Informe importante: OMS atualiza orientação sobre uso de máscaras

omsmáscaras

máscara
Getty images: no Japão as pessoas usam máscaras há décadas (vários foram os motivos. ente eles auto proteção, hálito sujo, poluição..)

Agência Lusa

A Organização Mundial de Saúde (OMS) divulgou esta terça-feira recomendações atualizadas sobre o uso de máscara como meio de prevenção da disseminação da covid-19, tendo como base novos dados científicos. As principais mudanças, particularmente em áreas de transmissão comunitária ou colectiva, são o uso mais amplo de máscaras em instalações de saúde e especificações sobre o uso de máscaras não médicas para o público em geral. A anterior atualização de recomendações da OMS sobre uso de máscara datava de 5 de Junho.

A OMS continua a aconselhar que qualquer pessoa com suspeita ou confirmação de ter contraído covid-19, ou que esteja a aguardar resultados de testes, deve usar uma máscara cirúrgica quando estiver na presença de outras pessoas, sendo que isto não se aplica a quem aguarda resultados para poder viajar. Em todos os outros casos, a OMS sugere que o público em geral utilize máscaras não cirúrgicas.

Nas áreas de transmissão conhecida ou suspeita do novo coronavírus, “a OMS recomenda que todas as pessoas usem máscara, em ambientes internos ou externos, onde o distanciamento físico de pelo menos um metro não possa ser mantido”, sugerem as novas recomendações. Nas unidades de saúde, todas as pessoas que se encontrem no seu interior devem seguir esta norma. Os pacientes internados devem usar máscara quando o distanciamento físico não puder ser mantido ou quando estiverem fora das suas áreas de tratamento.