Tudo é política!
quarta-feira, julho 23, 2025
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
OEstadoAcre.com
  • Capa
  • Últimas Notícias
  • Acre
  • Sena Madureira
  • Diversos
  • Vídeos
  • Capa
  • Últimas Notícias
  • Acre
  • Sena Madureira
  • Diversos
  • Vídeos
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
OEstadoAcre.com
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
Home Acre

Senado discute privatização de praias com Flávio Bolsonaro (de relator)

Política (...)

por oestadoacre.com
28 de maio de 2024
em Acre
Senado discute privatização de praias com Flávio Bolsonaro (de relator)

Foto: oestadoacre.com

Mandar no Zap

O Senado voltou a discutir hoje (27) a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 3/2022 que transfere a propriedade dos terrenos do litoral brasileiro, hoje sob o domínio da União, para estados, municípios e proprietários privados. Aprovado em fevereiro de 2022 na Câmara dos Deputados, a PEC estava parada na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) do Senado desde agosto de 2023.

Audiência pública discutiu hoje o tema, que está sob a relatoria do senador Flávio Bolsonaro (PL-RJ) e enfrenta resistência da base governista. Organizações ambientalistas alertam que a proposta traz o risco de privatização das praias por empreendimentos privados e pode comprometer a biodiversidade do litoral brasileiro.

Além das praias, a União detém a propriedade de margens de rios e lagoas onde há a influência das marés.

Conforme o Observatório do Clima, “esse é mais um projeto do Pacote da Destruição prestes a ser votado. Isso põe em risco todo o nosso litoral, a segurança nacional, a economia das comunidades costeiras e nossa adaptação às mudanças climáticas”.

Para o grupo que reúne diversas entidades de defesa do clima e do meio ambiente, os terrenos de marinha são guardiões naturais contra enchentes, deslizamentos e eventos climáticos extremos.

“Essa defesa é essencial para a nossa segurança e resiliência. Essas áreas preservam nossa biodiversidade e equilíbrio dos ecossistemas costeiros. Privatização pode trazer danos irreversíveis”, afirmou o Observatório, em nota.

A PEC exclui o inciso VII do artigo 20 da Constituição, que afirma que os terrenos de marinha são de propriedade da União, transferindo gratuitamente para os estados e municípios “as áreas afetadas ao serviço público estadual e municipal, inclusive as destinadas à utilização por concessionárias e permissionárias de serviços públicos”.

Para os proprietários privados, o texto prevê a transferência mediante pagamento para aqueles inscritos regularmente “no órgão de gestão do patrimônio da União até a data de publicação” da Emenda à Constituição. Além disso, autoriza a transferência da propriedade para ocupantes “não inscritos”, “desde que a ocupação tenha ocorrido pelo menos cinco anos antes da data de publicação” da PEC.

Ainda segundo o relatório, permanecem como propriedade da União as áreas hoje usadas pelo serviço público federal, as unidades ambientais federais e as áreas ainda não ocupadas.

MMA

Em entrevista hoje à Rádio Nacional, a diretora do Departamento de Oceano e Gestão Costeira do Ministério do Meio Ambiente (MMA), Ana Paula Prates, defendeu que esses terrenos, hoje com a União, funcionam como proteção contra as mudanças climáticas.
“Acabar com essa figura é um retrocesso enorme. A PEC termina com essa figura dos terrenos de marinha, que são terrenos da União, e passa gratuitamente para estados e municípios, para poder, inclusive, privatizar essas áreas”, disse.
A representante do MMA acrescentou que a PEC não privatiza diretamente as praias, mas pode levar ao fechamento dos acessos às áreas de areia. “Na hora em que esses terrenos todos que ficam após as praias forem privatizados, você começa a ter uma privatização do acesso a elas, que são bens comuns da sociedade brasileira”.]

Defesa

O senador Flávio Bolsonaro defende, em seu relatório, que a mudança é necessária para regularizar as propriedades localizadas nos terrenos de marinha. “Há, no Brasil, inúmeras edificações realizadas sem a ciência de estarem localizadas em terrenos de propriedade da União”.

Segundo Flávio, “os terrenos de marinha causam prejuízos aos cidadãos e aos municípios. O cidadão tem que pagar tributação exagerada sobre os imóveis em que vivem: pagam foro, taxa de ocupação e IPTU. Já os municípios, sofrem restrições ao desenvolvimento de políticas públicas quanto ao planejamento territorial urbano em razão das restrições de uso dos bens sob domínio da União”.

