Tudo é política!
segunda-feira, setembro 8, 2025
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
OEstadoAcre.com
  • Capa
  • Últimas Notícias
  • Acre
  • Sena Madureira
  • Diversos
  • Vídeos
  • Capa
  • Últimas Notícias
  • Acre
  • Sena Madureira
  • Diversos
  • Vídeos
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
OEstadoAcre.com
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
Home Acre

Narciso Mendes: Chega de patriotadas

por oestadoacre.com
18 de novembro de 2020
em Acre
bandeira
Mandar no Zap

artigonarciso

bandeira
Bolsonaro bate continência à bandeira dos Estados Unidos…nunca um presidente do Brasil tomou uma atitude submissa e vergonhosa com essa. É o patriota às avessas.

O patriotismo é o último refúgio dos canalhas.

A expressão acima é de autoria do imortal Samuel Johnson: escritor, pensador, poeta, ensaísta, biólogo e crítico literário, um dos mais notáveis homens de letras da Inglaterra. Sua morte acorreu em 13 de dezembro de 1784, aos 75 anos de idade, mas as lições que deixara foram bastante oportunas. Pena que muitas delas não foram levadas a sério e como conseqüência muitos absurdos foram cometidos, cá dentro e mundo afora.

A frase acima descrita, ao meu sentir deveria ter sido esta: a patriotada é o último refúgio dos canalhas. Isto nada tem a ver com os verdadeiros patriotas. A provar que não, basta verificarmos a quantidade de canalhas que ascenderam ao poder em nome de um falacioso patriotismo.

No Brasil, bastaria que comparássemos o que os nossos candidatos prometem, as muitas declarações de amor a pátria, e após eleitos, o que realizaram. Para tanto, deixemos o que já havia acontecido anteriormente e analisemos apenas o que veio acontecer após a proclamação de nossa República, pois já será o bastante para revelar nossa pobreza republicana.

Já em sua nascente, os precursores da nossa República foram os primeiros a sentirem-se decepcionados, tanto foi que a expressão “esta não é a Republica dos nossos sonhos”, fora proferida por Martinho Prado da Silva Jr, um dos mais proeminentes defensores do novo regime.

Pior ainda: abunda o número de historiadores que consideram que a nossa República surgiu de um golpe, e não de uma decisão minimamente consensual. A reforçar o fato que o golpe existiu, a nossa República teve dois marechais, Deodoro da Fonseca e Floriano Peixoto, respectivamente, como nosso primeiro presidente e seu correspondente vice. A propósito, seus anos de poder feio ser batizado como a República das Espadas.

Ao término da República das Espadas, também de forma pouco ou nada republicana surgiu à República do Café com Leite, e o motivo para tanto foi tão somente, o poderio econômico dos Estados das Minas Gerais e São Paulo. Pelo acordo estabelecido estes dois Estados se revezariam na presidência da República e isto aconteceu até ano de 1930 quando o gaúcho Getúlio Vargas, após a insurgência de vários Estados, conseguiu se tornar presidente.

Em chegando ao poder, Getúlio Vargas manteve-se por 15 anos, até o ano de 1945, parte do seu longevo tempo de poder, na condição de ditador. Daí a pergunta: como a nossa República poderia evoluir?

Restabelecida a nossa democracia, quando imaginávamos que nenhum outro sobressalto estaria a nos esperar, aconteceu de tudo, inclusive a volta do próprio Getúlio Vargas ao poder pela via direta.

Por falta de espaço, oportunamente voltarei a lembrar os sucessivos desastres que a aconteceu com a nossa ainda fragilíssima República.

Narciso Mendes – foi deputado federal constituinte pelo Acre


Receba as notícias de oestadoacre.com direto no celular... entre na comuna


Tags: bandeirabrasilnarisopatriotismo
EnviarCompartilhar1Compartilhar

Notícias Relacionadas

Paulista tomada por ato bolsonarista…📹

Paulista tomada por ato bolsonarista…📹

7 de setembro de 2025

Tô na Avenida Paulista agora e a cena é... Trio elétrico, gritaria, faixas contra Alexandre de Moraes e até um...

mãe

Mãe, na década de 50…no internato do Santa Juliana, em Sena…📹

7 de setembro de 2025

Dois milagres... A mãe que está vivinha da silva rumo aos 90 e a IA que dá vida, movimento a...

7 de Setembro

7 de Setembro

7 de setembro de 2025

  Bom dia, Acre, Brasil, mundo... Independência é povo comendo, estudando e trabalhando com dignidade. “Não” ao retrocesso e “sim”...

nota

Oito presos fogem em Cruzeiro do Sul e visitas são suspensas

6 de setembro de 2025

Oito presos fugiram do Presídio Manoel Neri da Silva em Cruzeiro do Sul neste sábado (6), abrindo um buraco na...

variante

Gov GladsonC, com ajuda de milhões do governo federal, entrega variante de Xapuri

6 de setembro de 2025

GdA - (...) A Estrada da Variante, em Xapuri, foi oficialmente entregue aos mais de 18 mil moradores do município...

Mais lidas

  • rio iaco

    Quando uma cidade não respeita o seu rio….e a si própria…📹

    21 Compartilhamentos
    Compartilhar 8 Tweet 5
  • Sinteac: ‘GdA contrata amiga da namorada, namorado da amiga’….e pros professores…👎

    25 Compartilhamentos
    Compartilhar 10 Tweet 6
  • Lula tenta apressar o PIB, o Banco Central desacelera

    20 Compartilhamentos
    Compartilhar 8 Tweet 5
  • ’40 crianças sofreram estupro em Sena este ano’, denuncia vereadora…📹

    17 Compartilhamentos
    Compartilhar 7 Tweet 4
  • Ontem sendo hoje….retrato vivo da família em movimento…📹

    15 Compartilhamentos
    Compartilhar 6 Tweet 4

Últimas Notícias

festmandi

FestMandi 2025 em Sena: ‘Pena que não é meu caso’…📹

7 de setembro de 2025
Paulista tomada por ato bolsonarista…📹

Paulista tomada por ato bolsonarista…📹

7 de setembro de 2025
futebol

América-RN vs Santa Cruz ao vivo na Série D

7 de setembro de 2025
patriotas

Os ‘patriotas’ traidores do Brasil apelam a um governo estrangeiro

7 de setembro de 2025
manipulação

Capa da Veja sobre julgamento no STF foi manipulada por Flávio Bolsonaro

7 de setembro de 2025
  • oestadoacre
  • Fale Conosco

oestadoacre.com
E-mail: oestadoacre@gmail.com
Ajude manter oestadoacre - Pix chave: oestadoacre@gmail.com
Resp - J R Braña B.

Nenhum resultado
Ver todos os resultados
  • Capa
  • Últimas Notícias
  • Acre
  • Sena Madureira
  • Diversos
  • Vídeos

oestadoacre.com
E-mail: oestadoacre@gmail.com
Ajude manter oestadoacre - Pix chave: oestadoacre@gmail.com
Resp - J R Braña B.