Com o tema ‘Envelhecimento Multicultural e Democracia: Urgência por Equidade, Direitos e Participação’, a Prefeitura de Rio Branco promoveu, na quarta-feira, 30, a 6ª Conferência Municipal dos Direitos da Pessoa Idosa, no auditório da Escola Jornalista Armando Nogueira.
Organizado pela Secretaria Municipal de Assistência Social e Direitos Humanos (SASDH), em parceria com a sociedade civil, Defensoria Pública, Ministério Público Estadual e representantes do governo local, o evento debateu os principais desafios enfrentados pela população idosa.
O defensor Gerson Boaventura alertou para o desrespeito frequente às leis que protegem os idosos, como o Estatuto do Idoso e a Constituição. Já o promotor Daisson Teles destacou que a legislação precisa sair do papel e ser efetivamente implementada, reforçando a importância das conferências como espaços de construção de soluções.
Entre as principais violações relatadas estão a falta de acesso à saúde, violência patrimonial, psicológica, física e até sexual.
O secretário João Marcus Luz ressaltou os esforços da gestão municipal, como a criação de novos centros de convivência e ações de conscientização.
O prefeito em exercício, vereador Joabe Lira, reforçou o compromisso da Prefeitura com a qualidade de vida da população idosa.
Denúncias de violência contra idosos podem ser feitas pelo Disque 100 ou pelo WhatsApp da Defensoria Pública: (68) 99230-2101.
(oea com info da PMRB)