Valdo Cruz, da Globo News
— Ao atacarem o presidente da Câmara dos Deputados, Hugo Motta (Republicanos-PB), e constranger deputados do Centrão a assinarem a urgência para o projeto que anistia os golpistas do 8 de janeiro, aliados do ex-presidente Jair Bolsonaro deram um tiro no próprio pé.
— Mais que isso: podem ter praticamente sepultado as chances de aprovar a proposta no Congresso.
(…)
Grifo meu: tudo indica que, pela primeira vez no Brasil, golpistas graúdos vão sofrer as consequências de seus crimes contra a cidadania democrática. (Mas não crave…Somos o Brasil…Tudo pode acontecer, inclusive esses criminosos constitucionais saírem ilesos)
Grifo meu 2: embora a pesquisa Quaest (antigo Ibope) mostre que a maioria dos brasileiros rejeita a anistia aos golpistas, ainda há uma parcela significativa da população no Acre que não compreende o que são crimes contra a Democracia e a Constituição.
Grifo meu 3: hoje, ouvi um dono de restaurante popular(o que é pior ainda) em Rio Branco repetir essa bobagem que ele ouve por aí: ‘querem prender Bolsonaro sem ele ter cometido crime’. Isso reflete um problema maior: falta de consciência crítica, desinformação e a dificuldade de interpretar jurídica e politicamente os atos do 8 de janeiro e outros durante o mandato do ex-presidente.
J R Braña B.