O senador fluminense argumenta ainda que a origem do atual domínio de marinha sobre as praias foi justificada pela necessidade de defesa do território contra invasão estrangeira, motivo que não mais existiria, na visão do parlamentar.

“Atualmente, essas razões não estão mais presentes, notadamente diante dos avanços tecnológicos dos armamentos que mudaram os conceitos de defesa territorial”, disse no parecer da PEC.

Audiência

Na audiência pública desta segunda-feira, a CCJ do Senado deve ouvir a Coordenadora-Geral do Departamento de Oceano e Gestão Costeira do Ministério do Meio Ambiente (MMA), Marinez Eymael Garcia Scherer; a representante Movimento das Pescadoras e Pescadores Artesanais (MPP); Ana Ilda Nogueira Pavã; o diretor-Presidente da Associação de Terminais Portuários Privados (ATP), Murillo Barbosa; o prefeito de Florianópolis (SC), Topázio Silveira Neto, entre outros convidados.

Lucas Pordeus León da Agência Brasil

Vem de ZAP.  Só clicar, seguir… E pronto!

Receba as notícias de oestadoacre.com direto no celular... entre na comuna


Tags: acrebolsonarobrasilfláviooestadoacrepraiassenado
EnviarCompartilhar1Compartilhar

Notícias Relacionadas

sena no DO

Sena no D.O…Novo conselho, mais professores e certidão negativa cancelada

23 de julho de 2025

Quarta-feira, 23 de Julho de 2025 - D.O nº 14.070 PREFEITURA MUNICIPAL DE SENA MADUREIRA DECRETO Nº 145 de 21...

Inscrição 1º Encontro de Observação de Aves de Rio Branco

Acorda, Rio Branco: as aves chamam…um dia no Parque…Encontro..

23 de julho de 2025

Neste sábado, 26 de julho, Rio Branco será palco de mais um Encontro de Observadores de Aves, como parte da...

de la cruz

Flamengo expõe atleta em grupo de Zap: lesão ‘irreparável’ de De la Cruz

22 de julho de 2025

GE - Uma mensagem de José Luiz Runco, chefe do departamento médico do Flamengo, sobre a situação clínica de De la...

sena

Dep Edvaldo, R$ 400 por aluno: ‘Sena mudou e vai continuar mudando…’📹

22 de julho de 2025

Deputado Edvaldo(PCdoB) destina emenda de R$ 150 mil para que 40 alunos concludentes do Ensino Médio recebam, cada um -...

mulheres

Rio Branco: 4ª Conferência Municipal de Políticas para Mulheres…📹

22 de julho de 2025

PMRB - A Prefeitura de Rio Branco, por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social e Direitos Humanos, deu início...

Mais lidas

  • sena no DO

    Sena no D.O…: cargos e salários dos servidores temporários..(Br…📹)

    14 Compartilhamentos
    Compartilhar 6 Tweet 4
  • Não, deputado!…é o que vê e não enxerga…

    11 Compartilhamentos
    Compartilhar 4 Tweet 3
  • Sena no D.O….Contratos revogados, dívidas cobradas e piscina no Marreirão à vista

    10 Compartilhamentos
    Compartilhar 4 Tweet 3
  • ICL, tarde-noite……📹

    9 Compartilhamentos
    Compartilhar 4 Tweet 2
  • Expoacre: Pesquisa mostra que festa junina é a nossa cultura preferida(zero show de MPB)

    9 Compartilhamentos
    Compartilhar 4 Tweet 2

Últimas Notícias

receita

Restituição do IR nesta quinta (no Acre, 19 mil vão receber)

23 de julho de 2025
et

Embaixada estadunidense posta mensagem agressiva contra imigrantes

23 de julho de 2025
aeroportos

Movimento nos aeroportos cresce 10% em 2025 (falta política regional de voos)

23 de julho de 2025
sena no DO

Sena no D.O…Novo conselho, mais professores e certidão negativa cancelada

23 de julho de 2025
casa da cultura

Casa da Cultura na capital, feita com ajuda de Petecão

23 de julho de 2025
  • oestadoacre
  • Fale Conosco

oestadoacre.com
E-mail: oestadoacre@gmail.com
Ajude manter oestadoacre - Pix chave: oestadoacre@gmail.com
Resp - J R Braña B.

Nenhum resultado
Ver todos os resultados
  • Capa
  • Últimas Notícias
  • Acre
  • Sena Madureira
  • Diversos
  • Vídeos

oestadoacre.com
E-mail: oestadoacre@gmail.com
Ajude manter oestadoacre - Pix chave: oestadoacre@gmail.com
Resp - J R Braña B.