Governo intensifica esforço para fortalecer turismo

Na última sexta-feira, 23, governo do Estado e indústria se reuniram para elaborar estratégias de desenvolvimento do turismo do Estado. No encontro, o governo do Estado, representado pela secretária de Turismo e Lazer, Ilmara Lima, apresentou uma estratégia de desenvolvimento do turismo através de várias atividades que envolverão a indústria e o setor privado e também a comunidade.

capaturismogur_97831O objetivo do encontro foi de estabelecer uma parceria entre Setal, Fieac, Fecomércio, Sebrae e ABIH (Associação Brasileira da Indústria de Hotéis) e firmar um termo de cooperação técnica entre esses órgãos para concentrar os esforços partindo de demandas analisadas pela Secretaria de Estado de Turismo e Lazer.

Esse tipo de atividade já vem sendo feito desde o início da gestão pela Setul, com programas de promoção do turismo interno como o “Tá na Hora de Conhecer o Acre”, diminuindo a sazonalidade da movimentação da economia por parte do setor de turismo, mantendo-o aquecido na maior parte do ano.

Dessa forma, haverá uma consolidação dos produtos turísticos com promoção e sensibilização da população a partir da qualificação dos profissionais que participam direta e indiretamente do turismo como um todo, como donos de hotéis, restaurantes, taxistas, recepcionistas e atendentes dos centros de visitação turística. Cada órgão envolvido terá  um papel técnico específico e atuará de maneira dinâmica nesse processo com cursos de formação, workshop, curso de línguas para motoristas de táxis e atendentes de galerias e museus, entre outros.

Segundo a secretária de Turismo e Lazer, Ilmara Lima, o plano será de extrema importância para que a população acreana desperte para o potencial turístico do Estado e tenha o hábito de viajar pelo interior do Acre. “A partir de ações como essa, diminuiremos cada vez mais a quantidade de acreanos que ainda não conhecem o próprio Estado e suas belezas, e tenham o turismo como uma prioridade”. disse.

A secretária destacou também que desenvolveu várias outras atividades de fomento ao turismo que já estão em andamento, como o “Viaja Mais Servidor”, um projeto do Ministério do Turismo coordenado pela Setul e que visa incentivar o servidor público a se aproximar da prática de viagem como forma de conhecer outros lugares.

Além dessa iniciativa, a secretária lembrou que outras atividades já estão em andamento para complementar esse ciclo de ações, que, juntas, formam uma ferramenta completa do desenvolvimento do turismo, como o projeto “Inventário da Oferta Turística”, no qual é feito um levantamento dos serviços de utilidade pública, classificados por categoria, e que irão criar um “manual” de ofertas de serviços disponíveis em Rio Branco. A ação será lançada no próximo dia 3, em Cruzeiro do Sul.