GovFed
Abaixo, assista Dilma ao vivo no Nordeste
Há 150 anos, um político do Ceará propôs usar a água do Rio São Francisco para combater a seca no Nordeste. A ideia foi aprovada pelo imperador Dom Pedro II e, desde então, virou uma verdade popular que essa boa ideia jamais sairia do papel. Mas ela está se tornando uma realidade que vai beneficiar 12 milhões de brasileiros, afirmou a presidenta Dilma Rousseff nesta sexta-feira (21), ao inaugurar a primeira Estação de Bombeamento (EBI-1) do Eixo Norte do Projeto de Integração do Rio São Francisco (Pisf). Com essa estação, o projeto chega a 77,8% das obras concluídas.
“Pois [a obra] saiu do papel”, comemorou a presidenta ao acionar a bomba que levará a as águas verdes do “Velho Chico” por 45,9 quilômetros até o reservatório de Terra Nova, localizado em Cabrobó (PE). Dilma apontou a grandiosidade da estação, que equivale a um prédio de 12 andares, e de todo o projeto.
“Todos nós, que acompanhamos a evolução do Projeto de Integração do São Francisco, sabemos que tudo nele é grandioso. Serão 477 km de canais, 9 estações de bombeamento como esta, 27 reservatórios, 4 túneis e 14 aquedutos”. O investimento no trecho inaugurado hoje foi de cerca de R$ 625 milhões.
Ressalvou ainda que a enormidade das estruturas construídas pelo governo no Semiárido não pode ser medida apenas pela quantidade de concreto, pelo tamanho dos andares, mas por quem ela beneficia. O mais importante, enfatizou a presidenta, é que 12 milhões de brasileiras e brasileiros serão beneficiados, em 390 municípios de Pernambuco, Ceará, Paraíba e Rio Grande do Norte. O projeto prevê a transferência de água em dois eixos, Norte e Leste, cuja construção gerou algo em torno 9.980 empregos.
(…)
Ao vivo