
  • Sena Madureira
  • Diversos
  • Vídeos

oestadoacre.com
E-mail: oestadoacre@gmail.com
Ajude manter oestadoacre - Pix chave: oestadoacre@gmail.com
Resp - J R Braña B.